A instituição tem se aproximado da sociedade por meio de respostas rápidas aos crimes e de ações de prevenção e conscientização


Uma pesquisa realizada pelo Instituto Atlas, em parceria com a Bloomberg, apontou a polícia Civil como a instituição mais confiável para a população brasileira. No Amazonas, o resultado reforça a atuação da polícia Civil do Amazonas (PC-AM), que tem se aproximado cada vez mais da sociedade por meio de respostas rápidas aos crimes e de ações de prevenção e conscientização em comunidades.
O delegado-geral da PC-AM, Bruno Fraga, destacou que os avanços alcançados são reflexo dos investimentos realizados pelo governador Wilson Lima, que fortaleceu a estrutura da PC-AM e ampliou a atuação da polícia Judiciária em todas as regiões com o chamamento de policiais civis aprovados no último concurso público.
“Hoje, a realidade da segurança pública do Amazonas é outra, graças à chegada dos 250 novos policiais civis empossados desde 2023. O interior do estado foi reforçado, ampliamos a eficiência e a estrutura do atendimento, o que nos permite dar respostas mais rápidas às demandas da sociedade e atuar de forma mais próxima das comunidades. Esse fortalecimento tem contribuído diretamente para aumentar a confiança da população no trabalho da polícia Civil”, destacou o delegado-geral.

FOTO: Beatriz Sampaio / Erlon Rodrigues / Lyandra Peres / PC-AM.
Fraga ressaltou que os resultados da pesquisa estão diretamente ligados à dedicação dos policiais civis do Amazonas, que atuam com compromisso e responsabilidade para atender à sociedade e reprimir de forma rigorosa os crimes, especialmente o narcotráfico e o crime organizado.
“Já contabilizamos 9,5 toneladas apreendidas de janeiro até agosto e o prejuízo ao crime organizado está avaliado em R$ 300 milhões. Esses números demonstram não apenas a eficiência das operações, mas também o empenho diário dos nossos servidores em proteger a população e enfraquecer as estruturas criminosas no Estado”, enfatizou o delegado-geral.
A aproximação da polícia Civil com a população é refletida nos resultados da delegacia Especializada em Homicídios e Sequestros (DEHS), que registra avanços significativos nas investigações de homicídios. A população contribui ativamente por meio do disque-denúncia da delegacia, que permite informar e colaborar de forma anônima e segura com as investigações.


A PC-AM registrou, de janeiro até agosto, 141 prisões, e isso reflete o vínculo que a instituição construiu com a população, mostrando que a sociedade PODE confiar no trabalho da polícia Civil. Esse resultado é fruto do comprometimento dos policiais e do apoio da comunidade.
O enfrentamento aos crimes contra crianças e adolescentes é uma prioridade absoluta da PC-AM, tanto na capital quanto nas regiões do interior do estado. De janeiro a agosto deste ano, a instituição, por meio da delegacia Especializada em Proteção à Criança e ao Adolescente (Depca) e do Departamento de polícia do Interior (DPI), já efetuou 315 prisões, reforçando o compromisso da corporação em proteger as crianças e adolescentes.
Esses resultados refletem diretamente o aumento da confiança da população na polícia Civil. O reconhecimento da sociedade é fruto de uma atuação que vai muito além da repressão ao crime: Depca e DPI têm intensificado ações de prevenção, promovendo diálogo constante com as comunidades, esclarecendo direitos e transmitindo segurança e credibilidade em cada ação.
A presença efetiva da polícia Civil nas comunidades, combinada com respostas rápidas e a proximidade com a população, demonstra que a instituição não apenas investiga e prende, mas também trabalha para prevenir crimes, educar e proteger. Esse esforço integrado fortalece o elo entre polícia e sociedade, reafirmando que a proteção da sociedade é uma prioridade inegociável e que a população PODE confiar plenamente no trabalho da PC-AM.
O post Pesquisa aponta polícia Civil como instituição mais confiável do Brasil. No Amazonas, resultados refletem efetividade e confiança da população apareceu primeiro em Agência Amazonas de Notícias.