Espaço funcionará 24 horas por dia e de forma gratuita

Fotos: Antonio Lima/ SEC
A inauguração do primeiro Pit Stop do Motociclista Legal, nesta quarta-feira (10/12), na avenida Itaúba, zona leste de Manaus, foi recebida pelos motociclistas como um avanço histórico. A estrutura, entregue pelo governador Wilson Lima, que funcionará 24 horas por dia e de forma gratuita, atende uma demanda esperada há décadas pelos profissionais que passam grande parte da rotina nas ruas da capital. A iniciativa faz parte da expansão do programa Motociclista Legal.
“É um projeto piloto e apesar da gente trazer isso de outros estados que fazem, a nossa realidade é diferente e precisamos entender como vai funcionar a partir de agora. Esse posto vai fazer os atendimentos principais do Detran, além de um banheiro, espaço para refeição e toda uma estrutura para dar esse conforto e servir de apoio a esses profissionais”, afirmou o governador Wilson Lima.
Para o motofretista, Alisson Cruz, 27, a estrutura oferece conforto e segurança aos trabalhadores da categoria. “Isso aqui é um divisor de água na vida do motoboy. São praticamente três décadas sem nada parecido. A gente passa de 12 a 16 horas por dia na rua. Aqui evita que ele vá em casa. É o primeiro de muitos. Isso aqui é essencial para gente”, afirmou.
A estrutura do NOVO ponto de apoio, que oferece banheiro, sala climatizada, área de descanso, bebedouro, compressor para calibragem de pneus e televisão. O espaço disponibilizará também atendimento direto do Departamento Estadual de Trânsito do Amazonas (Detran-AM) para demandas de CNH e regularização de veículos das 8h as 16h.


Fotos: Antonio Lima/ SEC
O sentimento é compartilhado pelo motociclista Gerson Ferreira, 29, que ressalta o valor de ter um local seguro para necessidades básicas. “Poucos lugares oferecem isso. É um conforto a mais. Tem colega que nem consegue voltar pra casa por causa da distância, nem levar comida. E agora tem um lugar para esquentar a comida, se alimentar com calma”
Governo do Amazonas já prepara novas unidades para as zonas norte, sul, oeste e centro-sul, além do plano de levar o modelo a municípios polo do interior, onde a atividade de mototáxi e motofrete também é altamente presente.
“A gente está humanizando, dando um espaço para que eles tenham conforto para esperar pelas corridas. Aqui eles vão ter um atendimento preferencial com serviço de habilitação. É uma oportunidade realmente cada vez mais de aproximar o governo a essa classe trabalhadora”, destacou o diretor-presidente do Detran-AM, David Fernandes.


Fotos: Antonio Lima/ SEC
Outras iniciativas
O Pit Stop integra uma série de iniciativas do Governo do Amazonas voltadas à valorização e segurança da categoria. Por meio do programa Motociclista Legal, mais de 19,4 mil profissionais já foram atendidos em todo o estado, sendo 4.826 em Manaus e 14.574 no interior.
O programa inclui a entrega de kits completos para atuação profissional. Para motofretistas, os kits contam com colete respirável, capacete, bag térmica, joelheira, cotoveleira e antena corta-pipa. Aos mototaxistas, são disponibilizados colete, capacete e antena corta-pipa.
Outra frente é a Qualificação Profissional, oferecida pela escola pública de Trânsito (Eptran). Entre 2021 e 2025, já foram certificados 2.470 profissionais, com cursos gratuitos de direção defensiva, mecânica básica, pilotagem defensiva e primeiros socorros.
O post “Isso aqui é essencial para gente”, diz motociclista sobre primeiro Pit Stop do Motociclista Legal na zona leste apareceu primeiro em Agência Amazonas de Notícias.
