Este site utiliza cookies Política de Privacidade Clique para aceitar os termos de uso.
Accept
Portal Noticiário Brasil
  • Principal
Reading: Hemoam destaca força e superação na luta contra o câncer no Dia de Internacional de Combate ao Câncer Infantojuvenil
Compartilhar
Portal Noticiário BrasilPortal Noticiário Brasil
Aa
Search
  • Principal
Have an existing account? Sign In
Follow US
  • Advertise
© 2022 Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
Justiça

Hemoam destaca força e superação na luta contra o câncer no Dia de Internacional de Combate ao Câncer Infantojuvenil

Noticiario Brasil
Compartilhar
Compartilhar
banner publicidade

Hemoam registrou 50 novos casos de câncer em crianças e adolescentes em 2024

Fotos: Leonardo Mota/Hemoam

Após 12 anos de tratamento contra a leucemia, Aline Gibson dos Santos, de 18 anos, tocou o sino da cura na Fundação Hospitalar de Hematologia e Hemoterapia do Amazonas (Hemoam), unidade vinculada à Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM). Ela foi diagnosticada aos seis anos e, assim como muitas crianças e adolescentes, precisou abdicar de parte da infância para se dedicar ao tratamento oncológico.

Fevereiro é o mês da campanha Fevereiro Laranja, criada para conscientizar a população sobre a prevenção, diagnóstico e combate a leucemia, um tipo de câncer do sangue. A campanha ganha ainda mais força no dia 15 de fevereiro, Dia internacional de combate ao câncer infantojuvenil.

O câncer infantil é a principal causa de morte na população de 0 a 18 anos. Todos os anos, cerca de 7.930 novos casos da doença são diagnosticados no Brasil, conforme dados do Instituto Nacional de Câncer (Inca). Somente em 2024, o Hemoam registrou, 50 novos casos onco-hematológicos entre crianças e adolescentes. Desse total, as leucemias são mais frequentes, com 45 novos casos. Os linfomas aparecem em segundo lugar com cinco casos diagnosticados no mesmo ano.

A luta contra o câncer

O tratamento de Aline Gibson durou dois anos, aproximadamente, com quimioterapias, 11 internações e três idas à UTI, além de dez anos de visitas ao médico e exames regulares para certificar de que as sessões de quimioterapia surtiram efeito.

“Foram altos e baixos, para mim e para minha família. Mas hoje, uma palavra que define e resume tudo que sinto é gratidão! Agradeço a Deus todos os dias pela minha cura, e pelos médicos e toda equipe maravilhosa do Hemoam, que sabia o que fazer e me ofereceu o melhor cuidado”, celebrou.

A leucemia afeta as células de defesa do organismo, conhecidas como leucócitos. Os sintomas mais comuns são febre, anemia, fraqueza, sangramento orais e nasais, manchas roxas na pele, infecções, aumento dos gânglios, baço e do fígado.

Fotos: Leonardo Mota/Hemoam

Se diagnosticada precocemente, as chances de cura são de 90% para as crianças e de 50% em adultos de até 60 anos. “Independentemente do tipo de câncer, o diagnóstico precoce possibilita um tratamento mais fácil e menos agressivo para os pacientes”, disse a hematologista pediátrica Cinthia Xerez de Albuquerque, médica de Aline.

Referência no tratamento de câncer infanto-juvenil

No Amazonas, o Hemoam é referência no diagnóstico e tratamento de pelo menos 50% dos casos de câncer infantojuvenil atendidos pela rede pública de saúde. Segundo a diretora-presidente, dra. Socorro Sampaio, o prognóstico de câncer infantojuvenil melhorou muito nos últimos anos com uso de tecnologias avançadas e novos tratamentos disponíveis.

“O Hemoam está sempre atento a novas terapias e cuidados. Oferecemos ambulatórios especializados, com acompanhamento multidisciplinar e laboratórios com tecnologias avançadas que permitem um melhor diagnóstico e a escolha do melhor tratamento para cada caso”, disse a médica.

Atualmente, mais de 100 crianças e adolescentes fazem tratamento oncológico na instituição. Entre os tipos de câncer infantojuvenil, a Leucemia Linfoide Aguda (LLA) é o que tem maior incidência em crianças e adolescentes, mas ainda há registros de Leucemia Mieloide Aguda (LMA), Leucemia Mieloide Crônica (LMC) e Linfoma.

A Fundação conta com uma equipe composta por médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, nutricionistas, psicólogos, fonoaudiólogos, fisioterapeutas, odontólogos e assistentes sociais, que trabalham em conjunto para garantir o melhor cuidado aos pacientes e suas famílias. Além disso, o Hemoam oferece atividades lúdicas e terapêuticas para ajudar as crianças e adolescentes a lidar com as dificuldades do tratamento e a manter a autoestima.

O post Hemoam destaca força e superação na luta contra o câncer no Dia de Internacional de Combate ao Câncer Infantojuvenil apareceu primeiro em Agência Amazonas de Notícias.

Leia também

Inscrições para o Conselho Participativo da Microrregião de Saneamento Básico encerram no domingo

Congresso técnico define últimos detalhes para abertura do JEAs 2025

Na Vila de Balbina, pescadores artesanais são contemplados pelo Governo do Amazonas com R$ 297 mil

UEA abre inscrições para especialização em Computação Quântica

MBA em Gestão e Empreendedorismo Contábil da UEA prorroga inscrições

Compartilhar este artigo
Facebook Twitter Copy Link Print

Leia mais

Justiça

Inscrições para o Conselho Participativo da Microrregião de Saneamento Básico encerram no domingo

4 de julho de 2025
Justiça

Congresso técnico define últimos detalhes para abertura do JEAs 2025

4 de julho de 2025
Justiça

Na Vila de Balbina, pescadores artesanais são contemplados pelo Governo do Amazonas com R$ 297 mil

4 de julho de 2025
Justiça

UEA abre inscrições para especialização em Computação Quântica

4 de julho de 2025
Portal Noticiário BrasilPortal Noticiário Brasil
Welcome Back!

Sign in to your account

Lost your password?