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Governo do Amazonas apoia projeto que ensina estruturas hormonais femininas com bioinformática, modelagem e impressão 3D

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A ação tem o apoio da Fapeam, por meio do Programa Ciência na escola

Foto: Arquivo pessoal da pesquisadora Kamila Rangel Primo Fernandes

Utilizar a bioinformática, modelagem e impressão 3D para explicar de forma didática e dinâmica os hormônios que permeiam o universo feminino, e estimular a pesquisa científica em estudantes do ensino médio foram a base de um projeto apoiado pelo Governo do Amazonas, por meio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam), desenvolvida pela Secretaria de Estado de educação e Desporto.

Amparada via Programa Ciência na escola (PCE), edital n° 002/2024, a pesquisa intitulada “Estudo químico e biológico de estruturas hormonais femininas através da bioinfomática, modelagem e impressão 3D” foi coordenada pela doutora em Química Kamila Rangel Primo Fernandes.

O projeto foi realizado por alunas do 3º ano do ensino médio da escola Estadual Marcantonio Vilaça, localizada na Avenida Max Teixeira, Bairro Mundo NOVO, na Zona Norte da capital. As estudantes puderam compreender as moléculas químicas específicas do corpo feminino, como os hormônios, além de doenças e prevenções da saúde feminina. Além disso, as estudantes aprenderam a modelar estruturas químicas em impressora 3D por meio dos sofwares Tinkercad e Chemdraw.

“O projeto durou seis meses com execuções de modelagem e impressão 3D de moléculas hormonais”, disse a coordenadora do projeto, Kamila Rangel Primo Fernandes.

Para a coordenadora, o apoio da Fapeam foi essencial para difundir a integração da biologia e da saúde com a informática para estudantes do ensino médio.

“O apoio foi importante para integrar tópicos relativos à saúde da mulher no ensino de ciências, promovendo não apenas uma educação mais inclusiva e representativa, mas também contribuindo para a formação de indivíduos conscientes sobre questões de gênero e saúde”, avaliou Kamila Rangel.

O projeto se debruça em utilizar metodologias ativas que aperfeiçoem o processo de ensino e aprendizagem sobre o tema, tais como saúde feminina, hormônios e ciclos femininos, menstruação, gravidez na adolescência, estudo químico de moléculas hormonais, entre outros aspectos.

Teoria e prática

A coordenadora do projeto destacou que os estudantes construíram seus modelos com base em seus conhecimentos prévios e nas informações fornecidas, como dados experimentais, textos e discussões. Essa fase explorou a criatividade e as concepções iniciais, funcionando como um ponto de partida para o processo de modelagem.

Depois ocorreu a fase de expressão, os estudantes representam os modelos elaborados de forma concreta, utilizando linguagens específicas, como desenhos, diagramas, representações matemáticas ou construções físicas. Essa etapa permitiu a visualização e a comunicação das ideias que fundamentam os modelos.

O projeto também utilizou o ensino e aprendizagem de conteúdos de química, por meio da abordagem STEAM, com impressora 3D, que propõe o ensino de ciências, matemática e tecnologias, artes e matemática de forma interdisciplinar.

Programa Ciência na escola

O Programa Ciência na escola é uma ação criada pela Fapeam direcionada à participação de professores e estudantes de escolas públicas estaduais do Amazonas, e municipais de Manaus ou Tefé, em projetos de pesquisa científica e de inovação tecnológica a serem desenvolvidos na educação básica e suas modalidades.

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