Este site utiliza cookies Política de Privacidade Clique para aceitar os termos de uso.
Accept
Portal Noticiário Brasil
  • Principal
Reading: Festival de Parintins 2025: Vigilância em Saúde integra força-tarefa para atuação na festa de boi-bumbá
Compartilhar
Portal Noticiário BrasilPortal Noticiário Brasil
Aa
Search
  • Principal
Have an existing account? Sign In
Follow US
  • Advertise
© 2022 Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
Justiça

Festival de Parintins 2025: Vigilância em Saúde integra força-tarefa para atuação na festa de boi-bumbá

Noticiario Brasil
Compartilhar
Compartilhar
banner publicidade

Atuação da FVS-RCP abrange a vigilância ativa e integrada para proteção da saúde pública

Foto: Anne Alves/FVS-RCP

A equipe da Fundação de Vigilância em saúde do Amazonas – Dra. Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP) desembarcou em Parintins (a 369 quilômetros de Manaus) com a missão de atuar na prevenção e promoção da saúde dos moradores e visitantes que chegam para assistir ao 58º Festival de Parintins (a 369 quilômetros de Manaus).

A FVS-RCP, da Secretaria de Estado de saúde (SES-AM), atua na ilha Tupinambarana alinhada à portaria nº 1.139/2013, que orienta a vigilância e a assistência em eventos de massa. Para cumprir essa missão, a Fundação integra a força-tarefa do Governo do Estado com uma equipe de 30 profissionais especializados em diferentes áreas da vigilância.

A secretária da SES-AM, Nayara Maksoud, ressalta a importância do trabalho da vigilância em saúde que, segundo ela, faz parte das ações do Plano Operacional da SES-AM para o Festival. Atuarão na operação 113 profissionais, segundo ela, entre médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, condutores de ambulância, equipes da Vigilância e pessoal de apoio.

Foto: Anne Alves/FVS-RCP

“Essa atuação, que integra assistência e vigilância, fortalece a capacidade de resposta a emergências sanitárias e à prevenção eficaz de riscos à saúde da população local, dos trabalhadores envolvidos e dos milhares de visitantes que chegam à ilha durante os dias de festa, além de valorizar o trabalho em REDE, algo essencial em contextos em que há aumento populacional temporário, como acontece em Parintins”, destaca a secretária.

O Festival de Parintins, que em 2024 reuniu mais de 120 mil pessoas, transforma a cidade em um polo de intensa circulação, exigindo uma operação de saúde preventiva, ágil e estrategicamente articulada. No ano passado, no evento, foram distribuídos mais de 24,6 mil preservativos e géis lubrificantes e 157 autotestes para HIV para prevenção combinada ao HIV e outras Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST).

A diretora-presidente da FVS-RCP, Tatyana Amorim, ressalta que a atuação da instituição vai muito além da presença física: trata-se de uma ação planejada, integrada e preventiva. A equipe mobilizada para o Festival de Parintins é multiprofissional e reúne especialistas em diversas áreas da vigilância em saúde epidemiológica, hospitalar, sanitária e comunicação em saúde, disse ela. “A cada edição, ajustamos nosso processo de trabalho, porque estamos lidando com um evento dinâmico, o maior do Amazonas em termos de público e circulação de pessoas. Por isso, nossa vigilância precisa ser ativa, integrada e ágil, capaz de identificar precocemente qualquer risco à saúde pública, visando uma resposta imediata, se necessário”, avalia Tatyana.

A operação das ações de vigilância em saúde tem início muito antes da primeira batida dos tambores ecoar na arena. Segundo o responsável pelo Núcleo de Planejamento, Emergências em saúde Pública e Ações Estratégicas da FVS-RCP, Augusto Zany, as ações são articuladas de forma conjunta e estratégica.

Foto: Anne Alves/FVS-RCP

As iniciativas envolvem treinamentos e orientações direcionados a diversos públicos, desde profissionais de saúde, trabalhadores das agremiações, manipuladores de alimentos e prestadores de serviços locais.

“As intervenções são pensadas de forma antecipada e integrada. A prevenção é nossa maior aliada. Atuamos para reduzir ao máximo os riscos, prevenindo surtos alimentares, doenças infecciosas e outros agravos comuns em eventos de grande porte e intensa circulação de pessoas”, enfatiza Augusto.

Entre as ações das equipes volantes da FVS-RCP durante o Festival de Parintins 2024, foram distribuídos 3,5 mil materiais educativos voltados à prevenção da saúde do trabalhador e de violências. Foram também realizadas mais de 300 ações técnicas e orientativas sanitárias voltadas a serviços de alimentação, eventos, vendedores ambulantes, hospedagens, embarcações e balneários.

Foto:  Jaqueline Macedo/FVS-RCP

Orientações para visitantes

A FVS-RCP também alerta os visitantes para medidas simples, mas eficazes, de prevenção durante o festival. São elas:

Vacinação em dia – Principalmente contra influenza, covid-19, sarampo, caxumba, rubéola e febre amarela.

Higiene das mãos – Use água e sabão ou álcool em gel com frequência.

Alimentação segura – Prefira consumir alimentos em locais vistoriados pela Vigilância Sanitária.

Hidratação constante – Dê preferência a água tratada ou mineral.

Sexo seguro – Use preservativos e, quando necessário, Profilaxia Pré-Exposição (PrEP) ou Profilaxia Pós-Exposição (PEP) ao HIV.

Informação é proteção – Procure as equipes volantes da vigilância em saúde em caso de dúvidas ou orientações.

Combate à violência – Denuncie qualquer situação de violência contra mulheres e crianças. A proteção de todos é responsabilidade coletiva.

Segurança no trânsito – Se beber, não dirija. Motociclistas devem intensificar a atenção com passageiros e respeito às leis. Pedestres devem atravessar com atenção, sempre atentos ao fluxo intenso de veículos na cidade durante o festival.

O post Festival de Parintins 2025: Vigilância em saúde integra força-tarefa para atuação na festa de boi-bumbá apareceu primeiro em Agência Amazonas de Notícias.

Leia também

PC-AM adere ao Cadastro Nacional de Pessoas Desaparecidas, lançado pelo MJSP em agosto de 2025

ADS divulga cronograma das Feiras de Produtos Regionais desta semana

Bairro Jorge Teixeira recebe atendimento da Jucea com ação itinerante

Estudo de iniciação científica apoiado pelo Governo do Amazonas analisa a mortalidade por Aids

Estoque de sangue do Hemoam está em alerta e hemocentro convoca doadores

Compartilhar este artigo
Facebook Twitter Copy Link Print

Leia mais

Justiça

PC-AM adere ao Cadastro Nacional de Pessoas Desaparecidas, lançado pelo MJSP em agosto de 2025

16 de setembro de 2025
Justiça

ADS divulga cronograma das Feiras de Produtos Regionais desta semana

16 de setembro de 2025
Justiça

Bairro Jorge Teixeira recebe atendimento da Jucea com ação itinerante

16 de setembro de 2025
Justiça

Estudo de iniciação científica apoiado pelo Governo do Amazonas analisa a mortalidade por Aids

16 de setembro de 2025
Portal Noticiário BrasilPortal Noticiário Brasil
Welcome Back!

Sign in to your account

Lost your password?