O evento, realizado na sede da Fundação, no bairro Flores, zona centro-sul, contou com a participação de gestores e colaboradores

Foto: Ayrton Lopes/Fapeam
A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam) promoveu, na terça-feira (09/12), a mesa-redonda “Os Desafios do Combate à Corrupção no Serviço Público Brasileiro”. A atividade contou com o apoio da Alta Direção, do Departamento de Compliance, da Ouvidoria e da Unidade de controle interno, além da participação de gestores e colaboradores. A iniciativa, realizada na sede da Fundação, no bairro Flores, zona centro-sul, reforça o compromisso institucional com o fortalecimento da cultura ética e da integridade na Fundação.
O evento reforça os propósitos do programa de integridade da Fundação, ao buscar garantir a conformidade das ações institucionais com princípios éticos, normas internas e externas, legislações e regulamentações vigentes. A proposta inclui capacitar, treinar e sensibilizar servidores, disseminando a cultura ética e o comprometimento com a integridade, além de estimular o conhecimento dos normativos e o sentimento de pertencimento no exercício das atividades laborais.
Durante a abertura, a diretora-presidente da Fapeam, Márcia Perales Mendes Silva, destacou que o combate à corrupção exige um compromisso contínuo com práticas administrativas responsáveis e critérios rigorosos na gestão de recursos públicos. E ressaltou que a consolidação de uma cultura de integridade não se faz apenas com normativas, mas com decisões estratégicas que reforcem a confiança da sociedade nas instituições.


“Nós temos convicção de que a integridade é o alicerce de uma gestão pública transformadora. A Fapeam foi uma das primeiras instituições a aderir ao Portal Nacional de Contratações Públicas (PNCP) e de Prevenção à Corrupção, em 2021. E esse compromisso público nos convidou a mergulhar de uma maneira mais profunda na nossa transparência, nos nossos atos. Cada edital, cada bolsa, cada contrato, cada processo de apoio e fomento à ciência, tecnologia e inovação estão respaldados em diretrizes que busquem assegurar uma gestão íntegra e transparente”, revelou Márcia Perales.
O presidente do Conselho Superior da Fapeam e titular da Secretaria de Estado de desenvolvimento econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação (Sedecti), Serafim Corrêa, afirma que a administração estadual tem fortalecido os mecanismos de prevenção e detalhou sua visão sobre os tipos de corrupção enfrentados pelo país.
“Tem a corrupção barulhenta, que é aquela do dolo, aquela em que você identifica e dá manchete no jornal, e tem a corrupção silenciosa. O Brasil tem dois caminhos para enfrentar essas duas formas de corrupção. O primeiro caminho é a transparência. E o segundo caminho, o controle”, enfatizou Serafim.
Fortalecimento da Integridade e da governança pública
A assessora técnica da Subcontroladoria-Geral de controle interno da Controladoria-Geral do Estado (CGE), Ana Paula de Freitas Lopes, destacou que o enfrentamento à corrupção depende tanto de medidas institucionais, quanto de mudanças individuais. E que a transformação do serviço público não só ocorre por meio de normas, mas também pela postura cotidiana e exemplo pessoal de cada servidor.


“O nosso trabalho é ligado à linha da transparência e do controle. Aqui nós falamos sobre o Combate à Corrupção do Serviço Público, e devemos lembrar que, antes de sermos servidores, nós somos pessoas, nós somos seres humanos. Eu vejo que, principalmente, nós como pais, que somos mães, temos que passar essa questão do comportamento ético para os nossos filhos. Porque não adianta a gente só falar, a gente precisa mostrar como é, como deve ser e precisa ser”, disse Ana Paula de Freitas.
O professor doutor Raimundo Pereira pontes Filho, da Universidade Federal do Amazonas (UFAM), ressaltou que o enfrentamento à corrupção exige mais do que instrumentos de controle: depende de uma mudança cultural que envolva servidores públicos e sociedade civil. Ele afirmou ainda que práticas transparentes só ganham força quando acompanhadas de participação popular e fiscalização social.
“A única forma da sociedade se tornar senhora das suas próprias riquezas é participando e sabendo que está construindo o espaço em que vive. Isso é um desafio enorme. Todos os dias nos levantamos com a capacidade de buscar uma luta coletiva. Nós, servidores públicos, somos essa presença e essa perspectiva de sociedade livre, justa e solidária, quando a gente constrói essa república, que vai fazer a diferença nas nossas vidas”, comentou Raimundo Pereira.
Depliance
Após avanços significativos na área de integridade institucional, a Fapeam criou, em 2025, o Departamento de Compliance, uma iniciativa pioneira no estado. Na oportunidade, a coordenadora do Departamento de Compliance (Depliance), Maria Raizidora de Oliveira Zurra, apresentou os objetivos, a estrutura, as competências e o histórico do setor.
“Esse evento faz parte das ações previstas no nosso programa de integridade, na parte de capacitação e treinamentos. A palestra contou com a participação de representantes dos órgãos de controle interno que também contribuíram imensamente com a consolidação da cultura ética e para as ações do programa de integridade da Fundação”, explicou a coordenadora do Depliance.
Certificados de reconhecimento
Durante o evento, a Fapeam concedeu o Certificado de Reconhecimento aos setores da Diretoria Administrativo-Financeira, da Diretoria Técnico-Científica e da Presidência pelo desempenho destacado e pela atuação cooperativa no âmbito do programa de integridade da instituição.
A iniciativa destaca o compromisso contínuo das equipes em fortalecer a ética, a transparência, os controles internos e as práticas de prevenção e gestão de riscos, pilares essenciais para a consolidação de uma administração pública mais eficiente e responsável.
O reconhecimento é resultado do engajamento e da dedicação dos setores vinculados às diretorias, que vêm contribuindo de maneira efetiva para a construção de uma cultura organizacional íntegra, proativa e alinhada às diretrizes institucionais.
Os colaboradores certificados demonstraram comprometimento no cumprimento das metas estabelecidas, na melhoria contínua dos processos e no aperfeiçoamento dos mecanismos de governança e integridade, reforçando a importância do trabalho conjunto para o fortalecimento das boas práticas administrativas dentro da Fundação.
O post Fapeam promove mesa-redonda sobre os Desafios do Combate à Corrupção no Serviço Público Brasileiro apareceu primeiro em Agência Amazonas de Notícias.
