O evento ocorre nos dias 3 e 4 de setembro, das 14h às 20h
FOTO: Mateus Santos /Fapeam
Com o objetivo de impulsionar o desenvolvimento econômico e social da região, está sendo realizada a primeira edição da Feira de Negócios e Inovação da Agência de Fomento do Estado do Amazonas (Afeam) 2024, no Centro de Convenções do Amazonas – Vasco Vasques, localizado no bairro Flores, zona centro-sul de Manaus. Durante o evento, a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam) apresenta em seu estande, ações de fomento à Ciência, Tecnologia e Inovação (CT&I). A Feira iniciou nesta terça-feira (03/09) e segue até esta quarta-feira (04/09), das 14h às 20h.
A feira visa promover a conexão entre potenciais parceiros e clientes, além de ampliar a visibilidade das empresas presentes para o mercado de trabalho. O evento é destinado a empreendedores e empresários locais, startups e empresas emergentes; instituições de pesquisa e desenvolvimento; profissionais e estudantes de Tecnologia e Inovação; além do público em geral.
A diretora-presidente da Fapeam, Márcia Perales Mendes Silva, afirmou que a participação da Fundação na Feira é de total importância, visto que é uma oportunidade de conhecer projetos apoiados por outras secretarias e apresentar também alguns projetos apoiados pela Fapeam.
“Todos os projetos convergem para a inovação, para a sustentabilidade, para a expansão de negócios, para buscarem visibilidade daquilo que é feito, tudo financiado pelo Governo do Estado do Amazonas. Então é um momento em que a gente está aqui, congregando e mostrando que um complementa o outro”, enfatiza.
Jovens talentos
Entre os projetos apresentados está o portal de emprego “Trilha do Aprendiz”, amparado pelo Programa Nacional de Apoio à Geração de Empreendimentos Inovadores (Centelha 2), em parceria com a Financiadora de Estudos e Projetos (Finep). Ele é voltado para o jovem aprendiz e para as empresas, visando despertar os interesses e as habilidades desse público, através de métodos de treinamento e socialização, aliados a educação e entretenimento.
O coordenador do projeto e especialista em Logística Internacional em Comércio Exterior, Erick de Araújo Mattos, afirmou que o “Trilha do Aprendiz” impacta a sociedade ao promover a inclusão social e o desenvolvimento profissional de jovens de baixa renda, especialmente aqueles que enfrentam o analfabetismo funcional.
“Nossa iniciativa é fundamental para reduzir o desemprego juvenil, especialmente no Amazonas. Conectamos esses aprendizes com empresas, facilitando sua entrada no mercado de trabalho. Também promovemos a inclusão social ao oferecer oportunidades para grupos como pessoas com deficiência”, frisou ele.
Além disso, o projeto apresentou para o público presente no estande outras soluções inovadoras: a inteligência artificial LEIA e o Jogo APZ Seleção, direcionado a um público mais amplo, reforçando o compromisso com a inclusão social e com o desenvolvimento profissional dos jovens.
FOTO: Mateus Santos /Fapeam
Guaraná
Trazer um novo conceito para o consumo do guaraná (Paullinia cupana) é o principal objetivo do projeto intitulado “Identificação e Implementação do padrão de guaraná premium”, amparado pelo Programa Inova Amazônia Módulo Tração, celebrado pela Fapeam, em parceria com o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e o Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (Confap), que utiliza insumos diretamente de Maués (distante 276 quilômetros da capital), e visa mapear as variáveis do guaraná, a fim de obter o melhor resultado em propriedades energéticas.
O coordenador da pesquisa, Aldemir Gomes de Almeida Filho, reforça que a Mawê Produtos da Amazônia promove o desenvolvimento sustentável na região amazônica, gerando renda para comunidades locais e pequenos agricultores que dependem do cultivo de produtos nativos. Além de criar produtos naturais com alto valor agregado, contribuindo para a preservação da biodiversidade e a valorização cultural, o que fortalece a economia local e incentiva as práticas de mercado justo.
“Esperamos fortalecer nossa rede de contatos, estabelecer parcerias estratégicas e expandir nossa presença no mercado. A feira também nos permitirá apresentar nossos produtos para um público mais amplo, aumentar a visibilidade da nossa marca e demonstrar o impacto positivo que estamos gerando na Amazônia”, afirmou Aldemir Gomes.
Centelha 2
O Programa Centelha 2 estimula o empreendedorismo inovador por meio de capacitações para o desenvolvimento de produtos (bens e/ou serviços) ou de processos inovadores e, apoia por meio da concessão de recursos de subvenção econômica (recursos não reembolsáveis) e Bolsas de Fomento Tecnológico Extensão Inovadora, a geração de empresas de base tecnológicas a partir da transformação de ideias inovadoras em empreendimentos que incorporem novas tecnologias aos setores econômicos estratégicos do Amazonas.
Inova Amazônia – Módulo Tração
O Programa Inova Amazônia Módulo Tração é destinado a fomentar, apoiar e desenvolver pequenos negócios, startups, empreendimentos e ideias inovadoras alinhadas à bioeconomia, que tenham como premissa a atuação direta ou indireta para preservação ou uso sustentável dos recursos da biodiversidade do bioma Amazônia.
FOTO: Mateus Santos /Fapeam
Sobre a Feira
A Feira de Negócios e Inovação é um evento em alusão aos 25 anos da Afeam, destinada ao público em geral, visando promover não só um ambiente de negócios, acesso ao crédito, expositores de clientes e parceiros técnicos em diversos segmentos do agronegócio, indústria, comércio e serviços, mas também atividades voltadas para o turismo e espaço gastronômico, além das feiras: de artesanato, dos povos indígenas e produtos regionais.
O post Fapeam leva pesquisas sobre empreendedorismo inovador para a 1ª edição da Feira de Negócios e Inovação da Afeam apareceu primeiro em Agência Amazonas de Notícias.