A utilização da tecnologia visa fornecer dados em tempo real para que os gestores tomem decisões que amenizem os impactos causados pela estiagem
Devido aos efeitos causados pela estiagem, a Companhia de Saneamento do Amazonas (Cosama), seguindo o plano de contingência do Governo do Amazonas, desenvolveu uma plataforma de monitoramento, com o objetivo de centralizar informações sobre os recursos hídricos e ambientais disponíveis nos municípios onde atua, além de fornecer dados técnicos sobre os poços tubulares, estações de tratamento de água e demais ativos da Companhia presentes nessas localidades.
A plataforma utiliza uma série de Interfaces de Programação de Aplicativos (APIs) confiáveis para reunir dados de diferentes fontes como cotas dos rios, obtidas através da API da Agência Nacional de Águas (ANA), dados de precipitação e temperatura coletados da API Open-Meteo, além de informações sobre queimadas, fornecidas pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe). É válido ressaltar que a plataforma inclui a possibilidade do lançamento manual de dados naqueles casos onde as APIs não fornecem dados específicos de alguma localidade.
O principal diferencial da aplicação é monitorar especificamente os municípios onde a Cosama atua, sobretudo os ativos operacionais mais impactados no período de estiagem, como os poços tubulares. Nesse momento, é essencial acompanhar diariamente os dados de profundidade, vazão e nível dinâmico dos poços, além de tensão, corrente e potência das bombas submersas.
Com base nisso, os gestores poderão avaliar como está a operação dos sistemas mantidos e administrados pela Companhia, podendo atuar de forma preventiva e imediata, para que sejam reduzidos os impactos da estiagem no fornecimento de água potável à população.
FOTO: Francy Silva/Cosama
A plataforma prevê, ainda, o monitoramento do uso de mangotes e do funcionamento das bombas elevatórias daqueles municípios com captação superficial, bem como o acompanhamento do consumo de produtos químicos. O sistema apresenta uma interface intuitiva e dinâmica, facilitando o acesso e a interpretação dos dados em tempo real. Isso permitirá aos usuários acompanhar de forma precisa as variações ambientais e hídricas, bem como realizar o controle e a manutenção dos equipamentos, contribuindo para uma gestão mais eficaz dos ativos.
A coordenadora da Comissão de Monitoramento das Ações de Enfrentamento à Situação de Emergência em virtude da Estiagem de 2024, Adriana Simas, explica que a plataforma permitirá que tanto os Agentes da Cosama nos municípios, quanto os gestores da sede administrativa em Manaus, acompanhem as operações dos sistemas de abastecimento de água, que são severamente impactados pela estiagem dos rios.
“Hoje temos dificuldade de saber o que acontece em tempo real nas captações subterrâneas e superficiais, muitas vezes pela demora no envio de planilhas e pela coleta manual de dados. Com a plataforma, todas as informações ficarão centralizadas num único lugar e a disponibilização dos dados será mais eficiente, possibilitando ações imediatas dos gestores”, explicou a coordenadora
O diretor-presidente da Cosama, Armando do Valle, destaca as funcionalidades da plataforma, reforçando o compromisso da Companhia com a distribuição de água nos municípios.
FOTO: Francy Silva/Cosama
“Essa é uma iniciativa dos técnicos da Cosama para buscar uma solução em monitorar as cidades onde atuamos, e assim, para que possa evitar um possível caos na distribuição de água. Essa plataforma conta com uma automação avançada para que se houver qualquer alteração fora dos parâmetros estabelecidos (vazão, lençol freático e corrente), um alerta em tempo real será enviado diretamente para nossa equipe técnica”, destacou Valle.
E acrescentou que isso permite agir rapidamente, realizando a manutenção necessária o mais breve possível para minimizar impactos no abastecimento de água tratada nos municípios.
Plano de ações
A Companhia anunciou recentemente uma série de ações de combate à estiagem prevista para o ano de 2024. Entre as medidas adotadas pela empresa, destacam-se a antecipação da compra de materiais necessários para garantir o abastecimento de água, a realização de manutenções na rede de distribuição de água, o envio de insumos para todas as unidades onde a Cosama atua, além da campanha de conscientização sobre o desperdício de água.
A antecipação da compra de materiais é uma estratégia importante adotada pela Cosama para garantir que não haja interrupções no abastecimento de água durante a estiagem. Com a previsão de uma temporada de seca mais intensa em 2024, a empresa se preparou com antecedência para garantir que tenha todos os recursos necessários para enfrentar o desafio. A Cosama também está realizando manutenções preventivas na rede de distribuição de água. Essas ações visam identificar e corrigir possíveis problemas antes que se tornem mais graves, garantindo assim a eficiência do sistema de abastecimento de água mesmo em condições adversas.
A empresa está realizando campanha de conscientização contra o desperdício de água, incentivando seus clientes a adotarem práticas de consumo responsável, visando a preservação dos recursos hídricos e a garantia de um abastecimento sustentável no longo prazo.
Com essas ações, a Cosama reafirma seu compromisso com a qualidade e a eficiência no fornecimento de água, garantindo o abastecimento da população mesmo em períodos de estiagem.
O post Estiagem 2024: Cosama desenvolve plataforma de monitoramento de recursos hídricos e de ativos presentes nos municípios onde atua no Amazonas apareceu primeiro em Agência Amazonas de Notícias.