Mutirão de serviços foi levado ao bairro Puraquequara ampliando o acesso da população rural a serviços públicos essenciais

Fotos: Antônio Lima/ SECOM
“Essa ação foi maravilhosa”. A avaliação é da aposentada Elane Cristina Oliveira, de 51 anos, moradora da comunidade Jatuarana, uma das beneficiadas pela 30ª edição do programa Governo Presente, realizada na escola Estadual Irmã Gabrielle Cogels, neste sábado (31/01), no bairro Puraquequara, zona leste de Manaus. A ação marcou a primeira edição de 2026 e teve como foco ampliar o acesso da população da zona rural e ribeirinha a serviços essenciais do Governo do Amazonas. O governador Wilson Lima acompanhGoverno Presenteou a abertura dos trabalhos.
A primeira edição do Governo Presente de 2026 foi estruturada para atender moradores da zona rural e ribeirinha de Manaus, que enfrentam maiores dificuldades de acesso aos serviços públicos. A iniciativa concentrou, em um único local, atendimentos essenciais.
Para Elane, a iniciativa facilitou o acesso a serviços que, normalmente, exigem longos deslocamentos. “Lá pra onde a gente mora, o médico vai de mês em mês. A gente tem que vir de barco ou de rabeta pra chegar até aqui. Hoje eu consegui ir ao oftalmologista e tirar a identidade, tudo num lugar só. Geralmente a gente vai pra um canto e mandam pra outro. Graças a Deus, agora está tudo aqui”, relatou Elane.
O mutirão beneficiou moradores de comunidades urbanas, rurais e ribeirinhas da região do Puraquequara, com atendimentos nas áreas de saúde, Cidadania, assistência social, crédito, habitação, Qualificação Profissional, esporte e bem-estar.
Ao todo, moradores de comunidades como Jatuarana, Mainã, Santa Luzia, Menino Jesus, Boa Vista, São Sebastião, Brasileirinho, UNIÃO e Progresso, entre outras, tiveram acesso direto aos serviços públicos.


Fotos: Antônio Lima/ SECOM
O morador do Puraquequara, Bernardes Monteiro, elogiou a iniciativa. Além de ser contemplado com a distribuição de pescado, o pintor também aproveitou o evento para retirar a nova CIN, através da Secretaria de Segurança Pública e CRLV-e, através do Departamento de Trânsito.
“É uma maneira muito boa de ajudar a população na necessidade básica, nesse sentido, de tirar documentos. Eu vim tirar meu NOVO RG. Estou renovando tudo”, destacou o morador.
Coordenado pela Unidade Gestora de Projetos Especiais (UGPE), com apoio da Casa Civil, da Unidade de Gestão Integrada (UGI) e da Secretaria de educação e Desporto Escolar, o Governo Presente mobilizou mais de 30 secretarias e órgãos estaduais. Somente na área da saúde, foram ofertadas consultas presenciais e por telemedicina, exames, testagens rápidas, além dos serviços da Carreta da saúde. A ação também garantiu emissão e agendamento de documentos, orientações jurídicas e sociais, acesso a programas de crédito e renegociação de dívidas, entre outros atendimentos.
saúde
Durante o evento, a população teve acesso a consultas presenciais em ginecologia, oftalmologia e clínica geral, além de teleconsultas em ginecologia e ortopedia. Também foram oferecidos exames, aferição de pressão arterial e glicemia. A Carreta da saúde esteve presente com a realização de mamografias e ultrassonografias.
A Fundação de Vigilância em saúde do Amazonas (FVS-RCP) realizou testagem rápida para ISTs, incluindo HIV, hepatites B e D e sífilis, além da distribuição de preservativos, géis lubrificantes, auto testes de HIV e orientações para a prevenção de doenças. A Sepet atuou com o Castramóvel, disponibilizando senhas para castração solidária de cães e gatos.


Fotos: Antônio Lima/ SECOM
Cidadania
Na área de Cidadania, o Instituto de Identificação Aderson Conceição de Melo fez atendimentos para emissão e agendamento da Carteira de Identidade Nacional. A SEJUSC ofereceu declarações de hipossuficiência, regularização de CPF, atendimentos psicológico, social e jurídico, além do acesso ao microcrédito do programa Empreender no Envelhecer. Também foram realizadas entregas de cestas de alimentos e kits bebê.
A Secretaria de educação e Desporto Escolar prestou serviços de agendamento do Provão Eletrônico, atualização cadastral de alunos e atendimentos do SEDUC Atende. O Detran-AM disponibilizou serviços de licenciamento, transferência de veículos, emissão do CRLV-e, marcação de provas e inscrições gratuitas em cursos de educação para o trânsito.
empreendedorismo e Crédito
O eixo de empreendedorismo contou com ações da Afeam, por meio dos programas Mais Crédito Amazonas e Limpa Crédito, oferecendo renegociação e liquidação de dívidas, com flexibilização de parcelas e condições diferenciadas.
A SEAS atendeu mulheres empreendedoras com o Programa Crédito Rosa e orientações sobre o Projeto Padaria Artesanal, além da entrega de kits de absorventes do Programa Dignidade Menstrual e do Cartão Auxílio Estadual.
A Suhab realizou renegociação de dívidas habitacionais por meio do Refis, com descontos em juros e multas, e orientou interessados no pré-cadastro do Programa Amazonas Meu Lar. A Sect prestou orientações e realizou abertura de processos de regularização fundiária, facilitando o acesso ao título definitivo de propriedade.
Bem-estar e lazer
A Sedel levou atendimentos ambulatoriais de fisioterapia para pessoas com dores de origem ortopédica, com uso de ventosa, liberação miofascial, alongamentos e eletroterapia, além de triagem com aferição de pressão, teste de glicemia e oximetria. Também foram disponibilizadas vagas para as modalidades do programa +Pelci.
A FUnATI promoveu ações educativas sobre envelhecimento saudável e divulgou os serviços do órgão. O Cetam promoveu atendimentos de estética e bem-estar, como esmaltação, corte de cabelo e massagem. A Secretaria de Cultura e economia criativa promoveu atividades recreativas, lúdicas e a Feira de economia criativa.
Outros Serviços
A ADS realizou a entrega de toneladas de tambaqui à população do Puraquequara e promoveu a Feira de Produtos Regionais. O Idam prestou orientação técnica a produtores rurais, esclarecendo dúvidas sobre cadastros, produção sustentável e cultivo.
A Amazonprev realizou recadastramento de aposentados e pensionistas e prestou atendimentos previdenciários. O Procon-AM orientou consumidores e abriu processos administrativos. A CGE divulgou mecanismos de auditoria, Ouvidoria e acesso à informação.
A Setemp orientou trabalhadores sobre a Carteira de trabalho Digital, seguro-desemprego e encaminhamento para vagas de emprego. A Cosama disponibilizou água tratada por meio de máquina purificadora e distribuição de copos envasados.
Revitalização da escola
Durante a agenda, o governador Wilson Lima também entregou a obra de revitalização da escola Estadual Irmã Gabrielle Cogels, que atende cerca de 550 alunos. Com investimento aproximado de R$ 650 mil, a unidade passou por melhorias estruturais, ampliando a segurança e o conforto para estudantes e servidores. Com a entrega, o Governo do Amazonas alcançou a marca de 468 escolas reformadas na atual gestão.
O post “Essa ação foi maravilhosa”, diz moradora de zona rural do Puraquequara sobre 30ª edição do Governo Presente apareceu primeiro em Agência Amazonas de Notícias.
