Este site utiliza cookies Política de Privacidade Clique para aceitar os termos de uso.
Accept
Portal Noticiário Brasil
  • Principal
Reading: Diretoria do BID aprova operação de crédito para o Prosai Parintins
Compartilhar
Portal Noticiário BrasilPortal Noticiário Brasil
Aa
Search
  • Principal
Have an existing account? Sign In
Follow US
  • Advertise
© 2022 Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
Amazonas

Diretoria do BID aprova operação de crédito para o Prosai Parintins

Redação
Compartilhar
Compartilhar
banner publicidade

Empréstimo de U$ 70 milhões será para obras e ações de saneamento básico, habitação e mobilidade urbana 

Foto: Tiago Corrêa / UGPEA diretoria do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) aprovou, nesta terça-feira (16/01), o pedido de operação de crédito do Governo do Amazonas, no valor de US$ 70 milhões para o Programa de saneamento Integrado (Prosai) de Parintins. O valor será investido para melhorar as condições socioambientais e de infraestrutura urbana do município, a 396 quilômetros de Manaus.  

executado pela Unidade Gestora de Projetos Especiais (UGPE) do Governo do Amazonas, o Prosai Parintins vai urbanizar uma área de risco de alagação na região conhecida como Lagoa da Francesa. O objetivo das intervenções é solucionar os problemas ambientais, urbanísticos e sociais do local e redondezas. As obras previstas são de drenagem, cobertura de água e de esgoto sanitário, mobilidade urbana, construção de unidades habitacionais e parques urbanos, entre outros equipamentos públicos, além de recuperação da cobertura vegetal de áreas degradas. 

O programa apoiará, ainda, a melhoria da qualidade e quantidade dos serviços turísticos, o fortalecimento das entidades do Município responsáveis pela operação e manutenção dos serviços de infraestrutura, bem como a inclusão de gênero e diversidade, de maneira transversal. 

De acordo com o secretário da UGPE, Marcellus Campêlo, a aprovação do Prosai Parintins pelo diretório executivo do BID em Washington representa um marco decisivo para a preparação do programa. “Teremos outras etapas a seguir até a assinatura do contrato. Mas a aprovação pela diretoria do BID garante que os projetos que preparamos atendem todas as exigências para receber o financiamento externo”, observa.  

Com o Prosai Parintins, prossegue Campêlo, o Governo do Amazonas vai aportar o maior investimento da história do interior do Estado em Parintins. Serão U$ 87,5 milhões, dos quais U$ 70 milhões financiados pelo BID e U$ 17,5 milhões de contrapartida estadual. 

O líder da Divisão de Água e saneamento do BID no Brasil e Coordenador dos Países do Cone Sul, Gustavo Méndez, ressaltou a boa receptividade da diretoria do banco com o projeto apresentado.

“O Prosai foi muito bem acolhido pela diretoria do BID, por sua multissetorialidade, pelos impactos esperados na melhora da saúde, das condições ambientais e resiliência climática, do acesso econômico da população beneficiaria e, principalmente, por estar dentro da Amazônia e se enquadrar dentro do programa Amazônia para Sempre, do BID. Agora, estamos cumprindo as formalidades e vamos começar a identificar em conjunto as ações prioritárias para continuar os trabalhos”, disse o executivo. 

Foto: Tiago Corrêa / UGPEPróximos passos 

Com o aval do órgão financiador, o Estado do Amazonas dará sequência aos trâmites formais para assinatura do contrato de empréstimo junto à UNIÃO, que será garantidora da operação de crédito internacional. 

Conforme o subcoordenador de Planejamento da UGPE, Leonardo Barbosa, a consolidação da operação de crédito segue, agora, para a autorização do Governo Federal e do Senado da República. No momento, afirma, o pleito do Estado encontra-se sob análise do Pedido de Verificação de Limites (PVL) e Condições junto à Secretaria do tesouro nacional (STN), processo em que o Estado apresenta a comprovação da sua capacidade de endividamento. 

“Na sequência, a Procuradoria Geral da Fazenda Nacional (PGFN), submeterá o pedido ao Senado Federal. Por fim, a PGFN prepara o processo para assinatura dos contratos de empréstimo, de Garantia e de Contra Garantia”, detalhou. 

Leia também

Cosama entrega copos envasados para o 27° Festival das Cirandas de Manacapuru

Alunos da rede estadual participam de 3º Congresso Estudantil

Conferência Estadual discute papel da Central de Material e Esterilização na prevenção de infecções cirúrgicas em Manaus

Governador Wilson Lima inaugura primeira Casa de Passagem para Pessoas Idosas em situação de risco no Amazonas

Inscrições para os editais da Política Nacional Aldir Blanc são prorrogados até o dia 1º de setembro

Compartilhar este artigo
Facebook Twitter Copy Link Print

Leia mais

Justiça

Cosama entrega copos envasados para o 27° Festival das Cirandas de Manacapuru

22 de agosto de 2025
Justiça

Alunos da rede estadual participam de 3º Congresso Estudantil

22 de agosto de 2025
Justiça

Conferência Estadual discute papel da Central de Material e Esterilização na prevenção de infecções cirúrgicas em Manaus

22 de agosto de 2025
Justiça

Governador Wilson Lima inaugura primeira Casa de Passagem para Pessoas Idosas em situação de risco no Amazonas

21 de agosto de 2025
Portal Noticiário BrasilPortal Noticiário Brasil
Welcome Back!

Sign in to your account

Lost your password?