Boas práticas relacionadas à cultura foram abordadas juntos aos trabalhadores participantes da capacitação, nesta quinta-feira

FOTO: Divulgação/Idam
Mais de 150 agricultores familiares de São Sebastião do Uatumã (a 247 quilômetros de Manaus) participaram, nesta quinta-feira (10/04), do Dia de Campo do Café, uma atividade promovida pelo Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Estado do Amazonas (Idam) que visa a divulgação de boas práticas e o impulsionamento da cultura cafeeira no estado.
Realizada em parceria com a Prefeitura de São Sebastião do Uatumã, a metodologia de Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater) adotada pelo Idam na produção de café foi apresentada na propriedade da agricultora Juliani Monteiro, localizada na zona rural do município. O espaço conta com 0,7 hectare de área plantada e com colheita prevista para ocorrer no final de maio.
Durante a capacitação, os participantes tiveram acesso a uma série de informações relacionadas ao processo produtivo de café, segundo a coordenadora do Projeto Prioritário (PP) do Café do Idam, Ana Cecília Lobato.co “Em quatro estações na propriedade, foram abordados os aspectos necessários para a regularização ambiental, como ocorre o processo de implantação de área do café, quais os cuidados a serem tomados em relação à cultura, adubação de plantio e plantio em linha dos clones”, informou.
A qualificação se estendeu, ainda, ao manejo da cultura, pragas, doenças, colheita e pós-colheita do café, além dos aspectos relacionados ao custo de implantação, conforme a coordenadora.
Avanço da cafeicultura
Em São Sebastião do Uatumã, a largada da cultura cafeeira teve há início dois anos e meio, quando, por meio do PP do Café, aconteceu a instalação de uma Unidade Demonstrativa (UD), com o propósito de promover as boas práticas de manejo da cultura e, também, capacitar os trabalhadores rurais interessados em ingressar na atividade. A empreitada contou, inicialmente, com a participação de seis agricultores familiares, segundo a gerente da Unidade Local (Unloc) Idam /São Sebastião do Uatumã, Kerolly Lopes.
Na avaliação da gerente, o avanço da cultura no município é notável. “A agricultora Juliani Monteiro, por exemplo, já produz suas próprias mudas na propriedade e está ampliando seu plantio. Ela é uma das candidatas a participar do Concurso Florada Premiada, da empresa Três Corações, que ocorre na Semana Internacional do Café em Belo Horizonte (MG), o que demonstra que a cafeicultura está crescendo no município”, comemorou.
A gerente atribuiu, ainda, o avanço da cultura aos serviços de Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater) disponibilizado pelo Idam, como o Dia de Campo. “É uma oportunidade de mostrar o resultado do trabalho intenso desses dois anos e, também, de capacitarmos um número maior de agricultores familiares para que eles possam dar início às suas lavouras de café”, concluiu.
O post Dia de Campo: Idam leva boas práticas de cafeicultura para 150 produtores de São Sebastião do Uatumã apareceu primeiro em Agência Amazonas de Notícias.