A Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), promove o “Dia D do Março Lilás” em seis unidades da rede básica nas zonas Oeste e Sul, neste sábado, 23/3, das 8h às 12h. A programação, que integra a agenda da campanha anual de conscientização para a prevenção do câncer do colo do útero, terá ações de educação em saúde e a intensificação da oferta de serviços de prevenção e rastreio nas unidades.
Na zona Oeste, participam da ação a Unidade de Saúde da Família (USF) Deodato de Miranda Leão, no bairro Glória; a USF Leonor de Freitas, na Compensa; e em uma Unidade Móvel de Saúde da Mulher, posicionada no Tarumã-Açu. Na zona Sul, a atividade ocorre na USF José Rayol dos Santos, na Chapada, e em duas outras unidades móveis, localizadas nos bairros Flores e Praça 14 de Janeiro.
Durante a mobilização, equipes de saúde vão sensibilizar usuárias e usuários sobre a prevenção e o rastreio do câncer do colo do útero. Também será intensificada a oferta do exame citopatológico, ou preventivo, recomendado para todas as mulheres que iniciaram a vida sexual, com prioridade para aquelas de 25 a 64 anos, e da vacinação contra o papilomavírus humano (HPV), indicada para meninas e meninos de 9 a 14 anos.
A chefe da Divisão de Atenção à Saúde da Mulher da Semsa, Lúcia Freitas, assinala que as ações do “Março Lilás” buscam fortalecer o papel do cuidado em saúde junto à população feminina, com destaque para as medidas preventivas do câncer do colo uterino, também chamado cervical.
“Reforçamos neste mês a mensagem de que a mulher precisa se cuidar e cuidar da sua saúde. E esse cuidado deve incluir o exame preventivo, que deve ser feito a cada três anos, após dois resultados negativos em anos consecutivos”, orienta a gestora.
Lúcia aponta que o câncer uterino é o tipo de maior incidência entre as mulheres na região Norte, mas é também altamente prevenível. “O preventivo permite identificar alterações precursoras da doença, permitindo que a mulher busque tratamento e evite agravos de saúde mais severos à frente. Por isso, é importante que a mulher faça o exame e busque a avaliação do profissional de saúde”, explica.
Ao lado das ações de educação em saúde e de reforço dos serviços de prevenção e rastreio, o “Dia D” também terá a oferta de consultas médicas e de enfermagem para avaliação das mamas, requisição de mamografias, distribuição de preservativos e testes rápidos para infecções sexualmente transmissíveis (ISTs).
Programação
A mobilização nas unidades das zonas Oeste e Sul será a última do “Dia D do Março Lilás”. A iniciativa da Semsa Manaus teve edições em outros dois sábados neste mês, a primeira delas no dia 9, no Distrito de Saúde (Disa) Leste, e a outra no dia 16, no Disa Norte.
Dentro das ações do “Março Lilás”, ao longo deste mês, a Semsa vem reforçando a oferta do exame preventivo e da vacinação contra o HPV em todas as unidades da rede municipal de saúde, que disponibiliza também os serviços de prevenção e rastreio ao longo de todo o ano. As unidades reforçam ainda a busca ativa de usuárias em falta no acompanhamento de saúde ou elegíveis para rastreio.
As equipes de saúde da Semsa vêm também promovendo palestras e rodas de conversa com usuários nas salas de espera, recepções e consultórios das unidades básicas, entre outras ações de educação em saúde, com foco na temática da campanha anual.
Confira as unidades de saúde do “Dia D do Março Lilás” neste sábado, 23/3:
Zona Oeste
∙ USF Leonor de Freitas – Avenida Brasil, s/n, bairro Compensa
∙ USF Deodato de Miranda Leão – Avenida Presidente Dutra, s/n, bairro Glória
∙ Unidade Móvel de Saúde da Mulher – Rua Baré, esquina com rua das Estrelas, bairro Tarumã-Açu, ao lado da USF Parque das Tribos
Zona Sul
∙ USF Dr. José Rayol dos Santos – Avenida Constantino Nery, s/n, bairro Chapada
∙ Unidade Móvel de Saúde da Mulher – Estacionamento da USF Nilton Lins, avenida Prof. Nilton Lins, 2.344, Flores
∙ Unidade Móvel de Saúde da Mulher – Estacionamento da Assembleia de Deus Tradicional, rua Duque de Caxias, 2.085, bairro Praça 14 de Janeiro
— — —
Texto – Jony Clay Borges / Semsa
Fotos – Divulgação / Semsa