No Dia Mundial da Saúde, comemorado no domingo (7/4), o deputado estadual João Luiz (Republicanos) destacou que destinou ao longo dos mandatos na Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) mais de R$ 21 milhões em emendas parlamentares à saúde amazonense.
“Garantimos materiais de insumo, condicionadores de ar, aparelhos de raio-x, tomógrafo, usina de oxigênio, ambulâncias, ambulancha, cadeiras e dentre outros materiais modernos às unidades de saúde da capital e interior do Amazonas. Colaboramos com emendas impositivas e indicativos ao Governo do Amazonas”, disse o deputado João Luiz, que na oportunidade agradeceu ao governador Wilson Lima pela execução das emendas parlamentares e requerimentos que estão beneficiando os amazonenses.
O republicano concentrou as emendas parlamentares para os Serviços de Pronto Atendimento (SPAs) da Redenção, Alvorada, Joventina Dias, São Raimundo, Coroado, Galiléia, Hospital e Pronto-Socorros como o João Lúcio, Adriano Jorge, Instituto Dona Lindu, policlínicas na capital e unidades de saúde no interior do Amazonas, além de uma ambulância para a Fundação Centro de Controle de Oncologia do Estado do Amazonas (FCecon).
Por meio dos requerimentos nº 1.700/2024, indicou ao governador Wilson Lima o Anteprojeto de Lei, que autoriza o Poder Executivo a instituir o Programa de Saúde da Mulher Amazônica: Prevenção e Combate ao Câncer de Colo do Útero (PSMA-CCA) e nº 546/2024, indicou a imediata implementação de uma campanha de vacinação contra o Papilomavírus Humano (HPV).
Nos requerimentos nº 1.603/2024, indicou ao Governo do Estado a efetivação do Anteprojeto de Lei que dispõe sobre a inclusão do registro de digitais da planta dos pés das crianças e das digitais das mães no verso da Declaração de Nascido Vivo (DNV), visando à prevenção de falsificações e nº 1.508/2024, indicou a implementação de políticas para melhorar a cobertura de atendimento pediátrico em hospitais e postos de saúde do Estado.
João Luiz também indicou ao Governo do Amazonas, por meio do Requerimento nº 29/2024, o Anteprojeto de Lei, que estabelece o aprimoramento da infraestrutura e condições de trabalho para profissionais de saúde no Estado.
Pé Diabético
Por meio do Requerimento nº 421/2022, o deputado João Luiz indicou ao governador do Amazonas, Wilson Lima, a ampliação para todo o Estado do Programa Pé Diabético, com o objetivo de resguardar-se em garantia da manutenção da saúde.
No Requerimento nº 422/2022, o parlamentar também indicou ao Governo do Amazonas, a efetivação da carteirinha de identificação do diabético, para que assim seja identificado como diabético, o indivíduo possa receber socorro e/ou atendimento eficiente.
Entregas recentes
O deputado João Luiz de forma inédita entregou, por meio de emendas impositivas, uma ambulância, além de outros equipamentos ao SPA e Policlínica Dr. José Lins, no bairro Redenção, uma ambulância e uma cadeira odontológica ao SPA Joventina Dias, localizado no bairro Compensa, equipamentos adquiridos para leitos a obesos e poltronas para acompanhantes ao Hospital e Pronto-Socorro 28 de Agosto, no bairro Adrianópolis, e condicionadores de ar, cadeiras, mesas, impressora, projetor multimídia, armário à Unidade Básica de Saúde (UBS) Nicolau Maia Guerreiro, localizada no Distrito de Realidade, no município de Humaitá.
Mutirão de consultas e exames
João Luiz também, por meio de emenda parlamentar, realizou dois mutirões de consultas e exames com a Secretaria de Estado de Saúde do Amazonas (SES-AM), no Centro de Convenções Vasco Vasques, na zona Centro-Sul de Manaus, com o objetivo de diminuir a fila de espera no Sistema de Regulação (Sisreg). Este trabalho beneficiou mais de 8 mil pessoas no Estado do Amazonas.
Interior
No município de Humaitá, o deputado João Luiz destinou emendas parlamentares que foram executadas pelo governador Wilson Lima para instalação de uma usina de oxigênio e um tomógrafo, que consequentemente melhorou a vida dos moradores da região do Madeira.
O parlamentar destinou recursos para aquisição de ambulância ao Hospital Regional de Manacapuru, aquisição de medicamentos aos Hospitais Regionais nos municípios de Codajás, Manicoré (aparelho para o centro cirúrgico), dentre outros.
Os Hospitais Regionais de Carauari e Envira foram contemplados com emendas para aquisição de raio-x dentário, equipamentos laboratoriais, materiais permanentes, camas hospitalares, aparelhos de ar-condicionado e outros equipamentos.
Em São Gabriel da Cachoeira, o parlamentar informou que a UBS Geraldo Siqueira teve o aporte de investimento de emendas para ser destinado à aquisição de autoclave, sonar doppler, cadeira odontológica, aferidores de pressão, mobiliários, e dentre outros.
O republicano também preocupou-se com os municípios de Careiro Castanho, Careiro da Várzea, Iranduba, Itacoatiara (na pandemia levou oxigênio para o Hospital Regional) e Presidente Figueiredo que receberam emendas parlamentares para o aporte de aquisição de bisturi elétrico, desfibrilador, macas hospitalares, materiais de consumo e insumo, de aparelho de ultrassonografia, monitor multiparamétrico, autoclave, ampliação hospitalar, custeio de cirurgias ginecológicas e cirurgias geral contempladas no Projeto “1º Jornada Cirúrgica de Careiro Castanho”.
Nos municípios de Benjamin Constant e Tabatinga, João Luiz destinou emendas impositivas aos hospitais regionais para a aquisição de materiais de consumo, insumos, aquisição de camas hospitalares, cama obstétrica, aparelhos de ar-condicionado e equipamentos.
RespirAR
O deputado João Luiz indicou o anteprojeto ao Governo Amazonas sobre o RespirAR. O programa, que é reconhecido internacionalmente pela Organização Mundial da Saúde (OMS), já realizou mais de 359 mil atendimentos, beneficiando mais de 72 mil amazonenses, desde o seu lançamento em agosto de 2021.
Cursos
João Luiz também fez um indicativo ao governo para cursos de Agente Comunitário de Saúde. Outra indicação foi para o curso Técnico de Enfermagem Indígena, do Centro de Educação Tecnológica do Amazonas (Cetam), em Humaitá, na aldeia Marmelo, localizada no quilômetro 126 da BR-230, a Transamazônica, além de destinar emenda parlamentar para cursos de Suporte Básico de Vida (BLS) e de Suporte Avançado de Vida Cardiovascular (ACLS) para profissionais de saúde.