Este site utiliza cookies Política de Privacidade Clique para aceitar os termos de uso.
Accept
Portal Noticiário Brasil
  • Principal
Reading: Criatividade e bilinguismo marcam culminância do Projeto Kamishibai na EETI Djalma Batista
Compartilhar
Portal Noticiário BrasilPortal Noticiário Brasil
Aa
Search
  • Principal
Have an existing account? Sign In
Follow US
  • Advertise
© 2022 Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
Justiça

Criatividade e bilinguismo marcam culminância do Projeto Kamishibai na EETI Djalma Batista

Noticiario Brasil
Compartilhar
Compartilhar

alunos do 6º ano apresentaram mais de 50 histórias autorais produzidas em sequência didática interdisciplinar que integrou literatura amazônica, japonesa e atividades lúdicas

Foto: Euzivaldo Queiroz / Secretaria de Estado de educação e Desporto Escolar

A escola Estadual de Tempo Integral (Eeti) Bilíngue professor Djalma da Cunha Batista realizou, nesta terça-feira (25/11), a culminância do projeto interdisciplinar “Multiletramento: uma sequência didática de Kamishibai”, desenvolvido com cerca de 200 estudantes do 6º ano do ensino fundamental. A ação integra o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid), da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), e reuniu literatura, arte, língua portuguesa, língua japonesa e atividades lúdicas de movimento corporal.

O Kamishibai, tradicional “teatro de papel” japonês, foi o ponto de partida para explorar a leitura, oralidade, escrita e expressão artística. Após semanas de atividades, mais de 50 Kamishibais autorais foram produzidos pelos estudantes, que criaram seus próprios contos, ilustrações e apresentações, inspirados tanto em narrativas japonesas quanto em histórias amazônicas.

Foto: Euzivaldo Queiroz / Secretaria de Estado de educação e Desporto Escolar

UNIÃO de culturas, linguagens e criatividade

Idealizado pela professora de Língua Portuguesa Anaylle Queiroz, o projeto ganhou forma com o apoio de graduandos dos cursos de licenciatura em Língua Portuguesa, Língua Japonesa e artes. A docente explica que a proposta buscou desenvolver múltiplas habilidades ao mesmo tempo, fortalecendo o contato dos alunos com diferentes linguagens, culturas e expressões artísticas.

“Ver nossos estudantes criando suas próprias histórias, ilustrando cada cena e mergulhando nesse universo do Kamishibai é extremamente gratificante. A atividade estimulou criatividade, escrita autoral, leitura crítica e ainda permitiu que eles se aproximassem de uma segunda língua. Mais do que aprender conteúdos, eles viveram um processo de invenção, imaginação e construção coletiva. Estou muito orgulhosa do que produzimos juntos”, destacou Anaylle.

Durante o processo, os alunos participaram de aulas de leitura, interpretação e escrita, consumiram contos japoneses e amazônicos, conheceram elementos culturais de ambas as tradições e realizaram atividades gamificadas. As gincanas incluíram desafios como “ovo na colher”, “estoura balão”, caças a palavras japonesas, circuitos de corrida e jogos de perguntas e respostas, iniciativas pensadas para tornar o aprendizado mais vivo e interativo.

Foto: Euzivaldo Queiroz / Secretaria de Estado de educação e Desporto Escolar

Reconhecimento

Entre os mais de 50 trabalhos apresentados, o destaque foi para o Kamishibai “O Verso Queimado”, criado pela estudante Fernanda Nascimento, de 13 anos, vencedora do concurso interno promovido pela escola.

A obra conta a história de dois melhores amigos que sofrem uma maldição após lerem um poema proibido, uma narrativa mística, sensível e cheia de imaginação. De acordo com Fernanda, o conto foi criado em homenagem à sua mãe, que é escritora e sua principal inspiração.

“Desde que o projeto foi apresentado, eu fiquei muito animada. Eu desenho desde os dois anos e sempre gostei de inventar histórias. Criar meu Kamishibai foi divertido do início ao fim, e fiquei muito feliz em dedicar essa história à minha mãe. Meu sonho é ser uma mangaká famosa, então esse projeto foi muito especial para mim”, enfatizou a aluna.

O post Criatividade e bilinguismo marcam culminância do Projeto Kamishibai na EETI Djalma Batista apareceu primeiro em Agência Amazonas de Notícias.

Leia também

Setor Primário: Conselhos estaduais destacam avanços e desafios para 2026

Governo do Estado realiza obras de recuperação viária em 17 municípios do interior, por meio do Asfalta Amazonas

Seap realiza nona fase da Operação Mute integrada com a Secretaria Nacional de Políticas Penais

Seas promove ‘Gincana da Melhor Idade’ para idosos do Ceci Aparecida

Ligue 180: Central de atendimento à mulher no Amazonas registrou mais de 2,2 mil atendimentos em 2025

Compartilhar este artigo
Facebook Twitter Copy Link Print

Leia mais

Justiça

Setor Primário: Conselhos estaduais destacam avanços e desafios para 2026

25 de novembro de 2025
Justiça

Governo do Estado realiza obras de recuperação viária em 17 municípios do interior, por meio do Asfalta Amazonas

25 de novembro de 2025
Justiça

Seap realiza nona fase da Operação Mute integrada com a Secretaria Nacional de Políticas Penais

25 de novembro de 2025
Justiça

Seas promove ‘Gincana da Melhor Idade’ para idosos do Ceci Aparecida

25 de novembro de 2025
Portal Noticiário BrasilPortal Noticiário Brasil
Welcome Back!

Sign in to your account

Lost your password?