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Com apoio do Governo do Amazonas, projeto desenvolvido na educação básica alia ensino de química a hábitos saudáveis

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Iniciativa buscou incentivar o consumo de frutas e verduras, e evitar alimentos com adição de açúcar branco

Fotos: Acervo do Pollyane Correa

Entender o teor de doçura presentes nas frutas e alertar para o não consumo de produtos industrializados foram os objetivos do projeto “Determinação de sólidos solúveis totais em frutos: uma proposta para o ensino da química em uma escola pública da zona leste de Manaus”, apoiado pelo Governo do Amazonas, via Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam). A iniciativa foi desenvolvida com estudantes do ensino médio da escola Estadual Jairo da Silva Rocha, bairro São José, zona Leste de Manaus.

Amparado pelo Programa Ciência na escola (PCE), os alunos analisaram o teor de doçura presentes no cupuaçu, acerola e mamão, em parceria com o grupo de pesquisa do laboratório de química da Universidade Federal do Amazonas (UFAM). O projeto buscou incentivar o consumo de frutas e verduras, e evitar alimentos com adição de açúcar branco, entre os quais as bebidas açucaradas como refrigerantes.

Segundo a coordenadora do projeto, a professora da Secretaria de Estado de educação e Desporto, Pollyane Gomes Correa, foi constatado que o teor de doçura presentes nos frutos testados, em Manaus, são similares aos analisados em outros estados brasileiros, após uma comparação com artigos científicos publicados por outros pesquisadores.

Doutora em Química, Pollyane Correa reforça que o desenvolvimento do trabalho buscou informar aos alunos quanto a importância do consumo de frutas e verduras, assim como sensibilizar outros colegas em relação às Doenças Crônicas não Transmissíveis como diabetes e obesidade.

“Hábitos não saudáveis são os principais causadores de doenças crônicas e responsáveis pelo maior percentual de mortes no mundo. Houve sensibilização dos mesmos quanto à importância de se consumir frutas e diminuir o consumo de produtos industrializados”, acrescentou a professora.

Os dados do projeto resultaram na publicação de dois resumos apresentados pelos estudantes durante a Semana de Ciência e Tecnologia do ICE da UFAM, e no Simpósio de ensino Tecnológico da Amazônia do Instituto Federal do Amazonas (IFAM), ambos no ano passado.

Inscrições PCE

A edição 2025 do PCE está com inscrições abertas até quinta-feira (13/03). Professores de escolas estaduais do Amazonas e municipais de Manaus e Tefé podem submeter propostas para concorrer ao PCE, edital nº 008/2025. A estimativa é apoiar até 700 projetos, na capital e no interior.

No total, 2.800 bolsas serão concedidas pela Fapeam, distribuídas entre professores e estudantes. Cada projeto contempla uma bolsa na modalidade professor Ciência na escola (PCE) de R$ 800, pelo período de seis meses, e até três bolsas de Iniciação Científica e Tecnológica Junior (ICT/JR) de R$ 300 para estudantes, durante cinco meses.

Confira a chamada e todos os critérios para participar do edital, disponível em: www.fapeam.am.gov.br/editais/edital-n-o-0042025-programa-ciencia-na-escola-pce/

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