A Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura, Abastecimento, Centro e Comércio Informal (Semacc) e do Fundo Manaus Solidária (FMS), apoia, neste sábado e domingo, 11 e 12/7, a realização do “Arraial no Parque”, no parque municipal Amazonino Mendes, localizado na avenida Alphaville, na zona Leste da capital. O evento promete reunir centenas de famílias em uma programação cultural gratuita e repleta de atrações.
Promovido pelo projeto “Zumba Livre”, o arraial contará com o apoio de diversos parceiros e tem como objetivo proporcionar lazer de qualidade à comunidade, além de incentivar o comércio local e fortalecer o empreendedorismo popular.
De acordo com o titular da Semacc, Wanderson Costa, o parque Amazonino Mendes tem se consolidado, desde sua inauguração, como um dos principais espaços de convivência da zona Leste.
“Com uma ampla estrutura voltada ao lazer, esporte e cultura, o local tem se tornado um ponto de encontro muito frequentado pelas famílias, não só das zonas Norte e Leste, mas de toda a cidade de Manaus. Podemos afirmar isso com tranquilidade. Frequentemente, o parque recebe eventos que promovem inclusão, bem-estar e cidadania”, destacou Costa.
A realização do arraial reforça o papel social do parque, promovendo o sentimento de pertencimento e valorizando a identidade cultural dos moradores da região.
Economia
No último fim de semana, o parque Gigantes da Floresta, localizado na zona Leste de Manaus, completou seu primeiro ano de funcionamento com uma grande celebração que reuniu mais de 30 mil pessoas. O evento contou com apresentações culturais, brincadeiras tradicionais, atrações musicais e gastronomia regional, consolidando o parque como um dos principais espaços de lazer e convivência da capital amazonense.
Mais do que uma simples comemoração, o aniversário de um ano também foi responsável por impulsionar a economia local, movimentando o comércio informal e gerando renda para dezenas de empreendedores que atuam no entorno do parque. Barracas de comida, brinquedos, artesanato e produtos regionais foram destaque durante o evento, que aconteceu de forma gratuita e aberta ao público.
Trabalhando com a venda de balões no parque todos os finais de semanas, a dona de casa Maria Aparecida da Silva e Souza disse que, no dia do evento, vendeu cerca de 180 balões personalizados e ficou feliz com a renda extra.
“Normalmente vendo cerca de 30 até uns 50 balões quando Deus abençoa, mas em eventos sempre ganho um pouco mais, que venham outros eventos”, comemorou a vendedora.
Inaugurado em 2024, o parque Gigantes da Floresta é considerado um marco na recuperação de áreas urbanas degradadas. O espaço foi construído em uma área antes abandonada, que deu lugar a um ambiente planejado, arborizado e acessível.
— — —
Texto – Polyana Brelaz/Semacc
Fotos – Arquivo/Semcom