O empresário colombiano Jorge Henrique Mojica Buitrago, proprietário, fundador e CEO da rede de lojas Top Internacional, recebeu o Título de Cidadão do Amazonas, na Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), na última segunda-feira (29/4). A iniciativa foi do deputado Adjuto Afonso (União Brasil), em reconhecimento aos 55 anos de atuação de Mojica no comércio, gerando emprego e renda, por meio do empreendimento. Presidida, inicialmente, pelo deputado Carlinhos Bessa (PV), a Sessão Especial foi marcada pela emoção do agraciado e da família, sendo prestigiada por amigos e representantes do comércio local.
“O Jorge Mojica foi visionário quando decidiu instalar a primeira loja Top Internacional, na avenida Eduardo Ribeiro, há 55 anos. Ele, com a sua ousadia, foi um dos primeiros a acreditar no modelo Zona Franca de Manaus que tomava formato. Hoje, tem um negócio sólido, que expandiu para além do Amazonas, com lojas em outros estados brasileiros. E, o mais importante ressaltar, durante todo esse período vem gerando emprego e renda para a nossa gente. Essa homenagem é muito justa e até tardia, e nós, que representamos o povo, estamos fazendo um reconhecimento pelo trabalho dele no Amazonas”, disse o deputado Adjuto Afonso.
Jorge Mojica, como é conhecido, que completou na semana passada 88 anos de idade, proferiu um discurso emocionado e de agradecimento, tendo em vista que a homenagem foi a primeira que recebeu de um órgão público durante todo o período de atuação no Estado.
“Agradeço profundamente a todos vocês. Estou repleto de alegria e emoção ao receber o Título de Cidadão do Amazonas concedido por esta Casa Legislativa, por iniciativa do deputado Adjuto Afonso, a quem expresso gratidão à parte”, disse o homenageado, destacando, ainda, que o sucesso da Top se deve à equipe competente de funcionários.
A diretora comercial da Top Internacional, Patrícia Berg, fez um discurso representando a equipe de funcionários das lojas, destacando o empenho de Mojica à frente da Top. “É com imenso respeito e profunda gratidão que me dirijo a todos vocês, na qualidade de diretora comercial. Neste momento, minha voz representa todos os colaboradores presentes ou nos seus devidos postos de trabalho de nossa estimada empresa. Temos a honra de ver o nosso fundador e CEO, Jorge Mojica, ser homenageado. Essa honraria reflete a grandeza de sua visão e seu incansável compromisso com a nossa gente, com o Estado”, disse.
A Sessão Especial contou com a cônsul-geral da Colômbia, Sandra Salazar; presidente da Federação do Comércio do Amazonas (Fecomércio), Aderson Frota; o presidente da Câmara de Dirigentes Lojista de Manaus (CDL-Manaus), Ralph Assayag; o presidente do Sindicato do Comércio Varejista de Drogas do Amazonas (Sindidrogas), Alarico Rodrigues; do ex-deputado estadual Mário Frota; a jornalista e membro da Academia Amazonense de Letras, Mazé Mourão, além de representantes do Governo do Estado, Prefeitura de Manaus e Tribunal de Contas do Estado (TCE).