Este site utiliza cookies Política de Privacidade Clique para aceitar os termos de uso.
Accept
Portal Noticiário Brasil
  • Principal
Reading: Codajás recebe a 6ª expedição de saúde do Barco Hospital São João XXIII
Compartilhar
Portal Noticiário BrasilPortal Noticiário Brasil
Aa
Search
  • Principal
Have an existing account? Sign In
Follow US
  • Advertise
© 2022 Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
Justiça

Codajás recebe a 6ª expedição de saúde do Barco Hospital São João XXIII

Noticiario Brasil
Compartilhar
Compartilhar
banner publicidade

Unidade fluvial atenderá, a partir de sábado (22/03), os moradores das comunidades Vila Nova, São Francisco do Bena, Santa Helena e Argentina

FOTO: Evandro Seixas/SES-AM; Arthur Castro/SECOM

O Barco Hospital São João XXIII, uma parceria do Governo do Amazonas com a Associação e a Fraternidade Lar São Francisco de Assis, iniciou, nesta quinta-feira (20/03), a sua 6ª expedição de saúde, saindo de Manaus para Codajás (a 247 quilômetros da capital). O destino da embarcação é o Distrito de Murituba, onde, no sábado (22/03), terão início os atendimentos médicos para os moradores das comunidades Vila Nova, São Francisco do Bena, Santa Helena e Argentina.

A meta é realizar, até o dia 26 de março, mais de três mil atendimentos em oito especialidades: clínica geral, pediatria, ginecologia, oftalmologia, radiologia, infectologia, anestesiologia e cirurgia geral. Também serão realizados procedimentos odontológicos, exames laboratoriais (raio-X, mamografia, ultrassonografia e eletrocardiograma), dispensação de medicamentos e vacinação. Os interessados devem comparecer ao Barco Hospital com documentos pessoais (identidade e CPF) e com o cartão do Sistema Único de saúde (SUS). O atendimento inicia a partir das 7h.

De acordo com a secretária da SES-AM, Nayara Maksoud, com o Barco Hospital São João XXIII, o Governo do Amazonas ampliou ainda mais o acesso ao atendimento especializado e às ações de assistência básica para quem mora em áreas mais afastadas das zonas urbanas. “É uma transformação que o governador Wilson Lima está trazendo para a saúde, ao proporcionar assistência de qualidade e com resolutividade no atendimento às populações mais distantes”, destacou.

FOTOS: Evandro Seixas/SES-AM; Arthur Castro/SECOM

A embarcação partiu de Manaus com 68 profissionais de saúde, entre os quais, 23 médicos e quatro dentistas. A responsável técnica pela odontologia, Dayana Mello, ressalta o caráter humanitário da viagem. “A troca de energia, de conhecimento, o escutar da comunidade. Deixamos uma parte da gente lá e levamos sempre uma parte de todos eles com a gente”, afirmou.

O coordenador do Barco Hospital São João XXIII, frei Alberto Medeiros, destaca que, durante a expedição, a meta é garantir que todos que procuram o barco tenham seus problemas de saúde resolvidos. “O paciente passa no atendimento médico, faz os exames e sai da embarcação com a medicação. Nós também realizamos cirurgias de média e alta complexidade”, observou.

FOTO: Evandro Seixas/SES-AM; Arthur Castro/SECOM

O barco conta com centros cirúrgicos, sala para recuperação pós-anestésica e leitos de internação. “Além do centro cirúrgico, estamos equipados com torre de endoscopia para cirurgias por vídeo. Temos centro cirúrgico oftalmológico para realizar cirurgias a laser, centro de imagem com raio-X, ultrassom, mamografia, radiologia e laboratório,” observa o diretor técnico do barco hospital, Gustavo Vieira.

Oportunidade

Vinda de São Paulo, a médica infectologista Giovanna Sapienza participa pela primeira vez da expedição e vê na experiência uma oportunidade de ampliar o olhar para os que estão em áreas remotas do Brasil. “A gente tem que ter noção do que é o nosso país, de verdade. Então, eu acho que poder ter contato, ver onde moram, onde essas pessoas estão e as condições de vida delas, é uma coisa que agrega muito para gente como ser humano” destacou.

A ginecologista e obstetra Renata Roizman espera contribuir com a saúde preventiva da mulher ribeirinha. “Eu acho que a gente vai ter a oportunidade de fazer bastante coisa: exames de Papanicolau, mamografias e, também, o tratamento mais secundário. Tratar lesões precursoras de câncer, pequenos procedimentos cirúrgicos, assim como o pré-natal e até parto”, relaciona.

Estrutura moderna

Com três andares, equipamentos de ponta e estrutura hospitalar completa, o Barco Hospital São João XXIII dispõe de 14 leitos, sendo dez de internação e quatro para recuperação pós-anestésica. Conta, ainda, com um centro cirúrgico da oftalmologia e dois centros cirúrgicos gerais, que dispõem de equipamento para videocirurgia, salas de ultrassom, mamografia, raio-X, eletrocardiograma, posto de enfermagem e farmácia. No barco, há também as áreas comuns, como banheiros, elevador, cozinha, camarotes e salas administrativas. A embarcação dispõe de espaço para duas ambulanchas, que dão apoio nas expedições, para possíveis encaminhamentos de urgência para alta complexidade.

FOTOS: Evandro Seixas/SES-AM; Arthur Castro/SECOM

Mais de 16 mil atendimentos

Desde a primeira expedição, o Barco Hospital São João XXIII realizou 16.371 atendimentos, em cinco comunidades de quatro municípios. Antes de Codajás, a expedição esteve em Anori (a 195 quilômetros de Manaus), entre os dias 7 e 13 de março, quando foram realizados 2.920 procedimentos, sendo 821 consultas médicas e 193 odontológicas; 658 procedimentos odontológicos; 217 exames laboratoriais; 105 eletrocardiogramas; 38 mamografias e 173 exames de raio-X, além de 69 procedimentos cirúrgicos de baixa complexidade e 41 de média complexidade, dentre os quais os partos por cesariana dos bebês Elias e Ítalo, um feito inédito para a unidade fluvial.

A primeira expedição foi entre 11 e 14 de dezembro de 2024, nas comunidades Xiborena e Marchantaria, no município de Iranduba (a 27 quilômetros de Manaus). Depois, foi a vez da Vila do Janauacá, município de Manaquiri (a 60 quilômetros de Manaus), entre os dias 17 e 23 de janeiro de 2025. A comunidade Bom Jesus do Puduari, em NOVO Airão (a 115 quilômetros de Manaus) foi o destino da terceira viagem, entre 31 de janeiro e 5 de fevereiro de 2025. E de 21 a 26 de fevereiro, o barco hospitalar esteve na comunidade Vila do Jacaré, na zona rural do município de Manacapuru (a 68 quilômetros de Manaus).

O post Codajás recebe a 6ª expedição de saúde do Barco Hospital São João XXIII apareceu primeiro em Agência Amazonas de Notícias.

Leia também

Olimpíada Nacional de Eficiência Energética está com inscrições abertas até o fim de setembro

Sejusc e Cedim promovem a 5ª Conferência Estadual de Políticas para as Mulheres do Amazonas

Alunos de escola pública participam de roda de conversa sobre os riscos do cigarro eletrônico

Pescadores destacam melhorias no trabalho e na renda com as entregas de equipamentos do programa Atualiza Pescador

Governo do Amazonas apresenta avanços no plano de atendimento definitivo para famílias do Monte Horebe

Compartilhar este artigo
Facebook Twitter Copy Link Print

Leia mais

Justiça

Olimpíada Nacional de Eficiência Energética está com inscrições abertas até o fim de setembro

27 de agosto de 2025
Justiça

Sejusc e Cedim promovem a 5ª Conferência Estadual de Políticas para as Mulheres do Amazonas

27 de agosto de 2025
Justiça

Alunos de escola pública participam de roda de conversa sobre os riscos do cigarro eletrônico

27 de agosto de 2025
Justiça

Pescadores destacam melhorias no trabalho e na renda com as entregas de equipamentos do programa Atualiza Pescador

27 de agosto de 2025
Portal Noticiário BrasilPortal Noticiário Brasil
Welcome Back!

Sign in to your account

Lost your password?