Este site utiliza cookies Política de Privacidade Clique para aceitar os termos de uso.
Accept
Portal Noticiário Brasil
  • Principal
Reading: Cigás faz 15 anos e celebra consolidação do gás natural na matriz energética do estado
Compartilhar
Portal Noticiário BrasilPortal Noticiário Brasil
Aa
Search
  • Principal
Have an existing account? Sign In
Follow US
  • Advertise
© 2022 Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
Justiça

Cigás faz 15 anos e celebra consolidação do gás natural na matriz energética do estado

Noticiario Brasil
Compartilhar
Compartilhar

Concessionária iniciou operação comercial em dezembro de 2010

Foto: Divulgação/Cigás

Em meio à busca global por fontes de energia mais limpas e seguras, o gás natural (GN) consolidou-se com participação ativa na matriz energética do estado. Este avanço é fruto dos 15 anos de operação comercial da Companhia de Gás do Amazonas (Cigás), celebrados neste mês de dezembro. O GN, distribuído pela Cigás, ocupa posição privilegiada entre as principais fontes de geração de energia elétrica no estado.

Dados da Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE) mostram que o gás natural representa cerca de 80% das fontes de geração de energia elétrica, vinculadas ao Sistema Interligado Nacional (SIN), no estado. Esse gás natural é distribuído pela Cigás para usinas termelétricas (UTE’s).

Ao longo dos anos, a Cigás ampliou para 12 a quantidade de termelétricas atendidas. Dessas, sete estão localizadas em Manaus (UTE Mauá 3, UTE Aparecida e os Produtores Independentes de Energia – PIE’s – Tambaqui, Jaraqui, Tucunaré, Poraquê e Pirarucu), e cinco em municípios do interior (UTE Anori, UTE Coari, UTE Anamã, UTE Codajás e UTE Caapiranga).

Esse desempenho é reflexo da alta demanda do segmento termelétrico. Nos primeiros 10 meses deste ano, o consumo médio de gás natural das termelétricas atingiu 4,8 milhões de metros cúbicos por dia (m³/d). Esse volume expressivo corresponde a 85% do volume total distribuído pela Cigás. Os 15% restantes do volume distribuído pela concessionária são direcionados ao atendimento dos demais segmentos.

“O gás natural distribuído pela Cigás às usinas termelétricas tornou-se, sem dúvida, uma fonte de energia importante para a segurança energética do Amazonas, contribuindo para o processo de descarbonização do nosso estado e como importante aliado no desenvolvimento econômico”, destaca o diretor técnico-comercial da Cigás, Clovis Correia Junior.

Fotos: Divulgação/Cigás

O diretor salienta que a Cigás está em fase final de teste em um NOVO trecho de gasoduto para atender a UTE Manaus 1 – que está sendo construída no Distrito Industrial. No interior do estado, especificamente na operação executada no município de Silves (distante 204 quilômetros de Manaus), a Cigás tem contratado mais três consumidores livres do segmento termelétrico: usina azulão, usina azulão 2 e usina azulão 4, vencedoras do leilão de reserva de capacidade na forma de energia, de 2021 e 2022 e que estão sendo construídas para ampliar a disponibilidade de energia elétrica.

Contribuição ambiental

O gás natural não apenas garante o fornecimento seguro de energia, como exerce um papel fundamental na transição energética, em razão de ser o mais limpo dos combustíveis fósseis.

Essa contribuição é comprovada em artigo publicado pela revista Energia na Amazônia, do Centro de Desenvolvimento Energético Amazônico (CDEAM), vinculado à Universidade Federal do Amazonas (UFAM). O estudo indica que a substituição de óleo combustível por gás natural na geração elétrica evitou a emissão de aproximadamente 6,2 milhões de toneladas de carbono equivalente (tCO_2e) no período de 2010 a 2023.

Sistema de distribuição

Além dos ganhos consideráveis no segmento termelétrico, o sistema de distribuição de gás natural segue em plena expansão e já conta com 359 quilômetros de extensão. O avanço dessa infraestrutura tem propiciado o aumento considerável do número de usuários de gás natural.

Hoje, são mais de 28 mil unidades consumidoras dos segmentos termelétrico, industrial, veicular, comercial, residencial e autogeração/liquefação abastecidas pelo gás natural fornecido pela Cigás no Amazonas. Entre os consumidores industriais, destacam-se importantes empresas do Polo Industrial de Manaus (PIM), como Moto Honda, Yamaha, PCE, Caloi, Coca-Cola, Metalfino e Ambev. No setor comercial, o gás natural abastece uma ampla gama de estabelecimentos, como shoppings, supermercados, academias, padarias, lavanderias, restaurantes e hospitais.

Paralelamente, a atuação da Companhia em projetos estratégicos para o estado vem ganhando novos contornos com a expansão da infraestrutura de gás natural voltada à região portuária. Em Manaus, a parceria firmada entre Cigás e Super Terminais resultou na assinatura, em julho deste ano, de um contrato para instalação da primeira usina de gás natural destinada a operações portuárias no Norte do país.

Vantagens e competitividade

A rápida expansão do mercado de gás natural no Amazonas é resultado de uma combinação de fatores. A economia em relação a outros combustíveis é um dos principais atrativos. No mercado amazonense, o gás natural PODE gerar redução de custos de até 62% para as indústrias, 56% para empreendimentos comerciais, 54% no segmento veicular e de até 55% no residencial. Outra vantagem significativa é a versatilidade do gás natural. Essa fonte de energia PODE ser utilizada na geração de energia elétrica e vapor, aquecimento, secagem, climatização, como combustível para veículos e empilhadeiras, e no preparo de alimentos em refeitórios.

Adicionalmente, a Cigás se destaca no cenário nacional. Hoje, a concessionária ocupa a terceira colocação, em termos de volume comercializado, entre as distribuidoras vinculadas à pesquisa da Associação Brasileira das Empresas Distribuidoras de Gás Canalizado (Abegás), conforme dados mais recentes de julho deste ano. “Essa posição é motivo de imenso orgulho, considerando que estamos ao lado de outras concessionárias com mais tempo no mercado, algumas delas, centenárias”, disse o diretor-presidente da Cigás, Heraldo Câmara.

A Companhia de Gás do Amazonas também é destaque no que se referente à competitividade de sua tarifa. Segundo o Boletim Mensal de Acompanhamento da Indústria de Gás Natural do Ministério de Minas e Energia (MME) mais recente, de junho deste ano, a Companhia lidera o ranking no segmento comercial e ocupa a quarta colocação no industrial, faixa de consumo 20.000 m³/dia, em comparação com outras 19 concessionárias de todo o país.

O diretor-presidente destaca que a Companhia está comprometida em criar as condições necessárias para que cada vez mais usuários, no Amazonas, tenham acesso ao gás natural, seguindo os princípios da concessão, como modicidade tarifária e isonomia.

O post Cigás faz 15 anos e celebra consolidação do gás natural na matriz energética do estado apareceu primeiro em Agência Amazonas de Notícias.

Leia também

No dia da Economia Solidária, Amazonas celebra política estadual do trabalho cooperativo

Governador Wilson Lima entrega 2 mil óculos e reforça atendimento oftalmológico no Amazonas

‘Sempre tive esperança de ganhar’, diz contemplado na Nota Fiscal Amazonense

Serpentes seguem como principal causa de acidentes no Amazonas, aponta levantamento da FVS-RCP

Portaria do Ipaam ajusta valores da reposição florestal e incentiva a legalidade

Compartilhar este artigo
Facebook Twitter Copy Link Print

Leia mais

Justiça

No dia da Economia Solidária, Amazonas celebra política estadual do trabalho cooperativo

15 de dezembro de 2025
Justiça

Governador Wilson Lima entrega 2 mil óculos e reforça atendimento oftalmológico no Amazonas

15 de dezembro de 2025
Justiça

‘Sempre tive esperança de ganhar’, diz contemplado na Nota Fiscal Amazonense

15 de dezembro de 2025
Justiça

Serpentes seguem como principal causa de acidentes no Amazonas, aponta levantamento da FVS-RCP

15 de dezembro de 2025
Portal Noticiário BrasilPortal Noticiário Brasil
Welcome Back!

Sign in to your account

Lost your password?