Este site utiliza cookies Política de Privacidade Clique para aceitar os termos de uso.
Accept
Portal Noticiário Brasil
  • Principal
Reading: Atendimento tributário da Prefeitura de Manaus, via Inteligência Artificial do WhatsApp, cresce 122% no primeiro semestre de 2025
Compartilhar
Portal Noticiário BrasilPortal Noticiário Brasil
Aa
Search
  • Principal
Have an existing account? Sign In
Follow US
  • Advertise
© 2022 Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
Prefeitura de Manaus

Atendimento tributário da Prefeitura de Manaus, via Inteligência Artificial do WhatsApp, cresce 122% no primeiro semestre de 2025

Noticiario Brasil
Compartilhar
Compartilhar
banner publicidade

O Manaus Atende Inteligência Artificial (Maia), assistente virtual de atendimento tributário da Prefeitura de Manaus, disponível pelo WhatsApp (92) 3672-1600, registrou um crescimento expressivo neste ano. Neste primeiro semestre, 77.669 contribuintes já utilizaram o serviço, o que representa aumento de 122% em relação ao mesmo período do ano anterior, quando foram contabilizados aproximadamente 35 mil atendimentos.

Do total de atendimentos realizados entre janeiro e junho deste ano, 67.946 contribuintes tiveram suas dúvidas solucionadas diretamente pelos menus automáticos do chatbot, que funcionam de forma simples e rápida. Já 9.723 atendimentos foram encaminhados para contato direto com os agentes do Manaus Atende, garantindo suporte humanizado aos cidadãos que necessitaram de informações adicionais e mais detalhadas.

Para o subsecretário da Receita da Secretaria Municipal de Finanças, Planejamento e Tecnologia da Informação (Semef), Arminio pontes, responsável pela implementação do canal, os números comprovam a aceitação da ferramenta e sua importância para facilitar o acesso da população às informações tributárias do município.

“Seguindo as tendências tecnológicas atuais, a Semef vem implementando novos canais de comunicação com o contribuinte mais eficientes. É o caso do WhatsApp, que implementamos há quase dois anos, e tem sido uma das ferramentas importantes para facilitar essa comunicação, tornando-a mais direcionada a assuntos específicos. Além de e-mails, cartas e SMS, agora temos esse canal pelo WhatsApp para tornar o nosso atendimento mais interativo e imediato”, disse.

O canal, lançado em dezembro de 2023, oferece atendimento automatizado do chatbot 24 horas por dia. Para acessar, basta salvar o número (92) 3672-1600 nos contatos e enviar uma mensagem com a palavra “oi”. Após informar o CPF ou CNPJ, o contribuinte já tem acesso a um menu interativo com várias opções de serviços.

Entre os serviços disponíveis estão consultas relacionadas a parcelamentos de IPTU, ISS, Alvará, ITBI, além de orientações sobre outros procedimentos tributários. Caso as dúvidas não sejam resolvidas via chatbot, o contribuinte PODE ser direcionado a um atendente para suporte especializado.

Segurança e praticidade

pontes também reforçou que o canal não recebe áudios, vídeos ou ligações, sendo exclusivo para mensagens de texto. Ele alertou ainda que os contribuintes devem sempre verificar o selo verde de verificação do perfil, que confirma a autenticidade do serviço oficial da Prefeitura de Manaus.

A solução tecnológica foi desenvolvida em parceria com a empresa brasileira Gove, especializada em sistemas de relacionamento voltados para o setor público. Nesta fase, o atendimento está focado em demandas tributárias, mas a meta é expandir o serviço para outras áreas da administração municipal.

Com a crescente adesão, o atendimento via WhatsApp consolida-se como um dos principais canais de comunicação entre a Prefeitura de Manaus e os contribuintes, combinando agilidade, acessibilidade e eficiência.

Outros canais

Além do serviço de atendimento via Whatsapp, a Central de Atendimento Manaus Atende também disponibiliza outros canais para atendimento tributário direto ao cidadão, como o Call Center, por meio do número 156. O serviço funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.

O contribuinte também PODE optar pelo atendimento via formulário “Fale Conosco” ou pelo chat, ambos disponíveis no portal de serviços: manausatende.Manaus.am.gov.br.

— — —

Texto – Anderson Farias Semef

Foto – Divulgação/Semef

Leia também

Prefeito David Almeida assina edital para construção da ‘Cidade do Autista’ e avança na política de inclusão em Manaus

Respeito e ambiente saudável são debatidos em escola da Prefeitura de Manaus

Prefeitura de Manaus instala balizadores no Passeio do Mindu para reforçar segurança de corredores e ciclistas

Teatro ‘Balões’ promete encantar público em apresentação gratuita do ‘#SouManaus Passo a Paço 2025’

Espetáculo ‘Sebastião’, da companhia de teatro Ateliê 23, integra programação teatral do ‘#SouManaus Passo a Paço 2025’

Compartilhar este artigo
Facebook Twitter Copy Link Print

Leia mais

Prefeitura de Manaus

Prefeito David Almeida assina edital para construção da ‘Cidade do Autista’ e avança na política de inclusão em Manaus

26 de agosto de 2025
Prefeitura de Manaus

Respeito e ambiente saudável são debatidos em escola da Prefeitura de Manaus

26 de agosto de 2025
Prefeitura de Manaus

Prefeitura de Manaus instala balizadores no Passeio do Mindu para reforçar segurança de corredores e ciclistas

26 de agosto de 2025
Prefeitura de Manaus

Teatro ‘Balões’ promete encantar público em apresentação gratuita do ‘#SouManaus Passo a Paço 2025’

26 de agosto de 2025
Portal Noticiário BrasilPortal Noticiário Brasil
Welcome Back!

Sign in to your account

Lost your password?