O objetivo foi orientar sobre uso de recursos federais, planejamento e monitoramento das ações, além de normas e procedimentos

Foto: Divulgação/SEAS
A Secretaria de Estado da assistência social e Combate à fome (SEAS) alcançou 35 municípios amazonenses, presencialmente, em 2025, com o apoio técnico realizado todos os anos para capacitar gestores e técnicos que atuam na REDE do Sistema Único de assistência social (Suas), na implementação das políticas públicas. O último acompanhamento do ano foi realizado no final de novembro, nos municípios de Parintins e Tabatinga.
O apoio técnico é um instrumento da gestão de secretaria, responsável por orientar e acompanhar os municípios na execução dos serviços do Sistema Único de assistência social (Suas). O objetivo é aprimorar a REDE socioassistencial e o atendimento à população.
Além disso, visa garantir apoio qualificado à gestão municipal de assistência social, realizando o monitoramento e a avaliação das metas de pactuação nacional e de indicadores de gestão, bem como, o aprimoramento da gestão e a continuidade das ações, dos programas, projetos, benefícios e serviços socioassistenciais.
O trabalho também visa ajudar na organização dos serviços (CRAS, CREAS, etc.), orientar o uso correto dos recursos federais, apoiar o planejamento e monitoramento das ações, capacitar equipes municipais, esclarecer dúvidas sobre normas e procedimentos.
A equipe é multidisciplinar e composta por técnicos do Departamento de Gestão do SUAS (DGSUAS), Departamento de proteção social especial (DPSE), Departamento de proteção social básica (DPSB), Secretaria Executiva Adjunta de Segurança Alimentar e Nutricional (Seasan), Coordenação Estadual do Programa Bolsa Família e cadastro único (CPBF), além do Programa Primeira Infância no Suas – Criança Feliz (PCF).
“É um trabalho em conjunto com os departamentos da SEAS, onde além de acompanharmos a gestão do Suas no estado, promovemos capacitações para os trabalhadores que atuam nessa REDE. É tudo pensado para tornar a assistência social cada vez mais forte no Amazonas, garantindo a eficiência do Suas e o melhor atendimento às pessoas”, explicou a chefe do DGSUAS, Karla Marques.


A assistente social do centro de referência de assistência social (CRAS) de Tabatinga, Mônica Letícia, destacou a importância do acompanhamento e das orientações para os trabalhadores da assistência social no município.
“Agradeço a SEAS por ter enviado a equipe maravilhosa. Nós estávamos precisando muito pois começamos uma nova gestão, com profissionais contratados recentemente. Então, o apoio técnico deste ano foi de plena importância pois tiramos muitas dúvidas sobre vários serviços”, afirmou.
Karla Marques ressaltou, também, que a meta estabelecida para 2025 foi cumprida com sucesso. “O apoio técnico presencial é estabelecido a partir da necessidade e periodicidade de cada local. A meta de visitas estabelecida foi cumprida, garantindo que a SEAS estivesse presente nos municípios e fortalecesse o atendimento às famílias em todo o Amazonas”, finalizou.
O apoio técnico é realizado também de forma não presencial com os 62 municípios do estado por meio de reuniões on-line, videoconferência, ligações telefônicas e contato via WhatsApp, além da visita das equipes municipais na sede da SEAS, em Manaus.
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