Cerca de 18% da população amazonense já tem o documento


O Amazonas, por meio da Secretaria de Segurança Pública (SSP-AM), é o segundo estado da Região Norte que mais emitiu a Carteira de Identidade Nacional (CIN). Desde o lançamento da CIN, em abril de 2023, até agora, já foram emitidas 760 mil, o que representa alcance de cerca de 18% da população amazonense, segundo os dados do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP).
Somente nos seis primeiros meses deste ano, o Amazonas já emitiu mais de 78 mil novas Carteiras de Identidade Nacional (CIN). O diretor do Instituto de Identificação Aderson Conceição de Melo (IIACM), Mahatma Porto, destacou os números expressivos de emissões atingidas pelo estado.
“Em números absolutos, já identificamos o equivalente a quase toda a população do Acre, que, proporcionalmente, é o maior emissor de CINs da Região Norte atualmente. Apesar das dificuldades logísticas e das grandes distâncias no nosso estado, temos trabalhado continuamente para ampliar os atendimentos na capital e nos municípios do interior, implantando postos de atendimentos online, conforme o cronograma de prioridades estabelecido pela SSP-AM”, ressaltou o diretor.


Ainda conforme os números MJSP, o estado com a maior emissão alcançada foi o Acre, que atingiu o total de 27,14%. Em terceiro lugar ficou Rondônia, com cerca de 14,22% de documentos emitidos.
Ações
O segundo lugar alcançado pelo Amazonas entre os estados do Norte, é fruto de ações contínuas realizadas ao longo do ano pela SSP-AM por meio do Instituto de Identificação Aderson Conceição de Melo (IIACM). Com serviços sendo oferecidos nas unidades do Pronto Atendimento ao Cidadão (PACs), que também alcança moradores de comunidades distantes e de difícil acesso.
Essa posição de destaque é também reflexo do programa criado pelo Governo do Amazonas, o Governo Presente, que tem como objetivo ofertar serviços essenciais à população ao longo do ano. Além disso, a SSP-AM tem realizado mutirões em parceria com outros órgãos, na emissão da CIN, com foco principal nas comunidades indígenas e ribeirinhas, garantindo o direito à documentação básica.


Como foi o caso da Campanha da Justiça Itinerante Cooperativa na Amazônia Legal 2025, feita pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ). A iniciativa ocorreu entre os dias 23 a 27 de junho, e atendeu mais de mil pessoas do município de Boca do Acre (a 1.028 quilômetros de Manaus), com serviços de emissão e agendamento da Carteira de Identidade Nacional.
O post Amazonas é o segundo estado que mais emitiu CIN na Região Norte apareceu primeiro em Agência Amazonas de Notícias.