Este site utiliza cookies Política de Privacidade Clique para aceitar os termos de uso.
Accept
Portal Noticiário Brasil
  • Principal
Reading: Alunos de Escola de Estadual Tempo Integral participam de curso de astronomia da USP
Compartilhar
Portal Noticiário BrasilPortal Noticiário Brasil
Aa
Search
  • Principal
Have an existing account? Sign In
Follow US
  • Advertise
© 2022 Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
Internacional

Alunos de Escola de Estadual Tempo Integral participam de curso de astronomia da USP

Redação
Compartilhar
Compartilhar
banner publicidade

Aulas on-line reuniram estudantes do 6º ao 9º ano e foi desenvolvido por pesquisadores doutores da Universidade de São Paulo


Foto:
 Eduardo Cavalcante/Secretaria de Estado de educação e Desporto Escolar

Em parceria com pesquisadores do Instituto de Astronomia, Geofísica e ciências Atmosféricas (IAG), da Universidade de São Paulo (USP), a escola Estadual de Tempo Integral (EETI) Altair Severiano Nunes, localizada no bairro Parque Dez, zona centro-sul de Manaus, participou do Projeto de Extensão Cecília On-line, que reuniu estudantes do 6º e 9º ano do ensino fundamental, para estimular a aplicação de experimentos.

As aulas teóricas foram ministradas de forma remota e acompanhadas pelos alunos, na biblioteca da escola, no período do contraturno. O curso, realizado durante duas semanas, teve carga horária de 10 horas.

A proposta partiu da professora de ciências Naturais da unidade de ensino, Liane Galvão de Lima, que inscreveu a escola no processo seletivo da USP. A professora também foi responsável pela mediação das aulas e por acompanhar os experimentos atmosféricos desenvolvidos pelos próprios alunos.

“O objetivo é a popularização do conhecimento científico. Eu espero ainda fortalecer essa equipe, porque nós já começamos a trabalhar as ciências atmosféricas. Foi uma sementinha plantada no coração deles”, disse Liane Galvão.

Os alunos apresentaram cinco experimentos: o sismológico, em que foram estudados tremores terrestres por meio de uma plataforma virtual da USP; relógio do sol, que identificou os pontos cardeais; a bússola caseira, que verificou o geomagnetismo do planeta; a espectrofotometria, experimento responsável por demonstrar os tipos de radiação solar; e o efeito estufa, fenômeno natural que ocorre na atmosfera e foi apresentado por meio de experimento com copos de água vedados com plástico.

“Esse experimento mostra o que a atmosfera faz para a Terra. Quando o copo tá com insufilm, o sol bate na água e a água continua quente, porque o insulfilm faz o papel de estufa e deixa a água quente”, disse o estudante Murilo Pantoja, de 14 anos, ao explicar o experimento do efeito estufa.

Foto: Eduardo Cavalcante/Secretaria de Estado de educação e Desporto Escolar

Para a aluna do 8º ano, Kiara Maísa, de 13 anos, o projeto deu luz aos conhecimentos geofísicos e atmosféricos, além de ter permitido descobertas e inspirar os futuros cientistas.

“Para mim, foi uma experiência muito interessante. Eu amo participar de projetos; porque, além de conhecer coisas novas, a gente tem assuntos que não têm na escola. É muito importante porque vai ajudar no nosso futuro”, disse Kiara.

“Cecília On-line”

O nome do projeto é uma homenagem à astrônoma e astrofísica britânica-americana Cecília Payne-Gaposchkin, a primeira pesquisadora a mostrar que, primariamente, o sol é composto de hidrogênio. A descoberta ocorreu em 1925, quando acreditava-se que a estrela possuía uma composição similar à da Terra.

Foto: Eduardo Cavalcante/Secretaria de Estado de educação e Desporto Escolar

O projeto, desenvolvido por pesquisadores doutores da USP, selecionou 150 instituições de ensino do país para participarem das atividades. A ideia é aproximar os alunos do conhecimento científico. Na escola Altair Severiano Nunes, os estudantes apresentarão os resultados dos experimentos para toda a comunidade escolar.

“Eu penso que é importante, porque a gente precisa fomentar a ciência na escola e estabelecer essas parcerias com as universidades. Isso, com certeza, vai trazer mais qualidade para o ensino e mais produtividade. Quando a gente vê que o aluno se dedica e se motiva a participar dessas atividades, a gente entende que o nosso trabalho está surtindo um efeito positivo”, disse a diretora da escola, Lana Albuquerque.

O post Alunos de Escola de Estadual Tempo Integral participam de curso de astronomia da USP apareceu primeiro em Agência Amazonas de Notícias.

  

Leia também

Em Japurá, Idam realiza Feira da Agricultura Familiar

ADS formaliza contrato do Preme e realiza entregas para impulsionar a produção rural em Careiro da Várzea

Boi Brilhante é campeão do 67º Festival Folclórico do Amazonas com 339,3 pontos

Detran-AM: Fiscalização registra 109 procedimentos relacionados à alcoolemia no fim de semana

Inscrições para o Prêmio Estadual de Educação Fiscal 2025 se encerram na quinta-feira

Compartilhar este artigo
Facebook Twitter Copy Link Print
Leave a comment

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia mais

Justiça

Em Japurá, Idam realiza Feira da Agricultura Familiar

30 de julho de 2025
Justiça

ADS formaliza contrato do Preme e realiza entregas para impulsionar a produção rural em Careiro da Várzea

30 de julho de 2025
Justiça

Boi Brilhante é campeão do 67º Festival Folclórico do Amazonas com 339,3 pontos

29 de julho de 2025
Justiça

Detran-AM: Fiscalização registra 109 procedimentos relacionados à alcoolemia no fim de semana

28 de julho de 2025
Portal Noticiário BrasilPortal Noticiário Brasil
Welcome Back!

Sign in to your account

Lost your password?