Os alunos da escola municipal Doutor Vicente de Mendonça Júnior, localizada no bairro Grande Circular, zona Leste, tiveram momentos de descontração e conhecimento sobre trânsito, nesta sexta-feira, 29/11, durante a realização do programa “Oca vai à Escola”, da Prefeitura de Manaus. A ação contou com a participação da equipe de Educação do Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (IMMU) e o apoio das secretarias municipais de Educação (Semed), de Saúde (Semsa) e de Limpeza Urbana (Semulsp) e demais parceiros.
Durante a ação, os estudantes tiveram a oportunidade de interagir com os educadores e de participarem de atividades lúdicas sobre regras e legislação de trânsito. Entre os jogos que mais chamaram atenção, estavam o tapete pedagógico e o jogo da memória.
“Este é um trabalho que traz muita satisfação, pois percebemos que as crianças aprendem brincando e que ainda levam os conhecimentos a seus familiares, amigos e pessoas com quem interagem em seu cotidiano. Destacamos que a educação de trânsito é uma forma muito eficaz de educar futuros condutores, assim como evitar acidentes e, consequente, mortes no trânsito da nossa cidade”, frisou a chefe do setor de Educação do IMMU, Hanara Souza.
O coordenador das Ocas do Conhecimento Ambiental, Renato Bezerro Lima Júnior, elogiou a iniciativa de trazer o assunto trânsito aos estudantes. “Esta ação enriquece o capital de conhecimento dos alunos, uma vez que não é tratado diariamente com os alunos. Muitas vezes esse conteúdo só vem quando nós vamos tirar a nossa carteira de habilitação e tratar desse assunto é importante não só para o motorista, mas para os pedestres também. Para que os estudantes saibam como se locomover no trânsito, evitar acidentes, contribuir com o fluxo de veículos, ajudar pessoas na travessia, então tem uma série de coisas que vai trazer um conhecimento muito enriquecedor para os alunos”, destacou.
Nas duas atividades, os participantes eram desafiados a mostrar seus conhecimentos básicos sobre trânsito, assim como tiveram oportunidade de assimilar noções do Código de Trânsito Brasileiro (CTB).
— — —Texto – Álisson Castro / IMMUFotos – Karol Silva / IMMU