
O plano de arborização da Prefeitura de Manaus atingiu, em 2025, a marca histórica de 32 mil mudas plantadas na capital. A iniciativa faz parte do programa “Manaus Mais Verde”, coordenado pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semmas), e consolida a expansão das áreas sombreadas e a recuperação ambiental da cidade.
Com o desempenho registrado este ano, o município eleva para 55 mil o total de mudas plantadas desde 2021. As ações de plantio foram distribuídas de forma estratégica por todas as zonas da cidade, com foco em canteiros centrais, escolas municipais, áreas de preservação permanente (APPs), parques e logradouros públicos.
Superando as projeções iniciais, que previam o plantio de 15 mil mudas para o período, a gestão municipal conseguiu dobrar a meta estabelecida para 2025.
“Este é um resultado que nos traz grande satisfação. Manaus necessita desse avanço na arborização e no reflorestamento para combater as ilhas de calor e melhorar o microclima urbano. É um compromisso da nossa gestão tornar a cidade mais verde e sustentável para a população”, destacou o prefeito em exercício Renato Junior.
Para o secretário municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade, Fransuá Matos, o resultado alcançado demonstra o compromisso da gestão com as metas de arborização. “O que alcançamos em 2025 é um exemplo do compromisso que nós temos com as metas ambientais previstas pela gestão, para que Manaus seja um exemplo nacional quando se fala em meio ambiente. Sem dúvidas, Manaus avançou muito para se tornar uma cidade mais arborizada”, ressaltou.
Inovação e mecanização
Um dos pilares para o sucesso do programa em 2025 foi a mecanização dos processos. A introdução de equipamentos modernos de perfuração de solo não apenas ampliou a produtividade das equipes, mas também garantiu maior eficiência técnica no plantio e reduziu o impacto físico sobre os servidores.
A seleção das espécies priorizou o equilíbrio urbano. Foram intensificados os plantios de ipê, pau-pretinho e oiti, árvores que apresentam alta adaptabilidade ao clima amazônico e cujas características radiculares e de copa minimizam danos em calçadas e interferências na REDE elétrica.
‘Agenda 2030’
No âmbito institucional, Manaus reforçou seu protagonismo ambiental ao alinhar-se aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), da Organização das Nações Unidas (ONU). Durante a programação do “Junho Verde”, o prefeito David Almeida assinou a Carta Compromisso de Adesão ao programa “Meu Município pelos ODS”, do governo federal.
Com o ato, a capital amazonense integra o grupo seleto de 50 cidades brasileiras que lideram a implementação da “Agenda 2030”, plano global para o desenvolvimento sustentável.
Engajamento comunitário
Além do plantio direto, a prefeitura promoveu o engajamento da sociedade a partir da doação de mais de 100 mil mudas aos cidadãos, provenientes de uma produção superior a 600 mil unidades nos viveiros municipais. Paralelamente, foram implantados mais de 60 pomares urbanos, incentivando a segurança alimentar e a biodiversidade local. As doações seguem em regime itinerante, percorrendo diversos bairros da capital.
— — —
Texto – Geraldo Farias/Semcom
Fotos – Arquivo/Semcom
