Encontro no Rio de Janeiro reuniu 14 estados para avançar na implementação das políticas públicas de educação ambiental até 2030

FOTO: Divulgação/SEMA
A Secretaria de Estado do Meio Ambiente (SEMA) participou, na quarta (03/12) e quinta-feira (04/12), do Encontro da Câmara Técnica de educação Ambiental da Associação Brasileira de Entidades Estaduais de Meio Ambiente (Abema). O evento, na sede da Secretaria de Estado do Ambiente e Sustentabilidade do Rio de Janeiro (SEAS-RJ), reuniu representantes de 14 estados para discutir diretrizes e estratégias relacionadas à educação ambiental.
O Amazonas esteve presente por meio da Comissão Interinstitucional de educação Ambiental (Ciea-AM), responsável pela gestão da Política Estadual de educação Ambiental em articulação com a SEMA e a Secretaria de Estado de educação e Desporto Escolar. A delegação estadual apresentou iniciativas em andamento, como o Programa Agente Ambiental Voluntário (AAV) e as ações de monitoramento e soltura de quelônios nas Unidades de Conservação, incluindo experiências no Mosaico do Apuí, apoiadas pelo Programa Áreas Protegidas da Amazônia (Arpa).


“Esses encontros fortalecem o diálogo entre os estados e ampliam nossa capacidade de estruturar ações articuladas. Compartilhar experiências e alinhar estratégias nacionais ajuda a aprimorar iniciativas que alcançam escolas, comunidades e unidades de conservação”, afirmou a assessora técnica do Departamento de Mudanças Climáticas e Unidades de Conservação (Demuc) da SEMA e ponto focal de educação Ambiental na pasta, Edilene Neri.
Conteúdo
A programação do encontro incluiu debates sobre o andamento dos planos e programas de educação ambiental nos estados, a definição do calendário de reuniões para 2026 e uma roda de conversa dedicada ao planejamento estratégico do próximo ano. Também foram discutidos os critérios para a realização do próximo encontro presencial.


A Abema deverá apoiar, até 2030, os 26 estados e o Distrito Federal na estruturação de suas Políticas Públicas de educação Ambiental, além de oferecer suporte específico, até 2028, para os estados que já possuem leis e programas instituídos.
No Amazonas, a Política Estadual de educação Ambiental foi criada pela Lei nº 3.222/2008, e regulamentada pelo decreto nº 32.555/2012. O texto, atualmente, passa por processo de revisão conduzido pelos membros da Ciea-AM, etapa que precede a atualização do Programa Estadual de educação Ambiental, já em elaboração.
O post SEMA apresenta ações ambientais do Amazonas durante encontro da Câmara Técnica de educação Ambiental da Abema apareceu primeiro em Agência Amazonas de Notícias.
