Moradores do bairro Grande Vitória e entorno, tiveram acesso a serviços essenciais, entre exames, emissão de documentos e oportunidade de crédito


A 25ª edição do Programa Governo Presente registrou mais de 7,6 mil atendimentos à população da zona leste de Manaus, no sábado (1º/11), no Centro Educacional de Tempo Integral (Ceti) Cinthia Régia Gomes do Livramento, no bairro Grande Vitória. Das 8h às 14h, os moradores da região tiveram acesso a diversos serviços gratuitos, como emissão de documentos, atendimentos médicos, oportunidades de crédito, além de castração de animais.
Coordenada pela Unidade Gestora de Projetos Especiais (UGPE), órgão da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Urbano e Metropolitano (Sedurb), Unidade de Gestão Integrada (UGI) e Casa Civil, o evento contou com o apoio da Secretaria de Estado de educação e Desporto Escolar. Nesta edição, 35 secretarias e órgãos do Governo do Amazonas prestaram serviços à população. Os atendimentos de saúde, castração solidária de animais e emissão de documentos, continuarão de segunda-feira (03/11) até quarta-feira (05/11).
“Chegar à 25ª edição do Governo Presente é motivo de satisfação, porque representa a consolidação de uma política pública voltada para atender, diretamente, às necessidades da população”, destacou o secretário da Sedurb e da UGPE, Marcellus Campêlo. “A cada edição, buscamos atender às principais demandas da comunidade local, garantindo que o cidadão tenha acesso à saúde, Cidadania e oportunidades de forma rápida e gratuita”, completou.
Morador da zona leste, o agricultor José Manuel Soares de Souza, de 66 anos, aproveitou a ação para castrar seu cachorro e comemorou a oportunidade de cuidar melhor dos animais. “A gente faz o possível para cuidar direitinho dos nossos bichinhos, e essa facilidade ajuda muito. É uma iniciativa excelente, porque evita o abandono e ensina a cuidar melhor dos animais”, declarou.
A Sepet realizou 445 atendimentos, entre castração e agendamento de cães e gatos, vacinações virais e antirrábica, garantindo cuidado e prevenção para os animais da comunidade.
A dona de casa Vânia Lopes, de 49 anos, que há tempos aguardava uma consulta com o ginecologista, conseguiu ser atendida pelo especialista disponibilizado pela Secretaria de Estado de saúde do Amazonas (SES-AM). ”Eu gostei do atendimento. Essa ação é muito importante para a comunidade, ajuda as pessoas que precisam. Graças a Deus consegui minha consulta”, contou.
A SES-AM, realizou mais de mil atendimentos, entre consultas presenciais com especialidades de clínico geral e oftalmologista; atendimentos por Telessaúde nas especialidades de ortopedia, cardiologia e ginecologia; e exames de mamografia e ultrassonografia na Carreta da saúde.
A Fundação de Vigilância em saúde do Amazonas – Drª Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP), realizou 412 testes rápidos para HIV, sífilis e hepatites B e C. Além disso, foram distribuídos 7,2 mil preservativos externos e 300 internos, 4 mil unidades de gel lubrificante, 400 autotestes para HIV e materiais educativos sobre Profilaxia Pré-Exposição (PrEP) e Profilaxia Pós-Exposição (PEP), garantindo encaminhamento imediato para tratamento em caso de diagnóstico positivo.


A Agência de Desenvolvimento Sustentável do Amazonas (ADS) entregou 9 toneladas de peixe, alcançando cerca de 15 mil pessoas em situação de vulnerabilidade da zona leste da cidade. Além disso, realizou a Feira de Produtos Regionais, que atendeu aproximadamente mil pessoas no local e movimentou mais de R$ 5,1 mil, beneficiando agricultores familiares que atuam nas feiras da ADS.
Cidadania
O Instituto de Identificação Aderson Conceição de Melo (IIACM), da Secretaria de Estado de Segurança Pública (SSP-AM), realizou 481 atendimentos entre emissão e agendamento da Carteira de Identidade Nacional (CIN).
A Secretaria de Estado de justiça, direitos humanos e Cidadania (SEJUSC) realizou 1.037 atendimentos com serviços de emissão de declarações de hipossuficiência, atendimentos de regularização de CPF, serviços de apoio psicológico, social e jurídico, além de microcrédito do programa Empreender no Envelhecer para pessoas a partir de 45 anos, com valores entre R$ 500 e R$ 5 mil. As ações incluíram a entrega de 55 kits bebe e 604 cestas de alimentos para famílias em situação de vulnerabilidade, previamente cadastradas pela secretaria.
A Secretaria de Estado dos Direitos da pessoa com deficiência (SEPcD) prestou 87 atendimentos de orientação do programa Mais Crédito Inclusão, além de orientações e solicitações da Carteira da pessoa com deficiência (CIPCD), da Carteira de Identificação da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista (Ciptea) e do Passe Legal. Além da entrega de cadeiras de rodas.
A Secretaria de educação e Desporto Escolar realizou 60 atendimentos, sendo para agendamentos para o Provão Eletrônico e outros serviços de Ouvidoria e orientações sobre programas como busca ativa e Pé de Meia.
O Departamento Estadual de Trânsito do Amazonas (Detran-AM) realizou 1.069 atendimentos referentes a licenciamento, transferência de veículos, entrega do CRLV-e, parcelamento e renegociação de IPVA e marcação de prova de legislação e direção, além de inscrição gratuita em cursos ofertados pela Eptran, dentre eles, Mototaxista, Motofretista, Monitor Escolar, Mecânica Básica para Motociclista e Condutor de transporte escolar. Também tiveram inscrições para Especialização e Atualização de Mototaxista, Condutor de Veículo de Emergência, Condutor de Veículo Escolar e Condutor de Veículo de Passageiros.
empreendedorismo, Crédito e habitação
A Agência de Fomento do Estado do Amazonas (Afeam) realizou atendimentos de orientação sobre os Programas Mais Crédito Amazonas e do Limpa Crédito com a realização de liquidações e renegociações, oferecendo flexibilização de parcelas e condições diferenciadas para quitação de débitos em aberto com o Programa Limpa Crédito.
O Fundo de Promoção Social e Erradicação da Pobreza (FPS) ofereceu ações dos programas Crédito Solidário e Mais Crédito Amazonas Autônomo e MEI, com liberação de até R$ 21 mil para empreendedores locais. Desenvolvidos em parceria com a Afeam, os programas concedem financiamentos sociais que variam de R$ 500 a R$ 5 mil para pequenos empreendedores e até R$ 21 mil para autônomos e MEIs, dirigidos a pessoas desempregadas, subempregadas ou sem vínculo formal.
A Secretaria Estadual De assistência social (SEAS), realizou 471 atendimentos. Foram oferecidos cadastros no programa Crédito Rosa, inscrições para o curso Padaria Artesanal, que ensina dez receitas de pães e forma agentes multiplicadores, além de atendimento psicossocial.
A Superintendência Estadual de Habitação do Amazonas (Suhab) atendeu com serviços de renegociações de dívidas habitacionais com o Refis 2024 que concede até 100% de descontos de juros e multas, entre outros. Na ocasião, a equipe técnica também auxiliou a população que tiveram interesse em iniciar o processo do pré-cadastro no programa Amazonas Meu Lar.
A Secretaria de Estado das Cidades e Territórios (Sect) realizou 60 atendimentos e entregou 2 títulos definitivos de propriedade nesta edição do Governo Presente, garantindo mais segurança jurídica e Cidadania para as famílias atendidas.
Bem-estar e lazer
A Secretaria de Estado do Desporto e lazer (Sedel) realizou 67 atendimentos com informações e inscrições sobre os Programas de esporte e lazer na Capital e Interior (Pelci) e RespirAR. Além disso, a Sedel disponibilizou de atendimento ambulatorial de fisioterapia para pessoas com dor de origem ortopédica em geral, com uso de ventosa, liberação miofascial, alongamentos e eletroterapia. Realizou triagem para atendimentos com fisioterapeutas, com aferição de pressão arterial, teste de glicemia e oximetria.
A Fundação Universidade Aberta da terceira idade (FUnATI) fez panfletagem sobre os serviços ofertados nas áreas da extensão, pesquisa, ensino e assistência para os idosos. Além de levar a campanha educativa para o envelhecimento saudável, pelos Mascotes da FUnATI.
O Centro de educação Tecnológica do Amazonas (Cetam) realizou 460 atendimentos, sendo eles, serviços de esmaltação, corte de cabelo e massagem, realizados por alunos e instrutores capacitados.
A Secretaria de Cultura e economia criativa proporcionou atividades recreativas e lúdicas com artistas circenses. Também levou atividades que resgatam o contato com atividades manuais, que auxiliam nas funções psicomotoras e cognitivas. Na ocasião, esteve presente a Feira de economia criativa com artesanato contemporâneos e de povos indígenas e também o Programa Mania de Ler.
Outros Serviços
A Fundação Amazonprev realizou atendimentos com serviços de recadastramento de aposentados e pensionistas do Governo do Amazonas e prestou atendimentos previdenciários, como emissão de contracheques, Simulação de Aposentadoria e regularização de pensões.
O Instituto de Defesa do Consumidor (Procon-AM), atendeu pessoas com orientação e esclarecimentos ao público acerca das relações consumeristas, além disso, abriu processos administrativos como denúncias ou reclamações.
A controladoria geral do Estado (CGE) realizou 213 atendimentos com serviços de divulgação dos mecanismos de auditoria e participação social (Ouvidoria e acesso à informação).
A Secretaria Executiva do trabalho e empreendedorismo (Setemp), atendeu pessoas com a inscrição da Carteira Digital de trabalho, orientações sobre o mercado de trabalho e informações sobre o seguro-desemprego.
A Companhia de saneamento do Amazonas (Cosama) levou 3 máquinas purificadoras e realizou a distribuição de água.
Ações estendidas
A Carreta da saúde continuará com os atendimentos durante a semana. De segunda-feira (03/11) até quarta-feira (05/11), das 8h às 12h e das 13h às 17h, serão disponibilizados 50 exames de ultrassonografia e 60 mamografias por dia, além de aferição de pressão arterial e glicemia.
A SEJUSC seguirá com a emissão de declarações de hipossuficiência para obtenção gratuita da segunda via de certidões de nascimento e casamento (RCN), além do pronto atendimento Virtual da Receita Federal, que realiza a regularização do CPF.
A SSP-AM mantém o serviço de agendamento e emissão da CIN, com 250 emissões e 250 agendamentos diários. E a Sepet também estenderá os atendimentos, oferecendo agendamentos e castrações.
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