Este site utiliza cookies Política de Privacidade Clique para aceitar os termos de uso.
Accept
Portal Noticiário Brasil
  • Principal
Reading: Marco para o Amazonas, implantação de Comitê da Bacia do Igarapé do Quarenta avança com primeira capacitação
Compartilhar
Portal Noticiário BrasilPortal Noticiário Brasil
Aa
Search
  • Principal
Have an existing account? Sign In
Follow US
  • Advertise
© 2022 Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
Justiça

Marco para o Amazonas, implantação de Comitê da Bacia do Igarapé do Quarenta avança com primeira capacitação

Noticiario Brasil
Compartilhar
Compartilhar
banner publicidade

Iniciativa é histórica para a gestão dos recursos hídricos e o processo deve ser concluído até dezembro, com a eleição dos membros

Foto: Tiago Corrêa/UGPE

O Amazonas deu um passo importante nesta sexta-feira (31/10), com a 1ª capacitação para Implantação do Comitê da Bacia Hidrográfica do Igarapé do Quarenta (CBH-40). A etapa é fundamental para a criação do colegiado, que é um marco histórico para avançar na gestão dos recursos hídricos.

O evento foi promovido pela Unidade Gestora de Projetos Especiais (UGPE), órgão da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Urbano e Metropolitano (Sedurb), em parceria com a Secretaria de Estado do Meio Ambiente (SEMA). O evento foi no auditório da Universidade Luterana do Brasil (Ulbra), no Japiim, zona sul de Manaus.

A iniciativa integra as ações do programa social e Ambiental de Manaus e Interior (Prosamin+), desenvolvido pelo Governo do Estado. O processo de implantação do comitê deve ser concluído até dezembro deste ano, de acordo com o secretário da Sedurb e da UGPE, Marcellus Campêlo.

Participaram da capacitação representantes dos usuários, do poder público e da sociedade civil organizada, os três segmentos que irão compor o comitê. O encontro marcou o início da fase de formação e diálogo entre os futuros membros, consolidando um passo decisivo rumo à estruturação do CBH-40.

Foto: Tiago Corrêa/UGPE

Segundo Marcellus Campêlo, o Comitê do Igarapé do Quarenta será responsável pela governança da bacia, promovendo a participação social e a sustentabilidade. “Ele funcionará como um espaço em que todos os envolvidos na microbacia poderão opinar, votar e estabelecer regras para o uso e ordenamento da água e do território. A capacitação de hoje representa o primeiro passo desse processo”, destacou.

A moradora da comunidade da Sharp, na zona leste de Manaus, Emilene Mariano, 49, que participou da capacitação, destacou a importância da criação do comitê para a preservação dos igarapés urbanos. “É importante para os nossos mananciais de água potável, que ainda existem, apesar do assoreamento e da poluição. Essa iniciativa fortalece a luta social pelo meio ambiente e garante a participação da comunidade na gestão e preservação das águas”, disse.

A criação do comitê é resultado de um Termo de Cooperação Técnica firmado entre a UGPE e a SEMA, voltado à gestão dos recursos hídricos e do saneamento básico. O acordo prevê investimentos de US$ 500 mil do Prosamin+, financiados pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), e contrapartida de US$ 74 mil da SEMA. Os recursos são geridos pela UGPE.

Foto: Tiago Corrêa/UGPE

O aporte está sendo aplicado na contratação de consultoria técnica para implantação do comitê, na elaboração do Plano de Bacia Hidrográfica do Igarapé do Quarenta (PBH-40) e no desenvolvimento do Sistema Estadual de Informação sobre Recursos Hídricos e saneamento básico.

O chefe da Assessoria de Recursos Hídricos da SEMA, Ayubi Borges, que representou o secretário Eduardo Taveira durante a capacitação, destacou o avanço que a iniciativa representa para o Estado. “A criação do Comitê do Igarapé do Quarenta fortalece a política de recursos hídricos do Amazonas e garante que a sociedade tenha voz nas decisões, promovendo uma gestão mais participativa e sustentável das águas”, afirmou.

Foto: Tiago Corrêa/UGPE

Etapas de implantação

As ações para implantação do CBH-40 vêm sendo executadas em diferentes fases. A primeira, de levantamento dos usuários e atores da bacia, foi concluída em fevereiro deste ano. Em seguida, foi realizada a etapa de comunicação, voltada à divulgação e sensibilização sobre o processo.

Atualmente, o processo está na fase de capacitações, que prevê três encontros formativos destinados aos diferentes segmentos da bacia. A próxima capacitação está prevista para o dia 7 de novembro. Após essa etapa, será iniciado o processo eleitoral, que formalizará a composição e o funcionamento do colegiado.

De acordo com o subcoordenador de Projetos Ambientais da UGPE, Otacílio Cardoso Júnior, o CBH-40 terá papel central na gestão participativa das águas. “As principais funções do comitê incluem gestão participativa, planejamento e uso sustentável, resolução de conflitos, monitoramento e fiscalização, elaboração de políticas e preservação ambiental”, explicou.

default

Foto: Tiago Corrêa/UGPE

Comitê

O Comitê da Bacia Hidrográfica do Igarapé do Quarenta será um espaço democrático de diálogo e decisão, voltado à mediação de conflitos, à governança ambiental e à sustentabilidade hídrica da região. A criação está em conformidade com a Lei Federal nº 9.433/1997, que institui a Política Nacional de Recursos Hídricos, e com a Lei Estadual nº 3.167/2007, que estabelece a Política Estadual de Recursos Hídricos.

Com sua implantação, o Amazonas reafirma o compromisso com uma gestão participativa e descentralizada das águas, promovendo o envolvimento direto das comunidades locais, do poder público e dos setores usuários dos recursos hídricos.

O post Marco para o Amazonas, implantação de Comitê da Bacia do Igarapé do Quarenta avança com primeira capacitação apareceu primeiro em Agência Amazonas de Notícias.

Leia também

Governador Wilson Lima acompanha chegada de maior número de motocicletas recuperadas em operação policial

Tratamento contra o câncer: Fundação Cecon vai receber novo acelerador linear

HPS Platão Araújo promove treinamento, reforçando os protocolos de segurança no atendimento aos pacientes

Outubro Rosa: Boletim da FVS-RCP reforça a importância do diagnóstico precoce do câncer de mama

Operação Cesta Básica: mais de 400 produtos são reprovados em operação do Ipem-AM

Compartilhar este artigo
Facebook Twitter Copy Link Print

Leia mais

Justiça

Governador Wilson Lima acompanha chegada de maior número de motocicletas recuperadas em operação policial

31 de outubro de 2025
Justiça

Tratamento contra o câncer: Fundação Cecon vai receber novo acelerador linear

31 de outubro de 2025
Justiça

HPS Platão Araújo promove treinamento, reforçando os protocolos de segurança no atendimento aos pacientes

31 de outubro de 2025
Justiça

Outubro Rosa: Boletim da FVS-RCP reforça a importância do diagnóstico precoce do câncer de mama

31 de outubro de 2025
Portal Noticiário BrasilPortal Noticiário Brasil
Welcome Back!

Sign in to your account

Lost your password?