A Prefeitura de Manaus, por meio do Instituto Municipal de planejamento urbano (Implurb), segue avançando nas ações de despoluição visual no centro histórico da capital. Desde o início do ano, a iniciativa tem promovido a retirada de cabos obsoletos e inutilizados dos postes de energia, melhorando a paisagem urbana e reduzindo riscos à segurança pública.
Nesta sexta-feira, 31/10, o vice-presidente do Implurb, Antônio Peixoto, esteve reunido com representantes das empresas de telefonia, internet e da concessionária Amazonas Energia para alinhar o planejamento das próximas etapas da operação, que será retomada nos próximos dias. Até o momento, mais de 6,5 toneladas de materiais já foram removidas do Centro.
“Essa é uma ação que já vem sendo realizada há cerca de 60 dias. Agora, próximos do fim do ano, com os meses de novembro e dezembro à frente, estamos reforçando o planejamento para garantir a continuidade das operações. Nosso objetivo é diminuir o excesso de cabos e proporcionar um visual mais limpo e adequado para o Centro de Manaus”, destacou Peixoto.
As ações vêm sendo intensificadas por meio do projeto “Mutirão no Bairro” no Centro, em parceria com a Amazonas Energia, responsável por fiscalizar e apoiar as remoções. “A Amazonas Energia está comprometida em ajudar o Implurb e a Prefeitura de Manaus na continuidade desta iniciativa, que traz benefícios visuais e de segurança para toda a cidade”, afirmou o coordenador da concessionária, Skim Dias.
Até agora, 13 operações já foram executadas em importantes vias do centro histórico, como as avenidas Eduardo Ribeiro, Marcílio Dias, Marechal Deodoro, Guilherme Moreira e a travessa do Comércio. As equipes atuam de forma integrada com as empresas responsáveis pelas redes, garantindo um trabalho coordenado e seguro.
Compromisso
Além da melhoria estética e da segurança, a ação reafirma o compromisso da gestão do prefeito David Almeida com a modernização da infraestrutura urbana e a valorização das áreas históricas de Manaus. A iniciativa integra uma agenda ampla de revitalização do centro histórico, que envolve 16 secretarias municipais e mais de 1.100 servidores, com foco em urbanismo, sustentabilidade e reocupação ordenada dos espaços públicos.
Após a conclusão dos trabalhos no Centro, a Prefeitura de Manaus prevê expandir as operações para outros bairros, que já estão sendo mapeados e monitorados pelas equipes técnicas.
— — —
Texto – Divulgação/Implurb
Fotos – Maxwell Oliveira/Implurb
