A Prefeitura de Manaus, por meio do Instituto Municipal de mobilidade urbana (IMMU), preparou um grande esquema viário para o festival “#SouManaus Passo a Paço 2025”, que acontece nos dias 5, 6 e 7 de setembro, no centro histórico. Mais de 300 agentes de trânsito estarão mobilizados diariamente para orientar motoristas, organizar desvios e assegurar a segurança viária dos milhares de participantes esperados.
As interdições começam a partir das 22h desta quarta-feira, 3/9, no entorno do Paço Municipal, e seguirão até o fim da desmontagem da estrutura do evento. Entre os principais pontos bloqueados estão a rua Governador Vitório com a rua Padre Ghisland; rua Padre Ghisland com a Epaminondas; Epaminondas com Frei José dos Inocentes; Instalação com Frei José dos Inocentes; Epaminondas com Bernardo Ramos; Instalação com Bernardo Ramos, além dos acessos pela avenida 7 de Setembro, Visconde de Mauá, Taquerinha, Luiz Antony e rua 10 de Julho.
O vice-presidente de trânsito do IMMU, Leda Júnior, reforçou que as ações começaram desde a montagem da estrutura e seguirão até o fim do evento.
“A partir do dia 3, já teremos intervenções, com a realização da corrida que abre a programação no dia 4. No entorno da praça Dom Pedro 2º e nas ruas Padre Ghisland e Governador Vitório, fizemos ajustes para a montagem dos portais de entrada. Nos dias do festival, a partir das 15h, haverá preservação de vagas na rua Luiz Antony, com desvios pela 10 de Julho. Também serão mantidos corredores exclusivos para ônibus, que não terão restrição de circulação. Além disso, montamos três pontos de apoio com tendas, banheiros e bebedouros para taxistas, mototaxistas e motoristas de aplicativo”, explicou o vice-presidente.
O tráfego será desviado pela rua Padre Ghisland e avenida Epaminondas até a avenida 7 de Setembro. Em caso de maior concentração de público, motoristas que seguem pela Luiz Antony poderão ser redirecionados para a rua 10 de Julho, no sentido da avenida Getúlio Vargas. Já os ônibus terão passagem exclusiva pela avenida Epaminondas em direção ao terminal da Matriz, sem bloqueios no corredor de transporte coletivo.
Áreas exclusivas para transporte por aplicativo
Com o objetivo de oferecer mais conforto e segurança aos usuários, a prefeitura vai disponibilizar três pontos exclusivos de embarque e desembarque para transporte por aplicativo.
Carros por aplicativo: ao lado da Igreja da Matriz, entre a avenida Eduardo Ribeiro e a avenida 7 de Setembro, além da faixa da direita do Relógio Municipal; Táxis: esquina da avenida Eduardo Ribeiro com a avenida Floriano Peixoto; Mototáxis e motos de aplicativo: trecho da avenida 7 de Setembro entre as avenidas Epaminondas e Eduardo Ribeiro.
Os espaços contarão com tendas, bancos, banheiros químicos e pontos de água potável, em parceria com a Águas de Manaus. O acesso às áreas será permitido apenas pelas avenidas Getúlio Vargas e 7 de Setembro.
Segundo o diretor de operações de trânsito do IMMU, Stanley Ventilari, a operação busca garantir a segurança de todos.
“Contaremos com aproximadamente 300 agentes de trânsito em todo o perímetro para garantir segurança e fluidez. O transporte coletivo terá acesso normal pela Epaminondas até o terminal central. Teremos ainda vagas especiais reservadas para PcDs, idosos e motoristas de aplicativos de duas e quatro rodas. A melhor forma de chegar é pela Getúlio Vargas, acessando a 7 de Setembro até a área do Relógio Municipal, ou pela Manaus Moderna e Floriano Peixoto”, destacou Ventilari.
— — —
Texto – Marcelo Lima / IMMU Fotos – Clóvis Miranda/ SemcomDisponíveis em – https://flic.kr/s/aHBqjCsN2j