Este site utiliza cookies Política de Privacidade Clique para aceitar os termos de uso.
Accept
Portal Noticiário Brasil
  • Principal
Reading: Governo do Amazonas apresenta programas e ações na área de saneamento básico, no Seminário Pré-COP30
Compartilhar
Portal Noticiário BrasilPortal Noticiário Brasil
Aa
Search
  • Principal
Have an existing account? Sign In
Follow US
  • Advertise
© 2022 Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
Justiça

Governo do Amazonas apresenta programas e ações na área de saneamento básico, no Seminário Pré-COP30

Noticiario Brasil
Compartilhar
Compartilhar
banner publicidade

Iniciativas como Prosamin+, Prosai e MRSB foram destacadas no evento, assim como o Ilumina+ Amazonas

Foto: Tiago Corrêa/UGPE

O Governo do Amazonas apresentou, nesta segunda-feira (1º/09), os avanços já alcançados com as ações que desenvolve na área de saneamento básico, em apoio às prefeituras. A apresentação foi feita durante a abertura do Seminário Pré-COP30 “Diretrizes para Enfrentamento da Mudança do Clima”, realizado no Centro Cultural Povos da Amazônia, zona sul de Manaus. O Ilumina+ Amazonas, que substitui por LED as lâmpadas tradicionais e mais poluentes usadas na iluminação pública do interior, também foi destacado.

Representando o governador Wilson Lima no evento, o secretário de Estado de Desenvolvimento Urbano e Metropolitano (Sedurb) e da Unidade Gestora de Projetos Especiais (UGPE), Marcellus Campêlo, destacou os avanços alcançados na área de saneamento. Citou os resultados dos programas Social e Ambiental de Manaus e Interior (Prosamin+) e de saneamento Integrado (Prosai).

O Prosamin+ é executado em Manaus e o Prosai foi concluído em Maués e está em andamento em Parintins, ambos desenvolvidos pela UGPE. Além dos dois programas, ele também ressaltou a criação, pelo Governo do Amazonas, da Microrregião de saneamento básico (MRSB), trabalho que teve à frente a Sedurb.

Foto: Tiago Corrêa/UGPE

O Seminário Pré-COP30 foi promovido pela Associação Brasileira das Empresas Estaduais de saneamento (Aesbe) e pela Associação dos Engenheiros da Sabesp (AESabesp). Foi realizado em parceria com a Companhia de saneamento do Amazonas (Cosama), órgão da Sedurb, e com a Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental, Seção Amazonas (ABES/AM). Reuniu autoridades e especialistas da área de saneamento, para debater os impactos da crise climática nos serviços de abastecimento de água e esgotamento sanitário.

Marcellus Campêlo ressaltou a importância do encontro e falou sobre os desafios enfrentados no Amazonas na área de saneamento básico. Segundo ele, o Governo do Estado tem feito um enorme esforço e realizado investimentos pesados no apoio às prefeituras, que administram os serviços.

“O Governo do Amazonas desenvolve programas importantes nessa área, como o Prosamin+, em Manaus, com obras que promovem a requalificação urbanística, além do saneamento básico. Construímos a maior Estação de tratamento de esgoto (ETE) da Região Norte, localizada no bairro Educandos, que beneficia mais de 200 mil pessoas”, afirmou o secretário.

Foto: Tiago Corrêa/UGPE

O secretário citou, ainda, as obras do Prosai. O programa foi concluído em Maués (a 276 quilômetros de Manaus), em 2019, levando água tratada para 100% da cidade e esgotamento sanitário para 50% da população. Em Parintins (a 369 quilômetros da capital), as obras estão em andamento e já beneficiam a população da sede do município com água de qualidade. A cobertura de esgoto vai sair do zero para até 25% da cidade, abrangendo toda a área do programa.

Marcellus Campêlo também discorreu sobre a Microrregião de saneamento básico (MRSB), criada pela Lei Complementar nº 272/2025, sancionada pelo governador Wilson Lima em janeiro deste ano. A MRSB é uma autarquia composta pelo Estado e pelos 61 municípios do interior. Com trabalhos iniciados em agosto, é uma iniciativa fundamental para o estado avançar na universalização do saneamento básico.

Ilumina+ Amazonas

O secretário Marcellus Campêlo também enfatizou as ações do Programa Ilumina+ Amazonas, que moderniza a iluminação pública do interior do estado, substituindo as lâmpadas antigas de vapor de sódio, mercúrio ou mistas, mais poluentes, por modernas luminárias de LED, reconhecidas pelo baixo consumo e eficiência energética.

A iluminação de LED proporciona economia de até 60% no consumo de energia, gerando menos emissão de dióxido de carbono (CO2) na atmosfera e contribuindo com o enfrentamento às mudanças climáticas.

O programa já alcançou 57 municípios e 244 comunidades rurais e indígenas, implantando, até o momento, mais de 102,4 mil pontos de LED. A meta do Governo do Amazonas é modernizar o sistema de iluminação pública de todos os 61 municípios. Com isso, o Amazonas passa à condição de primeiro estado brasileiro a atingir 100% da iluminação pública com LED no interior.

Água Boa

A diretora-presidente da Cosama, Deisiane Erculano, ressaltou a importância da participação dos órgãos no seminário e apresentou as ações desenvolvidas dentro do Programa Água Boa. “Este seminário é muito importante para que possamos discutir os desafios do setor de saneamento frente às mudanças climáticas. É importante trazer esse evento para o Amazonas, para que possam conhecer a nossa realidade, conhecer a nossa logística, que é um dos maiores desafios para realizar o saneamento na Região Norte”, disse.

O Projeto Água Boa, disse ela, conta com unidades implantadas pela Defesa Civil do Amazonas e Cosama. Atualmente, a Defesa Civil contabiliza, aproximadamente, 700 purificadores instalados em 54 municípios do estado. Por parte da Cosama, há 50 sistemas implantados em 44 comunidades, em 15 municípios. A estrutura dos sistemas possui duas caixas d’água com purificadores, por onde é feito o processo de tratamento da água após ser captada dos rios, com capacidade de atender até 1.000 famílias por dia.

Desde 2019, o Governo do Amazonas, por meio da Cosama, vem ampliando investimentos para levar água de qualidade e saneamento ao interior do estado, enfrentando as barreiras das grandes distâncias e dos acessos fluviais. A gestora destacou que esses investimentos se intensificam nos períodos críticos da estiagem e da cheia, garantindo segurança hídrica às populações ribeirinhas e urbanas.

O post Governo do Amazonas apresenta programas e ações na área de saneamento básico, no Seminário Pré-COP30 apareceu primeiro em Agência Amazonas de Notícias.

Leia também

Educação em saúde é destaque nas ações da FVS-RCP no 27° Festival de Cirandas de Manacapuru

Defesa Civil do Amazonas promove capacitação dos municípios que participarão da simulação do sistema Defesa Civil Alerta

Ciranda Tradicional conquista o título de campeã do 27º Festival de Cirandas de Manacapuru

Amazonense é convocado para o Campeonato Mundial de Atletismo em Tóquio

Centros de Convivência reforçam cuidado com a saúde mental em abertura do ‘Setembro Amarelo’

Compartilhar este artigo
Facebook Twitter Copy Link Print

Leia mais

Justiça

Educação em saúde é destaque nas ações da FVS-RCP no 27° Festival de Cirandas de Manacapuru

1 de setembro de 2025
Justiça

Defesa Civil do Amazonas promove capacitação dos municípios que participarão da simulação do sistema Defesa Civil Alerta

1 de setembro de 2025
Justiça

Ciranda Tradicional conquista o título de campeã do 27º Festival de Cirandas de Manacapuru

1 de setembro de 2025
Justiça

Amazonense é convocado para o Campeonato Mundial de Atletismo em Tóquio

1 de setembro de 2025
Portal Noticiário BrasilPortal Noticiário Brasil
Welcome Back!

Sign in to your account

Lost your password?