Este site utiliza cookies Política de Privacidade Clique para aceitar os termos de uso.
Accept
Portal Noticiário Brasil
  • Principal
Reading: Prefeitura de Manaus prepara oferta de atendimento a crianças expostas ao HIV
Compartilhar
Portal Noticiário BrasilPortal Noticiário Brasil
Aa
Search
  • Principal
Have an existing account? Sign In
Follow US
  • Advertise
© 2022 Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
Prefeitura de Manaus

Prefeitura de Manaus prepara oferta de atendimento a crianças expostas ao HIV

Noticiario Brasil
Compartilhar
Compartilhar
banner publicidade

Médicos pediatras que atuam na Atenção Básica no município participaram, na manhã desta sexta-feira, 8/8, no complexo de saúde Oeste, bairro da Paz, zona Oeste, de uma capacitação para o “Cuidado às Crianças Expostas ao HIV”, coordenada pela Secretaria Municipal de saúde (Semsa), da Prefeitura de Manaus.

Em uma média anual, o município registra entre 200 a 250 crianças que nascem expostas ao HIV, o que ocorre quando a gestante tem o diagnóstico da doença, podendo transmitir para o bebê na gestação, parto ou amamentação (transmissão vertical).

A técnica do Núcleo de Controle de HIV/Aids, Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs) e Hepatites Virais da Semsa, enfermeira Ylara Costa, explica que, atualmente em Manaus, o atendimento de crianças expostas ao HIV é realizado na Fundação de Medicina Tropical Doutor Heitor Vieira Dourado, bairro Dom Pedro (zona Oeste), instituição de referência na REDE estadual.

“Para ampliar a oferta do serviço no município, facilitando o acesso ao atendimento, a Semsa promoveu a capacitação de profissionais que atuam em unidades de saúde da REDE municipal. A intenção é que até o final de agosto a população tenha acesso ao serviço em quatro unidades que contam com os Serviços de Assistência Especializada (SAEs) no atendimento às pessoas vivendo com HIV”, informou Ylara. 

O atendimento em seguimento especializado para crianças expostas ao HIV deve ser realizado por no mínimo um ano e seis meses, como forma de identificar precocemente se houve a transmissão vertical do HIV.

“Descentralizar o atendimento das crianças é uma estratégia para reduzir possíveis barreiras de acesso ao serviço. Famílias em vulnerabilidade social podem ter dificuldade de acesso pela distância entre a residência e o serviço de saúde, considerando a logística e gastos de transporte. Então, foi planejada a descentralização para que crianças expostas ao HIV possam fazer o acompanhamento no mesmo local em que as mães já recebem o cuidado em saúde”, destacou Ylara Costa.

A capacitação reuniu 35 médicos pediatras, incluindo profissionais que atuam nas quatro unidades de saúde que contam com os SAEs, nas oitos unidades de saúde que realizam o manejo clínico de pessoas vivendo com HIV e nos Ambulatórios de Seguimento do Bebê de Alto Risco.

Os temas abordados na capacitação foram os seguintes: Introdução ao HIV e Transmissão Vertical, Protocolos de profilaxia e tratamento, Acompanhamento de crianças expostas ao HIV, Boas práticas na Atenção à saúde da Crianças, Gestão e monitoramento de dados, Casos clínicos e estudo de casos.

“A intenção inicial é ampliar o serviço para os SAEs, mas capacitamos pediatras de outras unidades de saúde que poderão no futuro também oferecer o atendimento às crianças expostas ao HIV. São unidades de saúde que já contam com a estrutura básica para a oferta do atendimento”, esclareceu Ylara Costa.

Transmissão vertical

Durante a capacitação, o médico infectologista Bruno Araújo Jardim, que atua no Núcleo de Controle de HIV/Aids, ISTs e Hepatites Virais, salientou que o objetivo da capacitação é orientar os profissionais sobre a avaliação adequada da situação de saúde da criança para a definição do diagnóstico, seja positivo ou negativo para a infecção pelo HIV, assim como a definição do tipo de acompanhamento e eventual tratamento.

“Se houver a identificação confirmada da transmissão vertical do HIV, a criança vai precisar de acompanhamento e tratamento com terapia antirretroviral. Hoje, a infecção pelo HIV ainda é uma condição crônica, o que significa que é necessário um seguimento regular no acompanhamento do paciente e tratamento sem prazo definido”, apontou Bruno Jardim.

O médico enfatizou que a prevenção à transmissão vertical é possível quando a paciente com HIV realiza o acompanhamento adequado da situação de saúde durante o pré-natal, com as consultas, exames e tratamento regular com a terapia antirretroviral.

“As chances de transmissão vertical do HIV são muito pequenas quando a gestante chega com carga viral indetectável no terceiro trimestre de gestação e no parto”, garantiu Bruno Jardim.

Servidora da unidade de saúde da Família (USF) Arthur Virgílio Filho, onde é realizado o manejo clínico de pessoas vivendo com HIV, a pediatra Priscilla Lima Bezerra participou da capacitação e destacou a importância da descentralização do atendimento na adesão ao tratamento de doenças.

“Sempre é bom poder descentralizar o atendimento na atenção básica, encaminhando para a atenção especializada apenas quando há uma demanda mais específica. E isso ajudará na maior adesão ao tratamento porque o paciente vai ter que se deslocar em menor distância da residência e PODE seguir com o acompanhamento na unidade de saúde no próprio bairro”, enfatizou a médica.

Desde 2017, o município de Manaus registrou 23 casos de HIV (vírus que causa a infecção e atinge o sistema imunológico) em crianças menores de cinco anos, o que é considerado como transmissão vertical. Nesse período, o município também registrou, na mesma faixa etária, 33 casos de Aids, que é a infecção do HIV em estágio avançado e a criança já apresenta um comprometimento grave do sistema imunológico.

— — — 

Texto – Eurivânia Galúcio/Semsa

Fotos – Divulgação/Semsa

Leia também

Prefeitura combate corte irregular de árvores em área pública de Manaus

Prefeitura de Manaus presta suporte emergencial às famílias afetadas por incêndio no Morro da Liberdade

Estudantes da Prefeitura de Manaus participam da ‘Conferência Local da Juventude’ sobre Mudanças Climáticas na zona rural

Prefeitura de Manaus revitaliza paradas de ônibus na avenida Getúlio Vargas

Prefeitura de Manaus destaca atuação bem-sucedida da Guarda Municipal em ocorrência de engasgo de bebê

Compartilhar este artigo
Facebook Twitter Copy Link Print

Leia mais

Prefeitura de Manaus

Prefeitura combate corte irregular de árvores em área pública de Manaus

23 de agosto de 2025
Prefeitura de Manaus

Prefeitura de Manaus presta suporte emergencial às famílias afetadas por incêndio no Morro da Liberdade

23 de agosto de 2025
Prefeitura de Manaus

Estudantes da Prefeitura de Manaus participam da ‘Conferência Local da Juventude’ sobre Mudanças Climáticas na zona rural

23 de agosto de 2025
Prefeitura de Manaus

Prefeitura de Manaus revitaliza paradas de ônibus na avenida Getúlio Vargas

23 de agosto de 2025
Portal Noticiário BrasilPortal Noticiário Brasil
Welcome Back!

Sign in to your account

Lost your password?