Este site utiliza cookies Política de Privacidade Clique para aceitar os termos de uso.
Accept
Portal Noticiário Brasil
  • Principal
Reading: Prefeitura de Manaus apresenta Centro de Produção de Mudas e avanços da gestão aos participantes da oficina regional do Plano Nacional de Arborização Urbana
Compartilhar
Portal Noticiário BrasilPortal Noticiário Brasil
Aa
Search
  • Principal
Have an existing account? Sign In
Follow US
  • Advertise
© 2022 Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
Prefeitura de Manaus

Prefeitura de Manaus apresenta Centro de Produção de Mudas e avanços da gestão aos participantes da oficina regional do Plano Nacional de Arborização Urbana

Noticiario Brasil
Compartilhar
Compartilhar

A Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Sustentabilidade e Mudança do Clima (Semmasclima), recebeu os participantes da Oficina Regional Participativa do Plano Nacional de Arborização Urbana (PlaNAU), em dois dias de atividades na cidade. Nesta quarta-feira, 18/6, foi realizada a visita técnica ao Centro de Produção de mudas e ao Parque Amazonino Mendes, um dos principais pontos de recuperação de área degradada, às margens do igarapé do Mindu, no bairro NOVO Aleixo, zona Norte. A comitiva de 40 pessoas realizou o plantio, com a equipe de arborização da Semmasclima, de 200 mudas na área e conheceu uma das novas máquinas utilizadas na arborização.

Em toda a extensão da alameda Alphaville, já foram plantadas mais de 4 mil mudas, pela gestão municipal, de 2021 até junho de 2025, no trecho que inclui as duas etapas do Parque Amazonino Mendes, o Parque Gigantes da Floresta e a faixa de Área de Preservação Permanente (APP), ao longo do igarapé do Mindu, nesta região. O Parque Gigantes da Floresta, por exemplo, já possui mudas de mais de dois metros de altura.

“Esta é uma área focal da Prefeitura de Manaus, na qual muitos esforços de recuperação de área degradada estão sendo implementados”, afirmou o diretor de Arborização da Semmasclima, Deyvson Braga. Na ocasião, foi demonstrado como funciona uma das máquinas utilizadas nas ações de plantio – a minicarregadeira com multifunções, popularmente conhecida como bobcat – a qual conta com vários implementos, dentre eles, o martelo rompedor e perfuratriz de solo, os quais contribuem para a celeridade e eficiência das ações de plantio.

No Centro de Produção de mudas de Manaus, localizado no Instituto Federal do Amazonas (IFAM), campus Leste, em área de 10 mil metros,  a comitiva viu de perto as matrizes de produção das espécies ornamentais, frutíferas, medicinais e também as florestais, que são utilizadas nos plantios em área urbana. Uma das participantes foi a analista ambiental da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade do Pará, Danyelle Couri. Para ela, o momento foi de troca de experiências e melhores práticas. “Trouxemos as nossas experiências dos estados da região Norte, pudemos ouvir e construir algo de mais concreto para ser apresentado nesse documento final no PlaNAU”, destacou.

Elaboração Participativa do PlaNAU

Manaus sediou a Oficina Regional Participativa do Plano Nacional de Arborização Urbana (PlaNAU), nos dias 17 e 18/6. O evento fez parte da programação do “Junho Verde”, em alusão ao mês em que se celebra o meio ambiente, da Prefeitura de Manaus, por meio da Semmasclima. A oficina é uma realização do Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA), Universidade Federal de Alagoas (Ufal), com o apoio técnico do Iclei América do Sul – Governos Locais pela Sustentabilidade e da Prefeitura de Manaus. O primeiro dia do evento ocorreu no auditório da Ciência (INPA), no Bosque da Ciência, localizado no bairro Petrópolis, zona Sul. Ao todo, 144 pessoas, de 17 municípios e cidades da região Norte participaram das apresentações e oficinas.

O PlaNAU tem como objetivo expandir a arborização nas áreas urbanas e promover a biodiversidade, os serviços ecossistêmicos, o enfrentamento à emergência climática e a qualidade de vida da população. As diretrizes do PlaNAU visam fortalecer tanto a arborização já existente, quanto estimular intervenções em áreas desprovidas de cobertura arbórea, ampliando o alcance e o impacto das políticas públicas. O processo participativo busca assegurar que as distintas regiões brasileiras, bem como os diversos segmentos da sociedade, possam trazer seus conhecimentos, experiências e demandas específicas. Para acompanhar as novidades da elaboração do plano e participar de forma online, basta acessar o site: www.redus.org.br/planau. 

— — —Texto – Taianna Castro / SemmasclimaFotos – Marcos Hideki / Semmasclima

Leia também

Unidade Móvel de Saúde da Mulher da prefeitura atende em nova localização na zona rural

Sine Manaus oferta 224 vagas de emprego nesta segunda–feira, 29/12

Prefeitura de Manaus ressalta importância do descarte correto do lixo e combate lixeira irregular no Santo Antônio

Romu realiza prisão durante patrulhamento preventivo no Centro de Manaus

Prefeitura de Manaus reforça segurança no Centro com operação ‘Boas-Festas’

Compartilhar este artigo
Facebook Twitter Copy Link Print

Leia mais

Prefeitura de Manaus

Unidade Móvel de Saúde da Mulher da prefeitura atende em nova localização na zona rural

28 de dezembro de 2025
Prefeitura de Manaus

Sine Manaus oferta 224 vagas de emprego nesta segunda–feira, 29/12

28 de dezembro de 2025
Prefeitura de Manaus

Prefeitura de Manaus ressalta importância do descarte correto do lixo e combate lixeira irregular no Santo Antônio

27 de dezembro de 2025
Prefeitura de Manaus

Romu realiza prisão durante patrulhamento preventivo no Centro de Manaus

27 de dezembro de 2025
Portal Noticiário BrasilPortal Noticiário Brasil
Welcome Back!

Sign in to your account

Lost your password?