Este site utiliza cookies Política de Privacidade Clique para aceitar os termos de uso.
Accept
Portal Noticiário Brasil
  • Principal
Reading: Conselho Municipal de Saúde abre inscrições para eleição de conselheiros no triênio 2025-2028
Compartilhar
Portal Noticiário BrasilPortal Noticiário Brasil
Aa
Search
  • Principal
Have an existing account? Sign In
Follow US
  • Advertise
© 2022 Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
Prefeitura de Manaus

Conselho Municipal de Saúde abre inscrições para eleição de conselheiros no triênio 2025-2028

Noticiario Brasil
Compartilhar
Compartilhar
banner publicidade

Será iniciado, na segunda-feira, 23/6, o período de inscrição para a eleição de conselheiros municipais de saúde que irão atuar no triênio 2025-2028. O regulamento do processo eleitoral, com normas e requisitos para participação na eleição, pode ser consultado no Diário Oficial do Município (DOM), edição 6.088, do dia 10 de junho de 2025.

O processo eleitoral é coordenado pelo Conselho Municipal de Saúde (CMS/Manaus) e vai disponibilizar 32 vagas para conselheiros titulares e 32 suplentes, com uma composição de 25% entre representantes do governo e entidades prestadoras de serviços de saúde; 25% entre representantes de trabalhadores; e 50% entre representantes de usuários do Sistema Único de Saúde (SUS).

O período de inscrição seguirá até o dia 27 de junho de 2025, na sede do CMS/Manaus, na rua Comandante Paulo Lasmar, s/nº, conjunto Santos Dumont, bairro da Paz, zona Oeste, das 8h às 11h30 e das 13h às 16h.

O coordenador da comissão organizadora do processo eleitoral, conselheiro Lindomar Barone de Souza, explica que a inscrição é direcionada para os interessados em vagas no segmento de usuários e trabalhadores da saúde, o que inclui entidades patronais, sindicatos do aparelho formador, associações e conselhos profissionais, movimentos populares e sociais representantes das zonas Norte, Sul, Centro-Sul, Leste, Oeste, rural terrestre e rural fluvial e ribeirinha.

“Os representantes de gestores são nomeados por indicação da gestão, e trabalhadores e usuários são nomeados por meio de processo de eleição, de acordo com as regras do regulamento eleitoral. É importante que as entidades que pretendem participar do processo eleitoral fiquem atentas para apresentar, no momento da inscrição, toda a documentação exigida, assim como a indicação da vaga que pretendem disputar, e que verifiquem com atenção os prazos e horários de inscrição”, orienta Barone.

O regulamento do processo eleitoral pode ser acessado no site http://dom.manaus.am.gov.br/ .

Vagas

De acordo com o regimento do CMS/Manaus, a Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) conta com cinco vagas no segmento de gestor, titulares e suplentes, divididas nas áreas Administrativa, Atenção Primária, Redes de Atenção, Urgência e Emergência, e Vigilância Epidemiológica e Vigilância Sanitária. Também para o segmento de gestores há vaga para representante de gestores com indicação da Secretaria de Estado de Saúde, do Ministério da Saúde, e de entidades de prestadores privados de serviço de saúde.

No caso dos conselheiros representantes de usuários, o CMS disponibiliza vagas para representantes zonais (Norte, Leste, Sul, Centro-Sul, Oeste, rural terrestre e rural fluvial e ribeirinha), assim como representantes de entidades ambientalistas; organizações religiosas; associações de pessoas com patologia; associações de pessoas com deficiência; movimento organizados de mulheres em saúde; movimentos sociais e populares organizados (movimento negro, LGBTQIAP+, mestiços, entre outros); entidades indígenas; e entidades patronais.

No segmento de trabalhadores de saúde, são escolhidos, entre titulares e suplentes, um representante de entidades congregadas de sindicatos, centrais sindicais, confederações e federações de trabalhadores urbanos e rurais da área da saúde; seis de associações, confederações, conselhos profissionais regulamentadas, federações e sindicatos da área da saúde; e um representante de entidades públicas de hospitais universitários e hospitais campos de estágio, de pesquisa e desenvolvimento, e de comunidades científicas.

O CMS/Manaus foi instituído nos termos da Lei n° 066, de 11 de junho de 1991, alterado pela Lei Municipal de n° 1.094, de 9 de janeiro de 2007, como um órgão colegiado, de caráter permanente, deliberativo, consultivo, normativo e fiscalizador do SUS para o município de Manaus.

Os conselheiros municipais podem assumir dois mandatos consecutivos, de três anos cada. A eleição está marcada para o período de 21 de julho a 5 de agosto, com a posse e início do mandato marcados para o dia 27 de agosto.

— — —

Texto – Eurivânia Galúcio/Semsa

Fotos – Divulgação/Semsa

Leia também

No ‘Dia do Homem’, Prefeitura de Manaus intensifica oferta de serviços de saúde

Prefeitura nomeia 12 condutores de ambulância aprovados no concurso público da Semsa

Manaus Previdência lança ‘Solicitação On-line de Pensão por Morte’ para agilizar atendimento

Prefeitura inicia operação de limpeza nos cemitérios públicos de Manaus para o Dia dos Pais

Conselho Municipal de Saúde publica lista de entidades habilitadas para processo eleitoral 

Compartilhar este artigo
Facebook Twitter Copy Link Print

Leia mais

Prefeitura de Manaus

No ‘Dia do Homem’, Prefeitura de Manaus intensifica oferta de serviços de saúde

15 de julho de 2025
Prefeitura de Manaus

Prefeitura nomeia 12 condutores de ambulância aprovados no concurso público da Semsa

15 de julho de 2025
Prefeitura de Manaus

Manaus Previdência lança ‘Solicitação On-line de Pensão por Morte’ para agilizar atendimento

15 de julho de 2025
Prefeitura de Manaus

Prefeitura inicia operação de limpeza nos cemitérios públicos de Manaus para o Dia dos Pais

15 de julho de 2025
Portal Noticiário BrasilPortal Noticiário Brasil
Welcome Back!

Sign in to your account

Lost your password?