Este site utiliza cookies Política de Privacidade Clique para aceitar os termos de uso.
Accept
Portal Noticiário Brasil
  • Principal
Reading: Saúde estadual alerta sobre a importância da prevenção da malária no Amazonas
Compartilhar
Portal Noticiário BrasilPortal Noticiário Brasil
Aa
Search
  • Principal
Have an existing account? Sign In
Follow US
  • Advertise
© 2022 Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
Justiça

Saúde estadual alerta sobre a importância da prevenção da malária no Amazonas

Noticiario Brasil
Compartilhar
Compartilhar
banner publicidade

SES-AM e FVS-RCP reforçam a importância da prevenção e do diagnóstico precoce da malária no Amazonas

FOTO: Antonio Lima/SECOM, Divulgação/FVS-RCP

De janeiro a maio de 2025, o Amazonas registrou uma redução de 22% nos casos de malária em comparação ao mesmo período do ano anterior. Os dados foram consolidados pela Fundação de Vigilância em saúde do Amazonas Dra. Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP) com base em notificações de casos dos municípios. Apesar da redução, a doença exige atenção da população e das autoridades de saúde para as medidas preventivas.

Desde 2020, a média anual de notificações oscila entre 55 mil e 64 mil casos. A FVS-RCP, vinculada à Secretaria de Estado de saúde (SES-AM), atua em parceria com os municípios, fortalecendo o diagnóstico para tratamento em tempo oportuno e a prevenção da doença, com a distribuição de mosquiteiros impregnados com inseticidas, medicamentos antimaláricos, capacitações de profissionais de saúde, monitoramento e vigilância epidemiológica, além de ações educativas para sensibilização.

A ação estratégica mais recente é a implantação da tafenoquina, medicamento utilizado em conjunto com a cloroquina para o tratamento de malária vivax, que corresponde a 84% dos casos no Amazonas. Com o NOVO medicamento, o tratamento reduz de sete para três dias. A implantação ocorre de forma gradual no Amazonas e está ativa em 17 municípios do estado, seguindo cronograma de ampliação junto ao Ministério da saúde.

A malária é um agravo de saúde pública típico de regiões de floresta, como é o Amazonas. A diretora-presidente da FVS-RCP, Tatyana Amorim, enfatiza que a circulação do mosquito continuará, mas que é possível eliminar a malária com a contribuição coletiva, contando com a população e com as secretarias municipais de saúde, via equipes de vigilância em saúde municipais.

FOTOS: Antonio Lima/SECOM, Divulgação/FVS-RCP

Tatyana acrescenta que estratégias desenvolvidas em parceria com a FVS-RCP, como a tafenoquina, estão sendo bem recebidas nos municípios e incorporadas à REDE de saúde. “Mantemos o foco em estratégias integradas para o diagnóstico precoce e o tratamento adequado, além de incentivar a população a adotar medidas simples, como o uso de mosquiteiros, que são fundamentais para a prevenção”, destaca.

Estratégias estaduais em conjunto com federais, em parceria com o Ministério da saúde, vêm sendo realizadas para fortalecer as ações para eliminar a malária até 2035, como objetiva, no âmbito nacional, o Programa Nacional de Eliminação da Malária, em parceria com as vigilâncias estaduais de todo o país.

Para o responsável pelo Departamento de Vigilância Ambiental da FVS-RCP, Elder Figueira, o objetivo é desafiador, visto que o mosquito Anopheles, transmissor da malária, tem habitat natural na Floresta Amazônica. No entanto, a circulação do mosquito e da doença são fatores diferentes, já que a doença é causada por parasitas.

É preciso ficar claro que o mosquito vai continuar circulando, pois ele faz parte da biodiversidade amazônica. “A doença PODE ser eliminada a partir da adoção de medidas simples, mas eficazes, que, ao longo do tempo nos trará a certificação de eliminação da malária”, afirma Elder, acrescentando que é esse o objetivo da FVS-RCP para o Amazonas, seguindo o Plano Estadual de Eliminação da Malária no Amazonas que compreende 2023 a 2035.

Como prevenir a malária

Principalmente em áreas de grande circulação do mosquito Anopheles, como zonas rurais e interior do Amazonas, a FVS-RCP orienta que a população mantenha os cuidados contínuos, como usar mosquiteiros, roupas que protejam pernas e braços, repelente, colocar telas em portas e janelas.

Os sintomas da malária incluem febre, cansaço, mal-estar, enjoo, tontura, dor de cabeça, dores no corpo, perda do apetite e pele amarelada. Os primeiros sintomas costumam aparecer de 10 a 15 dias após a picada do mosquito. Diante da suspeita, a orientação é procurar imediatamente o serviço de saúde.

Caso não seja diagnosticada e tratada, a malária PODE agravar e levar o paciente a óbito.

O post saúde estadual alerta sobre a importância da prevenção da malária no Amazonas apareceu primeiro em Agência Amazonas de Notícias.

Leia também

Governo Presente: Sejusc atende mais de 450 moradores do bairro Coroado

Governo Presente: SES-AM realiza mais de 960 atendimentos de saúde no Coroado, neste sábado

Governo do Amazonas divulga boletim sobre a cheia no estado, neste sábado (16/08)

Governo Presente: Sect entrega 15 títulos definitivos e realiza atendimentos de regularização fundiária

Operação Shamar: Em Borba, PC-AM prende homem em flagrante por descumprimento de medida protetiva contra ex-companheira

Compartilhar este artigo
Facebook Twitter Copy Link Print

Leia mais

Justiça

Governo Presente: Sejusc atende mais de 450 moradores do bairro Coroado

16 de agosto de 2025
Justiça

Governo Presente: SES-AM realiza mais de 960 atendimentos de saúde no Coroado, neste sábado

16 de agosto de 2025
Justiça

Governo do Amazonas divulga boletim sobre a cheia no estado, neste sábado (16/08)

16 de agosto de 2025
Justiça

Governo Presente: Sect entrega 15 títulos definitivos e realiza atendimentos de regularização fundiária

16 de agosto de 2025
Portal Noticiário BrasilPortal Noticiário Brasil
Welcome Back!

Sign in to your account

Lost your password?