Este site utiliza cookies Política de Privacidade Clique para aceitar os termos de uso.
Accept
Portal Noticiário Brasil
  • Principal
Reading: Lagoa da Compensa vira referência internacional em sustentabilidade urbana
Compartilhar
Portal Noticiário BrasilPortal Noticiário Brasil
Aa
Search
  • Principal
Have an existing account? Sign In
Follow US
  • Advertise
© 2022 Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
Prefeitura de Manaus

Lagoa da Compensa vira referência internacional em sustentabilidade urbana

Noticiario Brasil
Compartilhar
Compartilhar
banner publicidade

Em pleno Dia Mundial do Meio Ambiente, na quinta-feira, 5/6, a lagoa da Compensa, na zona Oeste de Manaus, foi palco de um momento histórico: a visita técnica de representantes do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (Pnuma), do governo federal e da Fundação Getúlio Vargas (FGV). O local, completamente revitalizado pela Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de limpeza urbana (Semulsp), é hoje um modelo de requalificação urbana e sustentabilidade.

A visita integra o programa do Pnuma, que visa restaurar ecossistemas urbanos em cidades latino-americanas com foco em agricultura urbana, uso sustentável dos espaços públicos e mitigação dos efeitos das mudanças climáticas. No Brasil, apenas duas capitais foram selecionadas: Manaus e Curitiba.

“O Pnuma é um programa que visa restaurar ecossistemas urbanos, como essa lagoa da Compensa, e utilizar esses locais para gerar benefícios climáticos para o mundo. A proposta é melhorar a qualidade do ar e da água, reduzir os impactos do aquecimento global e promover resultados positivos para o meio ambiente”, explicou o controlador-geral do município, Alessandro Moreira.

Durante a visita, os técnicos conheceram detalhes do projeto de requalificação da lagoa, incluindo áreas de convivência, pista de caminhada, espaço PET, banheiros, academia ao ar livre, quadras, anfiteatro, jardins e o uso de plantas aquáticas no tratamento da água, solução que transformou um espaço antes insalubre em um ecossistema vivo e limpo, com peixes, aves e uso comunitário cotidiano.

“Eles vieram para apresentar, ao final, as diretrizes e os resultados da primeira etapa do programa, que é voltado à restauração de ecossistemas urbanos utilizando a agricultura urbana e periurbana. Manaus participa do livro do Pnuma como uma das cidades integrantes desse projeto, e a visita à lagoa tem tudo a ver com o que é defendido como boas práticas urbanas para melhorar a qualidade do clima no mundo”, afirmou secretário municipal de Finanças e Tecnologia da Informação, Clécio Freire.

A comitiva foi recepcionada pelo subsecretário de Gestão da Semulsp, Altervi de Souza Moreira, que destacou o esforço coletivo e a liderança da pasta na execução do projeto.

“Tudo isso foi feito com a força do mutirão, com os nossos garis trabalhando com orgulho, utilizando material reciclado ou adquirido por meio de compensação ambiental. O que era mato e insegurança virou um ponto de encontro da cidade, um espaço de vida. Estamos mostrando que sustentabilidade se constrói com dignidade e participação”, disse Altervi.

Além da lagoa da Compensa, os visitantes conheceram o lago Edinho Mendes, o Viveiro da Semulsp, projetos de educação ambiental, ações de coleta seletiva e iniciativas de reutilização de resíduos como alternativa sustentável para requalificação de espaços públicos.

“É muito interessante ver esses projetos de ocupação de áreas que estavam antes degradadas e que agora são espaços úteis para a comunidade. Soube que foi tudo feito com aproveitamento de materiais, o que é muito importante. Essa tecnologia das plantas aquáticas que filtram a água é impressionante. A água está limpa, sem cheiro, com vida. Antes tinha mau cheiro e má qualidade. Agora tem peixe, tem tudo. Parabéns pelo trabalho”, declarou Maira Bombachini, pesquisadora do Centro de Estudos em Sustentabilidade da FGV.

Com a inclusão no projeto do Pnuma, Manaus será destaque em uma publicação internacional sobre cidades que estão enfrentando os desafios da urbanização com soluções criativas, sustentáveis e socialmente inclusivas. A experiência da lagoa da Compensa passa a ser exemplo global de recuperação ecológica com envolvimento da comunidade e uso inteligente dos recursos públicos.

“O mundo está olhando para Manaus. E o que mostramos aqui é que, com visão, vontade política e trabalho coletivo, é possível transformar realidades e promover dignidade ambiental. Esse é o compromisso da gestão”, reforçou Altervi Moreira.

— — —

Texto – Dora Tupinambá/Semulsp

Fotos – Divulgação/Semulsp

Leia também

Prefeitura de Manaus intensifica obras do programa ‘Mutirão no Bairro’ no Centro

Prefeitura de Manaus realiza recuperação de rede de drenagem na zona Norte

Prefeitura de Manaus realiza visita técnica para verificação das áreas de programação do ‘#SouManaus Passo a Paço 2025’

Prefeitura de Manaus realiza manutenção asfáltica no bairro Petrópolis 

Prefeitura abre inscrições para a Aula-Show Gastronômica do ‘#SouManaus Passo a Paço 2025’

Compartilhar este artigo
Facebook Twitter Copy Link Print

Leia mais

Prefeitura de Manaus

Prefeitura de Manaus intensifica obras do programa ‘Mutirão no Bairro’ no Centro

14 de agosto de 2025
Prefeitura de Manaus

Prefeitura de Manaus realiza recuperação de rede de drenagem na zona Norte

14 de agosto de 2025
Prefeitura de Manaus

Prefeitura de Manaus realiza visita técnica para verificação das áreas de programação do ‘#SouManaus Passo a Paço 2025’

14 de agosto de 2025
Prefeitura de Manaus

Prefeitura de Manaus realiza manutenção asfáltica no bairro Petrópolis 

14 de agosto de 2025
Portal Noticiário BrasilPortal Noticiário Brasil
Welcome Back!

Sign in to your account

Lost your password?