Este site utiliza cookies Política de Privacidade Clique para aceitar os termos de uso.
Accept
Portal Noticiário Brasil
  • Principal
Reading: Em alusão aos 130 anos da imigração japonesa no Amazonas, prefeitura alinha estudos para criação de bairro japonês 
Compartilhar
Portal Noticiário BrasilPortal Noticiário Brasil
Aa
Search
  • Principal
Have an existing account? Sign In
Follow US
  • Advertise
© 2022 Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
Prefeitura de Manaus

Em alusão aos 130 anos da imigração japonesa no Amazonas, prefeitura alinha estudos para criação de bairro japonês 

Noticiario Brasil
Compartilhar
Compartilhar
banner publicidade

No ano em que se comemora os 130 anos da relação Brasil e Japão, da imigração japonesa no Amazonas, a Prefeitura de Manaus, por meio do Instituto Municipal de planejamento urbano (Implurb), alinha com equipes técnicas os estudos para a criação do futuro bairro Colônia Japonesa, localizado entre os bairros Parque 10 de Novembro e o NOVO Aleixo, entre as zonas Centro-Sul e Leste da capital.

Nesta quinta-feira, 5/6, durante a reunião de apresentação dos estudos técnicos para o corpo consular do Japão em Manaus, a diretoria do Implurb lembrou da importância cultural, econômica e social dos imigrantes na região, que desembarcaram primeiramente no município de Maués. Os laços criados foram tão fortes que a presença japonesa se tornou ainda mais intensa, inclusive na Zona Franca de Manaus, onde está instalada uma fábrica em uma área de 500 mil metros quadrados, representando o segundo maior investimento da marca fora do Japão. Mais de 5 mil funcionários estão envolvidos na produção diária de mais de 3,7 mil motocicletas.

“A criação do bairro é uma missão de interesse e determinação do prefeito David Almeida, para celebrar os 130 anos da relação Brasil-Japão. E o reconhecimento desta frutífera parceria vai resultar na criação do bairro. Estimamos que, por volta de novembro, poderemos estar concluindo este projeto, fazendo esta comemoração”, explicou o diretor-presidente do Implurb, Carlos Valente.

Consular

Para o cônsul-geral adjunto do Japão em Manaus, Suzuki Akira, este ano é muito importante para a comunidade japonesa na capital e no Amazonas, com a construção do projeto de criação do bairro japonês, um verdadeiro sonho para celebrar a parceria entre as nações. “Entendemos que este é o ano da América Latina e queremos aproveitar essas oportunidades para estreitar as relações”, afirmou.

Presidente da Associação Nipo-Brasileira da Amazônia Ocidental – Nippaku, Hajime Hattori agradeceu à comunidade japonesa pelo trabalho para a realização desse sonho, de ter uma área tradicionalmente conhecida como Colônia Japonesa e ter sua transformação em bairro na capital. “Com a ajuda do prefeito David Almeida e do diretor-presidente do Implurb, Carlos Valente, estamos concretizando este ideal e agradecemos a preferência dada à sociedade japonesa na Amazônia Ocidental. É uma referência e, em breve, teremos visitantes neste nosso bairro, futuramente”, comentou.

O diretor-presidente do Implurb destacou que o Polo Industrial de Manaus (PIM) tem uma relação histórica entre Amazônia e Japão, como o incentivo à produção da juta, no interior, e que há várias fábricas japonesas atuantes, verdadeiros símbolos e patrimônios do Estado.

“São grandes indústrias japonesas, com maiores investidores e fábricas, no nosso maior parque industrial na Amazônia. O Japão, de forma segmentada, é o maior participante deste parque industrial, gerando emprego, renda, cultura e vários elementos para a sociedade. E o prefeito David Almeida reconhece essa parceria. Estamos trabalhando para que, até novembro, possamos ter esta comemoração por completa”, afirmou Valente.

Também participaram da reunião o presidente da Ren da Amazônia, Rodrigo Fugii; vice-cônsul Hiroaki Aizawa; presidente da Associação Koutakukai, Valdir Sato; diretor da Nippaku, Ken Nishikido; diretor da Ren da Amazônia, Cláudio Guenka e seu pai, Teishin Guenka; e o diretor de planejamento urbano do Implurb, Pedro Paulo Cordeiro.

O arquiteto e urbanista Pedro Paulo Cordeiro explica que a diferença entre bairro e comunidade não se limita apenas ao espaço demográfico, mas a todo um conjunto de serviços e diversidades de usos, incluindo habitação, comércio, áreas institucionais, sistema viário e infraestrutura, além do fator histórico.

“Como é a Colônia Japonesa, a demanda para ser criado um bairro, veio ainda da comunidade. Vamos ter mais reuniões conjuntas até finalizar os estudos e a possibilidade de transformação no bairro. Com um NOVO bairro, Manaus terá uma delimitação dos outros espaços, especialmente no entorno. Com essa transformação do bairro Colônia Japonesa, a capital passará a ter 64 bairros oficiais”, informou o diretor.

A última criação de bairros na cidade foi em 2010. A lei nº 1.401, de 14 de janeiro de 2010, criou, por exemplo, os bairros Nova Cidade, Cidade de Deus, NOVO Aleixo, Gilberto Mestrinho, Lago Azul, Tarumã-Açu e Distrito Industrial 2. 

— — —

Texto – Cláudia do Valle/Implurb

Fotos – MaxwellOliveira/Implurb

Leia também

Prefeitura de Manaus intensifica obras do programa ‘Mutirão no Bairro’ no Centro

Prefeitura de Manaus realiza recuperação de rede de drenagem na zona Norte

Prefeitura de Manaus realiza visita técnica para verificação das áreas de programação do ‘#SouManaus Passo a Paço 2025’

Prefeitura de Manaus realiza manutenção asfáltica no bairro Petrópolis 

Prefeitura abre inscrições para a Aula-Show Gastronômica do ‘#SouManaus Passo a Paço 2025’

Compartilhar este artigo
Facebook Twitter Copy Link Print

Leia mais

Prefeitura de Manaus

Prefeitura de Manaus intensifica obras do programa ‘Mutirão no Bairro’ no Centro

14 de agosto de 2025
Prefeitura de Manaus

Prefeitura de Manaus realiza recuperação de rede de drenagem na zona Norte

14 de agosto de 2025
Prefeitura de Manaus

Prefeitura de Manaus realiza visita técnica para verificação das áreas de programação do ‘#SouManaus Passo a Paço 2025’

14 de agosto de 2025
Prefeitura de Manaus

Prefeitura de Manaus realiza manutenção asfáltica no bairro Petrópolis 

14 de agosto de 2025
Portal Noticiário BrasilPortal Noticiário Brasil
Welcome Back!

Sign in to your account

Lost your password?