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Justiça

Estudo, apoiado pelo Governo do Amazonas, analisa desenvolvimento de jovens estudantes do ensino superior

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Projeto faz parte do Programa Humanitas, da Fapeam

FOTO: Acervo da pesquisadora Iolete Ribeiro da Silva

Analisar os diferentes motivos que influenciam na permanência de jovens estudantes no Ensino Superior é o objetivo de uma pesquisa apoiada pelo Governo do Amazonas, por meio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam), via Programa Humanitas – CT&I Fapeam, edital nº 005/2022.

Coordenado por Iolete Ribeiro da Silva, doutora em Psicologia e professora da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), o estudo aponta a importância da construção de uma formação científica e profissional que atenda a diferentes demandas.

A pesquisadora explica ser relevante escutar os estudantes, especialmente os jovens, para compreender as características de suas experiências para a permanência na universidade.

“As políticas institucionais de apoio à permanência estudantil precisam avançar na compreensão da subjetividade juvenil, das interpretações de si e do outro, como elemento importante para construir uma compreensão mais global e complexa dos desafios ‘desenvolvimentais’ enfrentados por eles e elas”, ressaltou.

O projeto surgiu a partir de duas constatações: o debate sobre a saúde mental de jovens estudantes e a necessidade da formação em nível superior que reconheça as múltiplas identidades, diversidades e o contexto sociocultural amazônico.

De acordo com Iolete Ribeiro, pensar em um ambiente de ensino plural e promover a autonomia durante o processo de aprendizado é parte da função social da universidade. Intitulada “Itinerários e condições de desenvolvimento de jovens estudantes do ensino superior: desafios para a permanência”, a pesquisa reúne dados científicos que podem ser aplicados a setores de organização das universidades, em protocolos relacionados ao acolhimento e ao acompanhamento estudantil.

“Quando as políticas de permanência são construídas a partir de uma análise das condições de vida dos/as jovens e da compreensão da complexidade de suas demandas de apoio pode-se contribuir para a permanência”, pontuou.

Entre os métodos utilizados estão entrevistas individuais e grupos focais. Foram ouvidos jovens estudantes do ensino superior da Ufam, do campus de Manaus, de Parintins (distante 369 quilômetros da capital), de Humaitá (distante 590 quilômetros de Manaus) e de Benjamin Constant (a 1.121 quilômetros de Manaus), bem como no campus da Universidade do Estado do Amazonas (UEA), em Tabatinga (distante 1.108 quilômetros da capital). As conversas registradas aconteceram em dois momentos com os mesmos participantes, com intervalo de seis meses.

O estudo buscou compreender os meios formativos e condições de vida dos estudantes, bem como o nível de participação e protagonismo no contexto escolar, com o propósito de identificar como a universidade pode se articular para responder a essas demandas, promovendo o enfrentamento da desigualdade social.

Programa Humanitas – CT&I Fapeam

O Programa inédito financiou atividades de pesquisa científica, tecnológica e de inovação, ou de transferência tecnológica, na área de Ciências Humanas, Linguística, Letras e Artes e Sociais Aplicadas, que possam auxiliar no desenvolvimento da área de humanidades e linguística, com vistas a produzir conhecimentos inovadores e fornecer contribuições efetivas para solução de problemas amazônicos.

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