Este site utiliza cookies Política de Privacidade Clique para aceitar os termos de uso.
Accept
Portal Noticiário Brasil
  • Principal
Reading: Com incentivos do Idam, produção de açaí cresce 150% no Amazonas
Compartilhar
Portal Noticiário BrasilPortal Noticiário Brasil
Aa
Search
  • Principal
Have an existing account? Sign In
Follow US
  • Advertise
© 2022 Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
Justiça

Com incentivos do Idam, produção de açaí cresce 150% no Amazonas

Noticiario Brasil
Compartilhar
Compartilhar

Dados apontam que a produção anual saltou de 550,8 mil para aproximadamente 1,3 milhão de toneladas de frutos

FOTOS: Divulgação/Idam

Um dos frutos mais apreciados pela população amazonense, o açaí apresentou, entre os anos de 2018 a 2024, o aumento de aproximadamente 150% de produção no estado. A informação foi divulgada pelo Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Estado do Amazonas (Idam) e evidencia o resultado dos serviços de Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater) realizados, neste período, que propiciaram o crescimento da cultura no Amazonas.

Os dados do instituto apontam que, nos últimos sete anos, a produção anual saltou de 550,8 mil para 1,3 milhão de toneladas de frutos. Este crescimento de produção é reflexo do aumento de 173% nas áreas plantadas. Em 2018, eram 4,3 mil hectares de açaízeiros e, hoje, são mais de 11 mil ha em todo estado.

O Amazonas avançou no cultivo com objetivo de aumentar a oferta do fruto nos mercados nacional e internacional. Para isso, em 2019, o Idam deu início a implementação do Projeto Prioritário (PP) do Açaí, a fim de intensificar os serviços de Ater em 12 municípios com maior potencial para a cultura.

Os municípios contemplados pelo PP inicialmente foram: Codajás, Carauari, Borba, Anori, Manicoré, Coari, Rio Preto da Eva, Manacapuru, Lábrea, Tapauá, Nova Olinda do Norte e Benjamin Constant. Neste ano, Tefé e Anamã também foram inseridos no projeto.

Projeto Prioritário

Os produtores rurais agricultores familiares inseridos no PP recebem orientações técnicas sobre boas práticas para cultivo e manejo do açaí nativo, participam de cursos, demonstrações de métodos, palestras, visitas técnicas, entre outras metodologias de Ater.

De acordo com a coordenadora do PP Açaí, Anecilene Buzaglo, o projeto tem o intuito de aumentar a produção e a produtividade de duas espécies de açaí no estado: Euterpe oeracea, oriunda do Pará (conhecida como açaí do Pará), e a Euterpe precatória, típica do Amazonas (conhecido como açaí do Amazonas).

“Temos quatro Unidades Demonstrativas de Cultivo de Açaí em área mecanizada nos municípios de Borba, Novo Olinda, Codajás e Benjamin Constant, onde estamos implantando sistemas de irrigação dentro nas áreas de plantio para verificar a produção e a produtividade de cada espécie”, contou.

Distribuição de mudas

Os 12 municípios inseridos no projeto possuem viveiros para produção de mudas que são distribuídos gratuitamente aos produtores rurais. “Os viveiros têm capacidade de produzir 5 mil mudas por ano, cerca de 60 mil por ano. Com isso, já distribuímos mais de 200 mil mudas de açaí aos produtores”, frisou.

Além disso, em 2022 e 2023, a Secretaria de Produção Rural do Amazonas (Sepror), em parceria com a ADS e o Idam, distribuiu cerca de 5,5 mil quilos de sementes de açaí das variedades BRS Pará e BRS Pai d’égua diretamente aos agricultores.

Propriedades nutricionais

O açaí tem importantes propriedades nutricionais, além de ser uma excelente fonte de energia para o corpo. Por conta disso, a partir da década de 1990, o açaí consumido pelas comunidades indígenas e ribeirinhas da Amazônia começa a ganhar popularidade fora da região Norte do país.

De acordo com a coordenadora, as espécies de açaí cultivadas no Amazonas e no Pará são diferentes. Segundo a técnica, além do açaí amazonense ter mais rendimento de polpa, maior produtividade e longevidade, o fruto local também se destaca por ter um menor teor de gordura.

“O açaí do Amazonas é mais magro. Ele tem um teor de gordura menor e, por conta disso, tem menos calorias. Para quem pretende ingerir o fruto pelos benefícios para saúde com presença bioativos como antocianina, fitoesteróides, ômega 6 e 9 e vitamina E, dentre outros, o açaí do amazonense é mais indicado por ter um valor nutricional (destacadamente de antocianina) superior ao do Pará”, informou.

O post Com incentivos do Idam, produção de açaí cresce 150% no Amazonas apareceu primeiro em Agência Amazonas de Notícias.

Leia também

Governo do Amazonas divulga boletim sobre a cheia no estado, neste domingo (25/05)

Sine Amazonas divulga 280 vagas de emprego para esta segunda-feira

Governo do Amazonas libera mais de R$ 1 milhão em investimentos para fortalecer agricultura familiar em Manacapuru

Festival de Parintins 2025: Barcos e lanchas se preparam para aumento de vendas com proximidade da festa dos bumbás

Dia do Trabalhador Rural: A luta e o orgulho de produzir no coração do Amazonas

Noticiario Brasil 20 de maio de 2025 20 de maio de 2025
Compartilhar este artigo
Facebook Twitter Copy Link Print

Leia mais

Justiça

Governo do Amazonas divulga boletim sobre a cheia no estado, neste domingo (25/05)

25 de maio de 2025
Justiça

Sine Amazonas divulga 280 vagas de emprego para esta segunda-feira

25 de maio de 2025
Justiça

Governo do Amazonas libera mais de R$ 1 milhão em investimentos para fortalecer agricultura familiar em Manacapuru

25 de maio de 2025
Justiça

Festival de Parintins 2025: Barcos e lanchas se preparam para aumento de vendas com proximidade da festa dos bumbás

25 de maio de 2025
Portal Noticiário BrasilPortal Noticiário Brasil
Welcome Back!

Sign in to your account

Lost your password?