Hospitais das fundações Adriano Jorge e Francisca Mendes atuam na retaguarda dos prontos-socorros

O ponto facultativo, na quinta-feira (17/04), e os feriados, desta sexta-feira (18/04) e segunda-feira (21/04), para o serviço público estadual e municipal, não alteram a rotina de cirurgias nos hospitais do Governo do Amazonas. Nas fundações Adriano Jorge (FHAJ), zona sul, e Hospital do Coração Francisca Mendes (FCHFM), zona leste, que atuam como retaguarda dos prontos-socorros, as cirurgias eletivas programadas seguem o cronograma normal nesse período.
As unidades de urgência e emergência da Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM) estão a postos e atuando com capacidade plena. A secretária da SES-AM, Nayara Maksoud, ressalta que as fundações dão um importante suporte de retaguarda para a rede de urgência e emergência. Por isso, mantêm um cronograma de procedimentos cirúrgicos, que incluem fins de semana e feriados, para ajudar no giro de leitos nos prontos-socorros.
“O Francisca Mendes tem uma função importante, com as cirurgias cardíacas e os procedimentos de hemodinâmica, como cateterismo. O Adriano Jorge, por sua vez, com as cirurgias ortopédicas, gerais (hérnia e vesícula), bucomaxilofacial, cabeça e pescoço e de urologia. Por isso, não param nos feriados”, explicou.
De acordo com o enfermeiro supervisor da FHAJ, Ronny Pimentel, em média, são realizadas de 25 a 30 cirurgias por dia. “Funcionamos nos turnos da manhã, tarde e noite. As cirurgias de alta complexidade são realizadas durante o dia e as convencionais, à noite”, detalha.


HC Francisca Mendes
Referência em cardiologia, o Hospital do Coração Francisca Mendes (FCHFM) também segue com os serviços de cirurgia e hemodinâmica, realizando procedimentos como cateterismo, angioplastia, implante e troca de marca-passo, além de cirurgias cardíacas, vasculares e pediátricas.
De acordo com a diretora da Fundação, Roberta Castro, apenas o ambulatório não vai funcionar durante o feriado. “A hemodinâmica está em pleno funcionamento, com procedimentos da cardiologia, neurologia e vascular, além das cirurgias no centro cirúrgico. Neste sábado (19/04), não teremos cirurgias, mas os procedimentos em hemodinâmica continuam normalmente. Segunda-feira (21/04), os serviços retornam em sua totalidade”, afirma.
O cardiologista e coordenador do serviço de cardiologia da unidade, Rodrigo Fernandes, explicou que são realizados de 10 a 13 procedimentos por dia apenas na hemodinâmica. “Mesmo no ponto facultativo e feriados, seguimos com a assistência integral aos pacientes”, ressalta.
O post Realização de cirurgias segue rotina normal e com força total na rede estadual de saúde, no ponto facultativo e feriados apareceu primeiro em Agência Amazonas de Notícias.