A semana celebra a literatura voltada para o público infantil e homenageia um dos grandes nomes da literatura brasileira, Monteiro Lobato. Entre os destaques da programação, estão as apresentações dos escritores amazonenses Anete Valdevino e Raimundo Brilhante, que encantam o público com suas contações de histórias; e o grupo Atelirê Crianças, com atividades lúdicas e animações que envolvem os pequenos em momentos de criatividade, arte e imaginação.
“Mais do que celebrar o livro infantil, este evento cria pontes entre o imaginário da criança e o mundo da leitura. É uma oportunidade única de fazer a literatura acontecer na prática, de forma lúdica, acessível e encantadora”, destacou o diretor-presidente da Manauscult, Jender Lobato.A ação foi elogiada pelos educadores presentes. A gestora do Centro Municipal de educação infantil (Cmei), Silvia Aragão, acompanhou uma das turmas participantes e agradeceu pela oportunidade.
“É emocionante ver o encantamento das crianças em um ambiente tão rico em cultura e imaginação. A biblioteca tem um papel fundamental nesse processo de aproximação com os livros, e nós, educadores, só temos a agradecer pela oportunidade que está sendo oferecida aos nossos alunos”, afirmou.
A programação inclui ainda oficinas de fantoches, sessões de desenho e pintura, leitura de obras infantis e exposições com temáticas inspiradas no universo do Sítio do Picapau Amarelo, proporcionando uma experiência imersiva para as crianças.
A entrada é gratuita e o evento integra o calendário oficial de ações culturais da cidade, conforme previsto na Lei nº 10.402/2002, que institui o Dia Nacional do Livro Infantil, e na Lei nº 1219/2008, que estabelece a Semana Monteiro Lobato de Literatura Infantil no município.
— — —
Texto – Jéssica Trajano/Manauscult
Fotos – Thelson Souza/Manauscult