Este site utiliza cookies Política de Privacidade Clique para aceitar os termos de uso.
Accept
Portal Noticiário Brasil
  • Principal
Reading: CMS/Manaus e Semsa promovem Conferência Municipal de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora
Compartilhar
Portal Noticiário BrasilPortal Noticiário Brasil
Aa
Search
  • Principal
Have an existing account? Sign In
Follow US
  • Advertise
© 2022 Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
Prefeitura de Manaus

CMS/Manaus e Semsa promovem Conferência Municipal de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora

Noticiario Brasil
Compartilhar
Compartilhar

A programação da 3ª Conferência Municipal de saúde do trabalhador e da Trabalhadora (3ª CMSTT), iniciada em Manaus, na terça-feira, 8/4, na Universidade Nilton Lins, zona Centro-Sul, teve continuidade, nesta quarta-feira, 9/4, com painéis de discussão abordando a política de saúde dos trabalhadores e trabalhadoras, as novas relações de trabalho e a importância da participação popular.

O evento é organizado pelo Conselho Municipal de saúde (CMS/Manaus), com o apoio da Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de saúde (Semsa), e representa a etapa municipal da 5ª Conferência Nacional de saúde do trabalhador e da Trabalhadora (CNSTT), que vai acontecer em agosto.

A diretora de Vigilância Epidemiológica, Ambiental, de Zoonoses e da saúde do trabalhador (DVAE/Semsa) e conselheira municipal de saúde, enfermeira Marinélia Ferreira, foi uma das palestrantes e abordou o tema “Política Nacional de saúde do trabalhador e da Trabalhadora”.

Para Marinélia Ferreira, é importante deixar claro que a política não é destinada apenas aos trabalhadores da saúde, mas envolve a saúde de todas categorias profissionais, em qualquer forma de contratação, estatutários ou não, trabalhadores formais e informais.

“O debate é sobre como o Sistema Único de saúde (SUS) PODE atender os trabalhadores e trabalhadoras da melhor forma possível. A Política, que foi instituída em 2012, deu foco e ênfase na saúde do trabalhador, nas questões envolvendo o adoecimento e mortalidade, e precisa ser executada de forma transversal e integrada, incluindo as ações de saúde Mental, a Atenção Primária até a Média e Alta Complexidade. É um atendimento que abrange agravos como uma dermatite ou o atendimento do Samu em acidentes com trabalhadores no trajeto de casa ao trabalho”, apontou Marinélia Ferreira.

Novas relações

O segundo painel temático abordou o tema “As novas relações de trabalho e a saúde do trabalhador e da trabalhadora”, e foi conduzido pela procuradora Erika Masin Emediato, do Ministério Público do trabalho do Amazonas (MPT/AM).

De acordo com a procuradora, a Conferência é um momento de reflexão de como as relações de trabalho têm evoluído e passado por modificações ao longo da história, sobre como a proteção da saúde do trabalhador continua sendo uma grande missão e objeto de luta e como, a partir disso, construir soluções de acordo com a realidade local e as formas de trabalho que são típicas da região.

Erika Emediato indicou como um ponto preocupação o fato de que, apesar das novas relações colocarem os trabalhadores ainda mais expostos ao risco de adoecimento e ocorrência de acidentes de trabalho, há um retrocesso na legislação para a proteção dos trabalhadores. “Por isso, é importante repensar o reordenamento jurídico e avançar para que os trabalhadores e trabalhadoras possam ser resguardados”, afirmou.

A procuradora lembrou ainda que a inovação tecnológica vem mudando as formas de subordinação exercida dentro de uma relação de trabalho, como ocorre, por exemplo, no trabalho por aplicativo e no trabalho remoto.

“São relações em que a subordinação permanece existindo, mas que a legislação tenta afastar a proteção trabalhista com o argumento que esses trabalhadores teriam agora alguma autonomia. Isso distancia o trabalhador de benefícios e da proteção à saúde. Na verdade, não enxergar as novas formas de executar o trabalho como um contrato de trabalho, ver o trabalhador como autônomo ou como PJ (pessoa física), faz com que os seus direitos não sejam resguardados. Não tem o recolhimento do INSS, não tem benefícios por afastamento com auxílio doença ou aposentadoria por invalidez”, alertou Erika Emediato.

Participação Popular

O terceiro tema abordado nos painéis da conferência foi a “Participação popular na saúde dos trabalhadores e das trabalhadoras para o controle social”, conduzido pelo enfermeiro Elton Aleme Viana, coordenador de projeto da FIOCRUZ/Amazonas e coordenador do Fórum das Entidades Representativas da Enfermagem do Amazonas.

Elton Aleme apontou que o controle social é exercido em três dimensões, com momentos para participação, fiscalização e execução das políticas públicas.

“Espaços como a conferência, são o momento para participar, ouvir, debater e aprender. O outro papel é fiscalizar. Quando há fiscalização, é possível identificar o problema e buscar soluções. O terceiro papel é o de propor a execução, executar juntos. Então, o movimento popular e a organização social, como controle social, têm plenas condições de avançar nas políticas de saúde. E a gente só avança se conseguir tirar do papel, para a política viver e acontecer, é necessário o engajamento de todo mundo”, afirmou Elton Aleme.

Abertura

Na abertura oficial da 3ª CMSTT, na tarde de terça-feira, 8/4, o subsecretário de gestão administrativa e Planejamento da Semsa, Nagib Salém, representando a secretária Shádia Fraxe, ressaltou a importância da Conferência para o avanço das políticas públicas de saúde. Ele disse que a participação ativa dos diferentes segmentos sociais traz para o debate uma pluralidade de opiniões e ideias necessárias ao fortalecimento do Sistema Único de saúde (SUS).

Nagib parabenizou o Conselho Municipal de saúde, na pessoa do presidente Elson Melo, pela realização da Conferência mais de 10 anos depois da segunda edição. “Desejo que saiam daqui propostas importantes e que, juntos, gestores, trabalhadores e usuários do SUS continuem a ampliar e melhorar o acesso e a qualidade dos serviços de saúde”.

Já a subsecretária em exercício de Gestão da saúde da Semsa, Aldeniza Souza, destacou a importância da Conferência Municipal como um espaço democrático para a reflexão das condições de saúde do trabalhador e as condições em que o trabalho é desenvolvido.

“Esse é um momento para debater e formular estratégias viáveis que possamos levar para a esfera estadual e federal, contribuindo para o fortalecimento da política de saúde pública. Mas também é importante ter um olhar não apenas no campo da recuperação da saúde, mas na prevenção às doenças e acidentes de trabalho”, ressaltou Aldeniza Souza.

Continuidade

A programação da 3ª CMSTT terá continuidade na manhã de quinta-feira, 10/4, com a definição de propostas e diretrizes que ajudarão a estabelecer políticas públicas de saúde voltadas aos trabalhadores e que serão executadas nos próximos anos, em nível municipal, estadual e federal.

O presidente do CMS/Manaus, conselheiro Elson Melo, explicou que os participantes da 3ª CMSTT foram distribuídos em grupos de trabalho para elaboração de diretrizes e propostas. “Cada grupo tem de 30 a 40 pessoas, que vão indicar diretrizes e propostas que serão apresentadas em plenária, definindo aquelas que serão encaminhadas para a Conferência Estadual”, informou Elson Melo.

No encerramento da 3ª CMSTT, na tarde de quinta-feira, 10/4, também haverá a eleição de delegados que irão representar Manaus na etapa estadual da conferência, que vai ocorrer nos dias 29 e 30 de abril.

— — —

Texto – Eurivânia Galúcio / SemsaFotos – Clóvis Miranda / SemcomDisponíveis em – https://flic.kr/s/aHBqjC8hu6 

Leia também

Manaus fortalece a Atenção Primária e registra mais de 2,2 milhões de receitas atendidas em 2025

Prefeitura atende quatro ocorrências durante forte chuva que atingiu 77 milímetros nesta quarta-feira

Prefeito David Almeida participa de celebração de Natal no Centro Pop e reforça política de resgate da dignidade com pessoas em situação de rua

Prefeitura de Manaus promove tradicional evento de Natal com residentes da FDT

Visa Manaus conclui operação ‘Natal com Saúde’ com 688 quilos de alimentos apreendidos e descartados

Compartilhar este artigo
Facebook Twitter Copy Link Print

Leia mais

Prefeitura de Manaus

Manaus fortalece a Atenção Primária e registra mais de 2,2 milhões de receitas atendidas em 2025

25 de dezembro de 2025
Prefeitura de Manaus

Prefeitura atende quatro ocorrências durante forte chuva que atingiu 77 milímetros nesta quarta-feira

24 de dezembro de 2025
Prefeitura de Manaus

Prefeito David Almeida participa de celebração de Natal no Centro Pop e reforça política de resgate da dignidade com pessoas em situação de rua

24 de dezembro de 2025
Prefeitura de Manaus

Prefeitura de Manaus promove tradicional evento de Natal com residentes da FDT

24 de dezembro de 2025
Portal Noticiário BrasilPortal Noticiário Brasil
Welcome Back!

Sign in to your account

Lost your password?