Este site utiliza cookies Política de Privacidade Clique para aceitar os termos de uso.
Accept
Portal Noticiário Brasil
  • Principal
Reading: ‘Centro em Movimento’ apresenta espetáculos de teatro e exibição de filmes
Compartilhar
Portal Noticiário BrasilPortal Noticiário Brasil
Aa
Search
  • Principal
Have an existing account? Sign In
Follow US
  • Advertise
© 2022 Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
Justiça

‘Centro em Movimento’ apresenta espetáculos de teatro e exibição de filmes

Noticiario Brasil
Compartilhar
Compartilhar
banner publicidade

programação cultural inicia nesta quinta-feira, nos espaços da Secretaria de Cultura e economia criativa

Foto: Divulgação

Espetáculos de teatro e exibição de filmes compõem a programação do “Centro em Movimento”, a partir desta quinta-feira (20/03), nos espaços da Secretaria de Estado de Cultura e economia criativa. A iniciativa reúne as atividades no Teatro Amazonas, Gebes Medeiros, Instalação e Centro Cultural Palácio da justiça.

Às 18h30, tem Cineclube de Arte no Teatro Gebes Medeiros, localizado na avenida Eduardo Ribeiro, 937, no Centro de Manaus, com o filme “A Fala Que Move”, dirigido por João Vitor Gomes Machado. Com duração de 20 minutos, a obra, que tem classificação indicativa de 16 anos, aborda um tema profundo sobre a transformação provocada pelo acolhimento e o afeto. A entrada é gratuita.

A história acompanha Renato, que, diante de um diagnóstico de saúde que muda sua perspectiva de vida, começa a encarar a finitude de forma real, sem os artifícios do cotidiano. Durante uma sessão de terapia, ele se envolve em um diálogo intenso com sua analista, buscando compreender a consciência da morte e o verdadeiro valor do tempo.

Foto: Divulgação

Deusa Profana

No Teatro da Instalação, na rua Frei dos Inocentes, às 19h30, tem o espetáculo “Deusa Profana”, uma obra que emerge como uma manifestação cênica sobre a força que mantém uma pessoa trans viva. O acesso é gratuito e a classificação indicativa é de 18 anos.

Criada e protagonizada por pessoas trans e travestis, a peça mescla histórias reais, técnicas e ficção, para apresentar as estratégias de sobrevivência dessa população, promovendo um diálogo aberto com o público LGBTQIAPN+.

A atriz Randy Souza, protagonista de “Deusa Profana”, destaca que a montagem carrega o sangue e as histórias de muitas pessoas trans ao seu redor, transformando o palco em um espaço de visibilidade e resistência.

“Essas pessoas me inspiram bastante, são também espelhos e, eu como atriz, me faço de plataforma para essas histórias, inspirações e espelhamentos”, afirma Randy Souza. “Eu literalmente dou palco a essas vidas”, frisou.

Com direção de Correnteza Braba, eleita melhor atriz no Festival de Teatro do Amazonas 2024, o espetáculo reúne nomes como Andira Angelim, Ariska Derìì, Isis de Manaus e K4lyope. O projeto tem o apoio da Café Preto Produções Artísticas, Ateliê 23 e Casarão de Ideias.

Foto: Divulgação

Manaus Solo Sagrado

Ainda na quinta-feira, no Centro Cultural Palácio da justiça, na avenida Eduardo Ribeiro, 901, no Centro, às 19h, acontece a exibição do documentário “Manaus Solo Sagrado”, com apresentação especial de Mestre Bahia e alunos da escola Etama de capoeira. A entrada é gratuita.

Produzido pela Bio T Amazônia Filmes e contemplado pelo edital da Lei Paulo Gustavo, o documentário dirigido por Ramom Morato combina poesia, música e imagens marcantes para explorar a alma cultural de Manaus.

Com 19 minutos de duração, a obra transita entre filme-arte, documentário e musical, utilizando cenários icônicos da cidade, como o Teatro Amazonas, o centro histórico, a Praça da Matriz e a comunidade Parque das Tribos, para contar sua história.

Entre os artistas que compõem o elenco e a trilha sonora estão o rapper Igor Muniz, a violoncelista Mirella Righini, Mestre Miquéias Davis e Mestre Bahia, que contribuem para a sonoridade e identidade do filme.

“Esse filme só existe porque houve uma equipe dedicada que acreditou na ideia e deu vida a ela. A execução de um projeto como esse depende de muitas mãos, de colaboração e comprometimento. ‘Manaus Solo Sagrado’ é a prova de que, quando nos unimos, conseguimos criar algo significativo e impactante”, afirmou o diretor.

Foto: Divulgação

Fruto Urbano

No sábado (22/03), às 18h30, o Teatro Gebes Medeiros recebe o público para contar a trajetória de Otoni Mesquita, no documentário “Fruto Urbano: A Arte que Nasce nas Águas do Amazonas”. O acesso é gratuito.

Foto: Divulgação

Teatro Amazonas

No fim de semana, o maior patrimônio histórico do estado recebe a peça “Simples Assim”, com Julia Lemmertz, Georgiana Góes e Pedroca Monteiro no elenco. As sessões acontecem na sexta-feira e no sábado (21 e 22/03), às 20h, e no domingo (23/03), às 19h. A classificação indicativa é de 12 anos e os ingressos estão disponíveis no site shopingressos.com.br.

Inspirada na obra de Martha Medeiros, a partir dos livros ‘Quem Diria Que Viver Iria Dar Nisso’ e ‘Simples Assim’, o enredo traz reflexões sobre a roda da vida e a humanidade em meio ao caos moderno e à solidão tecnológica, repleta de informações e desencontros.

Sob a direção de Ernesto Piccolo, o trio de atores se multiplica em muitos personagens no palco, em transformações realizadas diante dos olhos da plateia, com o auxílio de muitos figurinos que dão vida aos personagens e suas histórias, misturando muito humor com boas doses de reflexões.

No sábado (22/03), às 16h, tem o Sarau Literário Palavras em Cena – edição Dia Mundial da Poesia, no hall do Teatro Amazonas, com classificação livre e acesso gratuito.

A programação conta com leituras, performances e reflexões sobre a importância da poesia como forma de arte e resistência cultural. O evento reforça o compromisso com a difusão da literatura e do cenário literário amazonense, proporcionando um espaço de troca e inspiração para o público.

O post ‘Centro em Movimento’ apresenta espetáculos de teatro e exibição de filmes apareceu primeiro em Agência Amazonas de Notícias.

Leia também

Experiência de Telessaúde do Amazonas é apresentada pela SES-AM durante Assembleia do Conass

Cigás inicia teste hidrostático em trecho do Gasoduto UTE Manaus alcançando bairros da zona leste de capital

Observatório apoiado pelo Governo do Amazonas qualifica professores e potencializa a educação do campo e indígena no Médio Purus

Ipaam estabelece regras para licenciamento de energia solar no Amazonas

Pesquisa aponta Polícia Civil como instituição mais confiável do Brasil. No Amazonas, resultados refletem efetividade e confiança da população

Compartilhar este artigo
Facebook Twitter Copy Link Print

Leia mais

Justiça

Experiência de Telessaúde do Amazonas é apresentada pela SES-AM durante Assembleia do Conass

28 de agosto de 2025
Justiça

Cigás inicia teste hidrostático em trecho do Gasoduto UTE Manaus alcançando bairros da zona leste de capital

27 de agosto de 2025
Justiça

Observatório apoiado pelo Governo do Amazonas qualifica professores e potencializa a educação do campo e indígena no Médio Purus

27 de agosto de 2025
Justiça

Ipaam estabelece regras para licenciamento de energia solar no Amazonas

27 de agosto de 2025
Portal Noticiário BrasilPortal Noticiário Brasil
Welcome Back!

Sign in to your account

Lost your password?