Este site utiliza cookies Política de Privacidade Clique para aceitar os termos de uso.
Accept
Portal Noticiário Brasil
  • Principal
Reading: Prefeitura informa números de casos de arboviroses em nova edição de informe epidemiológico
Compartilhar
Portal Noticiário BrasilPortal Noticiário Brasil
Aa
Search
  • Principal
Have an existing account? Sign In
Follow US
  • Advertise
© 2022 Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
Prefeitura de Manaus

Prefeitura informa números de casos de arboviroses em nova edição de informe epidemiológico

Noticiario Brasil
Compartilhar
Compartilhar
banner publicidade

A Prefeitura de Manaus divulga, nesta segunda-feira, 24/2, nova edição do Informe Epidemiológico das Arboviroses, com dados atualizados de casos de dengue, zika, chikungunya, oropouche e mayaro registrados na capital, até a Semana Epidemiológica 8 deste ano, dos dias 16 a 22 de fevereiro. A publicação, de periodicidade semanal, é elaborada pela Secretaria Municipal de Saúde (Semsa).

A subsecretária municipal de Gestão da Saúde em exercício, Aldeniza Araújo, relata que o município teve 20 casos de dengue, e um caso de mayaro confirmados na última semana, totalizando 255 e quatro casos das doenças em 2025, respectivamente, conforme a publicação da Semsa.

“O informe não traz novos casos de chikungunya, zika e oropouche, de modo que permanece o total de 12 casos de chikungunya no município neste ano, enquanto as duas outras doenças seguem sem registro de casos confirmados até o momento”, aponta a gestora.

Aldeniza pontua que o levantamento epidemiológico da Semsa integra as ações da gestão municipal para o monitoramento e a vigilância das arboviroses, contribuindo também para chamar a atenção dos usuários para a importância das medidas de combate aos mosquitos vetores das doenças, como é o caso do Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika e chikungunya.

“A prefeitura conduz um trabalho permanente de prevenção e controle da dengue e de outras arboviroses, mas o sucesso no enfrentamento dessas doenças depende da adesão da população, de cada morador verificar regularmente sua casa e eliminar criadouros dos mosquitos”, aponta a subsecretária em exercício.

As medidas preventivas, conforme Aldeniza, incluem limpar telhados, piscinas e calhas entupidas, descartar corretamente o lixo nos quintais e manter vedados vasos sanitários com pouco uso e caixas d’água. “A verificação para eliminar focos de água parada deve ser feita a cada semana, pois esse é o tempo que um ovo do mosquito leva para chegar à fase adulta e ser capaz de transmitir doenças”, observa.

Aldeniza também reforça o chamado às famílias para que vacinem as crianças e adolescentes de 10 a 14 anos contra a dengue. “Essa parcela da população é a mais propensa a ter formas graves da doença, e por isso é fundamental que recebam a vacina, disponível em mais de 60 unidades de referência da rede municipal de saúde”, orienta.

A gestora ressalta que a lista de unidades que ofertam a vacina inclui unidades de horário estendido, que atendem de segunda a sexta-feira, das 8h às 20h, e aos sábados, das 8h às 12h. A lista completa pode ser consultada on-line, no endereço manaus.am.gov.br/semsa/wp-content/uploads/sites/8/2024/08/SALAS-DE-VACINA-QDENGA-1.pdf. 

Números e casos

Segundo o Informe Epidemiológico das Arboviroses da Semsa, Manaus teve 51 casos notificados (suspeitos) de dengue na última semana, dos quais 20 foram confirmados. Neste ano, a doença totaliza 255 casos confirmados, a partir de 691 casos suspeitos, dos quais 127 continuam em investigação.

Nenhum caso de zika foi confirmado no município em 2025, ainda segundo o informe, sendo que cinco casos suspeitos da doença, de um total de 13 casos notificados, seguem sendo investigados. O total de casos de chikungunya se mantém em 12, confirmados dentre 56 casos suspeitos, sete dos quais continuam sob análise.

Não consta do levantamento nenhum caso confirmado de oropouche neste ano, até o momento. De mayaro, houve registro de um caso na última semana, totalizando quatro casos da doença no município em 2025, todos confirmados mediante critério laboratorial. O relatório não inclui dados de casos notificados das duas doenças, que não são consideradas agravos de notificação obrigatória.

O município permanece, neste ano, sem registro de óbitos confirmados ou sob investigação por dengue, zika, chikungunya, oropouche ou mayaro, de acordo com o levantamento da Semsa.

Levantamento

O Informe Epidemiológico das Arboviroses é elaborado pelas equipes da Semsa, a partir de dados do Sistema de Informação de Agravos de Notificação (Sinan) e do Gerenciador de Ambiente Laboratorial (GAL), do Ministério da Saúde. O levantamento semanal integra as estratégias da secretaria para vigilância epidemiológica e monitoramento das doenças transmitidas por mosquitos.

Todas as edições do informe municipal estão disponíveis em www.manaus.am.gov.br/semsa/vigilancia/vigilancia-epidemiologica. 

— — —Texto – Jony Clay Borges / SemsaFotos – Divulgação / Semsa

Leia também

Prefeitura de Manaus reforça sinalização em frente a escolas e em vias estratégicas

Escolas da Prefeitura de Manaus são premiadas na 26ª Municipíadas de 2025

Prefeitura de Manaus apreende ônibus clandestinos durante operação ‘Transporte Legal’

Prefeitura de Manaus substitui tubulação e evita alagamentos na zona Oeste

Representantes das zonas urbana e rural de Manaus serão eleitos no Conselho Municipal de Saúde

Compartilhar este artigo
Facebook Twitter Copy Link Print

Leia mais

Prefeitura de Manaus

Prefeitura de Manaus reforça sinalização em frente a escolas e em vias estratégicas

18 de julho de 2025
Prefeitura de Manaus

Escolas da Prefeitura de Manaus são premiadas na 26ª Municipíadas de 2025

18 de julho de 2025
Prefeitura de Manaus

Prefeitura de Manaus apreende ônibus clandestinos durante operação ‘Transporte Legal’

18 de julho de 2025
Prefeitura de Manaus

Prefeitura de Manaus substitui tubulação e evita alagamentos na zona Oeste

18 de julho de 2025
Portal Noticiário BrasilPortal Noticiário Brasil
Welcome Back!

Sign in to your account

Lost your password?