Este site utiliza cookies Política de Privacidade Clique para aceitar os termos de uso.
Accept
Portal Noticiário Brasil
  • Principal
Reading: Artesã indígena ganha visibilidade internacional e vai expor seus trabalhos na maior feira de artesanato da América Latina
Compartilhar
Portal Noticiário BrasilPortal Noticiário Brasil
Aa
Search
  • Principal
Have an existing account? Sign In
Follow US
  • Advertise
© 2022 Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
Justiça

Artesã indígena ganha visibilidade internacional e vai expor seus trabalhos na maior feira de artesanato da América Latina

Noticiario Brasil
Compartilhar
Compartilhar
banner publicidade

artesanato amazonense vai fazer parte da Expoartesanías 2024, que será realizada em Bogotá

Foto: Mauro Neto/SECOM

Vivência comunitária, pertencimento cultural e confecção de artesanato indígena permeiam o local onde fica situada a Associação das Mulheres Indígenas do Alto Rio Negro, onde trabalha Madalena Cardoso, da etnia Tuyuka. Em dezembro, Madalena e outros dois indígenas, que fazem parte do Programa artesanato Amazonense, do Governo do Amazonas, terão seus trabalhos expostos na maior feira internacional de artesanato da América Latina, a Expoartesanías 2024, realizada em Bogotá, na Colômbia, de 4 a 17 de dezembro.

Este ano, o Brasil será homenageado e recebido na feira como convidado de honra. No pavilhão de exposição brasileiro, o foco será exclusivamente na produção de artesanato feita por mulheres. Entre as representantes do Amazonas Madalena Cardoso, da etnia Tuyuka, irá expor suas obras feitas com fibra de tucum e grafismos.

A artesã nasceu em São Gabriel da Cachoeira (distante 852 quilômetros de Manaus), município com a maior concentração de diferentes etnias indígenas do país. Ela cresceu às margens do rio Tiquié, em um local chamado Vila Fátima. Foi lá que aprendeu com a mãe, da etnia Dessana, a confeccionar os primeiros artesanatos indígenas, aos 11 anos.

Foto: Mauro Neto/SECOM

“Eu tenho muito orgulho do que os meus pais me ensinaram, porque é disso que eu tiro o meu sustento. Isso é muito importante para a gente não esquecer a nossa cultura e continuar ensinando para os nossos filhos. Quando nós, indígenas, fazemos isso (artesanato), a gente volta para o passado e seguimos repassando. Não esquecemos da nossa cultura, porque ela segue vida dentro da gente”, ressaltou a artesã.

Em 2000, Madalena decidiu se mudar para a capital amazonense em busca de oportunidades melhores de trabalho. Começou trabalhando com limpeza doméstica, mas se reencontrou novamente com o artesanato indígena seis anos mais tarde, em 2006, quando conheceu a Associação das Mulheres Indígenas do Alto Rio Negro.

Atualmente, a artesã trabalha mais por encomenda e recebe muitos pedidos de fora do Amazonas. Bolsas, vasos e outros objetos decorativos são os mais requisitados pelos clientes, que se encantam pelos detalhes do grafismo e a precisão das fibras de tucum, que é um material usado não só para o artesanato, mas também na confecção de fios e redes de pesca.

O resultado final do trabalho depende da técnica de trançado de cada pessoa, que reflete os ensinamentos passados de geração a geração e a valorização dos aspectos culturais, sociais e ambientais na produção, pontuou Madalena.

Foto: Mauro Neto/SECOM

Incentivo

O Governo do Amazonas, por meio da Secretaria Executiva do trabalho e empreendedorismo (Setemp), conta com o Programa artesanato Amazonense (PAA), voltado para a promoção da confecção das peças em todo o estado, além do incentivo da pasta para ensinar noções de empreendedorismo para artesãos indígenas recém-cadastrados.

Outro benefício fornecido é a Carteira Nacional do artesão, que permite a emissão de nota fiscal avulsa e a participação em eventos do artesanato promovidos pelo Programa do artesanato Brasileiro (PAB). Somente a Setemp realiza a emissão do documento em todo estado.

Foto: Mauro Neto/SECOM

“O Amazonas é destaque na Expoartesanias com o Programa do artesanato Amazonense e a ida da delegação de artesãos representa um momento ímpar para o estado com foco na promoção do artesanato produzido por mulheres, destacando a riqueza e a diversidade do trabalho feminino no setor”, destacou o secretário da Setemp, Paulo Gilson.

Expoartesanías

A Expoartesanías é uma feira de artesanato latino-americana que promove a divulgação e preservação do artesanato tradicional latino-americano. Durante a feira, são exibidos os trabalhos dos artesãos, que representam as diversas culturas e tradições de diferentes regiões e países.

O post artesã indígena ganha visibilidade internacional e vai expor seus trabalhos na maior feira de artesanato da América Latina apareceu primeiro em Agência Amazonas de Notícias.

Leia também

Em Urucará, Idam divulga boas práticas na meliponicultura

Residencial Viver Melhor se transforma em galeria de arte a céu aberto com projeto ‘Viver com Arte’

Amazonas em destaque: Lacen-AM recebe certificação nacional de qualidade em diagnósticos

Tecnologia da Prodam moderniza pagamento de multas da Prefeitura de Manaus

Com investimento de R$ 1,3 milhão, Governo do Amazonas inicia inscrições para programa inédito em pesquisa e inovação em comunicação de dados

Compartilhar este artigo
Facebook Twitter Copy Link Print

Leia mais

Justiça

Em Urucará, Idam divulga boas práticas na meliponicultura

18 de setembro de 2025
Justiça

Residencial Viver Melhor se transforma em galeria de arte a céu aberto com projeto ‘Viver com Arte’

18 de setembro de 2025
Justiça

Amazonas em destaque: Lacen-AM recebe certificação nacional de qualidade em diagnósticos

18 de setembro de 2025
Justiça

Tecnologia da Prodam moderniza pagamento de multas da Prefeitura de Manaus

18 de setembro de 2025
Portal Noticiário BrasilPortal Noticiário Brasil
Welcome Back!

Sign in to your account

Lost your password?