Este site utiliza cookies Política de Privacidade Clique para aceitar os termos de uso.
Accept
Portal Noticiário Brasil
  • Principal
Reading: Saúde destaca resultados em um ano de implantação da Câmara de Resolução de Litígios, com 89,7% das demandas resolvidas
Compartilhar
Portal Noticiário BrasilPortal Noticiário Brasil
Aa
Search
  • Principal
Have an existing account? Sign In
Follow US
  • Advertise
© 2022 Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
Justiça

Saúde destaca resultados em um ano de implantação da Câmara de Resolução de Litígios, com 89,7% das demandas resolvidas

Noticiario Brasil
Compartilhar
Compartilhar

Fazem parte da Câmara de Resolução Extrajudicial de Litígios da saúde (CRELS), os órgãos de saúde do Estado e Município, poder Judiciário, PGE e defensoria pública

FOTO: Evandro Seixas/SES-AM

A Câmara de Resolução Extrajudicial de Litígios da saúde (CRELS), criada para dar respostas ágeis ao usuário, sem precisar recorrer à justiça, completou um ano de atuação, na segunda-feira (23/09), com resultados comemorados por todos os órgãos integrantes. Entre eles, a Secretaria de Estado de saúde (SES-AM). Em um ano, a CRELS alcançou a marca de 89,7% de demandas resolvidas sem a necessidade de judicialização e uma economia de mais de R$ 1,7 milhão aos cofres públicos.

Fazem parte da Câmara, técnicos da SES-AM, da Secretaria de saúde municipal (Semsa), poder Judiciário, Procuradoria Geral do Estado (PGE-AM) e defensoria pública do Estado (DPE-AM). De acordo com a secretária da SES-AM, Nayara Maksoud, os resultados alcançados mostram que o alinhamento entre os órgãos que compõem a CRELS tem sido importante para os avanços conseguidos e para o fortalecimento da gestão do Sistema Único de saúde (SUS), no Amazonas.

“O formato permite o equilíbrio entre os serviços ofertados através do SUS e o acesso do cidadão ao que ele precisa, sem ferir o teto do orçamento estabelecido para o setor, olhando para o futuro e garantindo o que é mais importante no sistema, que é acesso da população. Só temos a celebrar”, destacou Nayara Maksoud.

FOTO: Evandro Seixas/SES-AM

Na solenidade, o governador Wilson Lima foi representado pelo procurador-geral do Estado, Giordano Bruno Costa da Cruz, que enfatizou a importância da criação da CRELS. “Todas as instituições que estão aqui contribuíram para que a vida do usuário do SUS melhore e tenha mais eficiência e efetividade. Nossa maior preocupação é jamais desumanizar o processo judicial. Todo e qualquer processo que a gente analisa tem três coisas importantes a serem observadas: vida, patrimônio e liberdade”, frisou.

A presidente do Comitê Estadual de saúde do Amazonas, juíza Etelvina Lobo Braga, titular da 3ª Vara da Fazenda Pública da Comarca de Manaus, lembrou, na ocasião, de quando a CRELS ainda era um projeto, citando o avanço da Câmara neste primeiro ano de atuação. “A Câmara é um sonho que tornamos realidade e que está dando certo, porque, antes de tudo, temos que sentar para o diálogo com as instituições. Eu fiquei muito feliz com os números. Tenho certeza que iremos crescer ainda mais”, afirmou a magistrada.

CRELS

Criada como finalidade inicial de buscar soluções extrajudiciais para as demandas de saúde, de forma mais célere, a CRELS é fruto de um termo de cooperação entre a DPE-AM, o Tribunal de justiça do Amazonas (TJAM), defensoria pública da UNIÃO (DPU), o Estado do Amazonas e o município de Manaus, por meio de suas secretarias de saúde e Procuradorias Gerais.

Por meio do termo de cooperação, assinado em setembro de 2023, SES-AM e Semsa cederam técnicos, que estão trabalhando na Câmara. Em um ano de operação, observa o defensor Arlindo Gonçalves, titular do Núcleo de Defesa da saúde (NUDESA) da DPE-AM, a CRELS alcançou 89,7% de demandas resolvidas pela via extrajudicial. Esse índice deve superar os 90%, em breve, disse ele, uma vez que 3,4% das demandas ainda aguardam prazo para receberem uma resposta. Ele ressaltou que os resultados representam economia para o Estado.

Participaram do evento, além da juíza Etelvina Lobo Braga, que também preside o Núcleo de Apoio Técnico do Judiciário (NAT-JUS), do TJAM, a secretária Nayara Maksoud e o procurador-geral Giordano Bruno Costa da Cruz; o defensor Público Geral, Rafael Barbosa; a secretária da Semsa, Shádia Fraxe; o chefe da DPU, o defensor público federal João Thomas Luchsinger; a chefe da Procuradoria Judicial da saúde (PJS) da PGE, procuradora Vanessa Nascimento; a secretária do Comitê Estadual de saúde do TJAM, Luandy Lemos de Paula; entre outras autoridades.

O post saúde destaca resultados em um ano de implantação da Câmara de Resolução de Litígios, com 89,7% das demandas resolvidas apareceu primeiro em Agência Amazonas de Notícias.

Leia também

Polícia Civil divulga imagem de homem procurado por estupro contra adolescente em Itapiranga

Governo Presente: SES-AM realizou mais de 17,6 mil atendimentos em saúde, em 2025

Polícia Militar do Amazonas apreende mais de uma tonelada de entorpecentes em micro-ônibus na AM-010

Sine Amazonas divulga 65 vagas de emprego para esta terça-feira

“Eu recebi verduras, frutas; isso ajuda eu e a minha família”, diz beneficiária sobre a entrega de alimentos do PAA

Compartilhar este artigo
Facebook Twitter Copy Link Print

Leia mais

Justiça

Polícia Civil divulga imagem de homem procurado por estupro contra adolescente em Itapiranga

22 de dezembro de 2025
Justiça

Governo Presente: SES-AM realizou mais de 17,6 mil atendimentos em saúde, em 2025

22 de dezembro de 2025
Justiça

Polícia Militar do Amazonas apreende mais de uma tonelada de entorpecentes em micro-ônibus na AM-010

22 de dezembro de 2025
Justiça

Sine Amazonas divulga 65 vagas de emprego para esta terça-feira

22 de dezembro de 2025
Portal Noticiário BrasilPortal Noticiário Brasil
Welcome Back!

Sign in to your account

Lost your password?