O lançamento da feira foi nesta quinta e a programação segue até sábado
Foto: David Martins / Secretaria de Cultura e Economia Criativa
O espaço da Secretaria de Cultura e Economia Criativa na Feira do Empreendedor Sebrae despertou o interesse dos visitantes pela tecnologia e empreendedorismo criativo. Nesta quinta-feira (19/09) foi realizada a abertura do maior evento de negócios da Região Norte, com apoio do Governo do Estado. A programação diversificada se estende até sábado, das 13h às 21h, no Sesi Clube do Trabalhador, no Aleixo.
Mais de 100 empresas expositoras participam da feira de empreendedorismo, que retornou após 10 anos ao calendário de eventos do Sebrae Amazonas. Entre os cinco eixos temáticos estabelecidos, a Secretaria de Cultura e Economia Criativa ocupa o eixo Inclusão de Diversidade. O secretário executivo, Cândido Jeremias, pontua as ações protagonizadas pelas empresas criativas, oportunidades para empreender no segmento e uma imersão virtual ao Teatro Amazonas.
“A secretaria preparou um grande estande com diversas atividades durante todo dia. Temos a visitação 360º ao Teatro Amazonas, com ajuda da realidade virtual, a distribuição de kits, como ecobags e outras atividades ligadas à cultura do nosso Estado, além da divulgação do Cadastro Estadual de Cultura, que é muito importante para os artistas e produtores, empresas e produtoras culturais de diversas áreas”, citou Cândido, reforçando que as atividades são todas gratuitas e oportunizadas nos três dias de evento.
Foto: David Martins / Secretaria de Cultura e Economia Criativa
A gerente de Atendimento e Relacionamento do Sebrae Amazonas, Helena Garcia, acrescentou que neste retorno da feira, novos parceiros foram inseridos, assim como segmentos e forma de abrangência, tanto dos parceiros, quanto do público. “O Sebrae, analisando essas tendências e cenários e a visão de mercado, colocamos cinco eixos na feira, trazendo mentorias, palestras, oficinas para que possam se desdobrar e gerar negócios, emprego e renda, oportunidades para franquias, sobretudo, fortalecer a arte, cultura, dança e a gastronomia. A secretaria de Cultura tem nos ajudado muito nesse sentido”, destacou Helena.
Foto: David Martins / Secretaria de Cultura e Economia Criativa
Indústria Criativa
No estande Aqui Tem Cultura, empreendedores criativos do estado, que resultaram sobretudo de editais de fomento, vão se revezar nos três dias de feira. A Goodstrap BR, contemplada pelo Equipa Cultura (2020) entre outros editais, é um deles. O representante da marca, Marcio Almeida, acredita que a participação no evento amplia visibilidade ao produto agregada ao conceito.
“É muito importante tanto para o empreendedor, tanto pro público conhecer o que nós temos de economia criativa, saber o que é economia criativa e ver quem está inserido nesse meio”, disse o empreendedor que comemora futuros negócios. “Ainda agora veio aqui um empresário e perguntou se eu fazia eventos corporativos, disse sim e já gerou uma oportunidade”, revelou Márcio, que trabalha com materiais em couro, sendo o único do Amazonas a utilizar o couro do Pirarucu na fabricação de bolsas e acessórios.
Foto: Alex Maia / Secretaria de Cultura e Economia Criativa
Também participaram do lançamento da Feira do Empreendedor Sebrae, as marcas Ateliê Derequine, Moriarts Lutier e o empreendedor indígena Amadeu Sater Apurinã (pintura corporal). Nesta sexta-feira (20/09), estarão no estande, a moda de Yrá Tikuna, os produtos criativos do Balaio Baré e do Ateliê Janelas de Manaus e a pintura corporal de Thais Kokama.
Confira no @culturadoam os empreendedores que vão participar do estande no sábado (21/09). As inscrições para a Feira do Empreendedor Sebrae são feitas pelo site https://feiradoempreendedoram.com.br/programacao.html. Na opção gratuidade, o participante tem acesso às atividades da feira, exceto as atrações musicais e as palestras realizadas no Palco Master.
O post Negócios criativos e realidade virtual atraem público ao espaço da Cultura na Feira do Empreendedor Sebrae apareceu primeiro em Agência Amazonas de Notícias.