Os serviços mais procurados pelo público foram os atendimentos de saúde, entre consultas com especialistas e exames e emissões de documentos
Foto: Mauro Neto/Secom
A 13ª edição do Governo Presente, que aconteceu no sábado (31/08), no Centro de Educação de Tempo Integrado (Ceti) Cinthia Regia Gomes do Livramento, no bairro Grande Vitória, zona leste de Manaus, realizou mais de 7,7 mil atendimentos. A ação ofereceu serviços públicos de cidadania, saúde, fomento à economia e lazer para mais perto da população.
O secretário da Unidade Gestora de Projetos Especiais (UGPE), Marcellus Campêlo, ressaltou a importância dessa iniciativa para a população de Manaus. “O Governo do Amazonas está viabilizando a emissão de documentos, a regularização fundiária, o acesso a crédito, entre outros serviços, com foco nas pessoas que mais necessitam. A cada sábado, a demanda pelos atendimentos oferecidos pelos 43 órgãos estaduais tem crescido ainda mais”, destacou.
Um dos serviços mais procurados pelo público, nesta edição, foram os atendimentos médicos. A Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM) realizou 1.304 atendimentos, entre consultas com especialistas, exames de glicemia e aferição da pressão, além de orientações de promoção à saúde e do setor de Ouvidoria.
Foto: Mauro Neto/Secom
Foram disponibilizadas consultas em cinco especialidades: clínico geral, ginecologia, endocrinologia, cardiologia e oftalmologia. A Fundação de Vigilância em Saúde (FVS-RCP), unidade da SES-AM, também realizou 424 testes rápidos para HIV, sífilis e hepatites B e C.
“Eu gostei muito do atendimento, não tinha conseguido me consultar durante a semana, aproveitei este sábado para realizar o atendimento, o médico me orientou, e passou os remédios que preciso tomar’’, relatou a autônoma Carmelita Maria, 64, que se consultou com um clínico geral.
A dona de casa Elenir Pereira da Silva, 38, aproveitou a oportunidade para levar o filho Reyzo Guilherme, 6, para cortar o cabelo, serviço oferecido gratuitamente pelo Centro de Educação Tecnológica do Amazonas (Cetam). “Eu achei ótimo, fui muito bem atendida e os atendentes foram atenciosos com o meu filho. Gostei muito”, ressaltou.
Foto: Mauro Neto/Secom
Empreendedorismo e cidadania
A Secretaria de Estado de Assistência Social (Seas), em parceria com a Agência de Fomento do Amazonas (Afeam), realizou 68 atendimentos a mulheres que empreendem e pretendem obter financiamento por meio do Crédito Rosa, programa voltado para empreendedoras, para financiar as principais despesas para a implantação, manutenção, ampliação e modernização da atividade produtiva. Os financiamentos variam de R$ 500 a R$ 21 mil, de acordo com a análise de crédito da solicitante.
A Agência de Desenvolvimento Sustentável do Amazonas (ADS), entregou cinco toneladas de tambaqui. A ação, executada por meio do Programa de Assistência Familiar (PAF), beneficiou cinco instituições do bairro Grande Vitória, credenciadas no Fundo de Promoção Social e Erradicação da Pobreza (FPS).
O Instituto de Defesa do Consumidor (Procon-AM), em parceria com as concessionárias Amazonas Energia e Águas de Manaus, realizou cerca de 23 atendimentos. Foram oferecidos serviços como: recebimento de denúncias, reclamações e orientações jurídicas. A Águas de Manaus e a Amazonas Energia proporcionaram serviços de renegociação de dívidas, impressão e emissão de 2ª via de contas de água e energia, além de informações sobre a tarifa social e a tarifa manauara, incluindo descontos especiais para parcelamento de faturas.
Foto: Mauro Neto/Secom
A Secretaria de Segurança Pública (SSP-AM) realizou um total de 723 atendimentos, sendo 202 para a emissão da Carteira de Identidade Nacional (CIN) e 521 para agendamento da emissão. A CIN integra os dados de identificação do cidadão de forma segura e previne fraudes.
A Secretaria das Cidades e Territórios (Sect) realizou 105 atendimentos voltados para a regularização fundiária. Os servidores do órgão prestaram assistência à população com consultas de processos em andamento, novos cadastramentos para solicitação de título definitivo de propriedades em áreas estaduais, além de orientações e informações sobre os documentos necessários para a regularização fundiária.
A Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc) ofereceu diversos serviços, incluindo a disponibilização de linhas de crédito do projeto “Empreender no Envelhecer”, que apoia idosos na expansão de suas microempresas. Além disso, foram realizados atendimentos psicológicos, sociais e jurídicos para mulheres e idosos. Outros serviços incluíram a emissão de Carteiras de Identificação para pessoas com Transtorno do Espectro Autista (CIPTEA) e para pessoas com deficiência (CIPcD), Carteira Intermunicipal – Passe Legal, Crédito Inclusão, 2ª via de Registro de Nascimento e Ponto de Atendimento Virtual (PAV). Também foram ofertadas consultas gratuitas de CPF/CNPJ e orientação sobre entrada de títulos ou documentos de dívidas para protesto, emissão de boletos de cancelamento de protesto.
Uma equipe do “Seduc Atende”, da Secretaria de Estado de Educação e Desporto Escolar, ofereceu os serviços de atualização cadastral de alunos matriculados na rede estadual de ensino, informações sobre o programa do Governo Federal “Pé de Meia” e orientações sobre o Provão Eletrônico.
O Departamento Estadual de Trânsito do Amazonas (Detran-AM) realizou 563 atendimentos, entre entrega de certificados do Curso de Direção Defensiva e Carteiras Nacional de Habilitação (CNHs), oriundas do projeto “CNH Social”. Também foram realizadas inscrições para os cursos de Instrutor de CFC, de Monitor Escolar, de Mototaxista, de Condutor de Transporte Escolar, de Condutor de Veículos de Emergência, de Condutor de Veículo de Transporte de Passageiro e de Direção Defensiva.
O órgão de trânsito ofereceu, ainda, serviços de licenciamento anual, transferência de veículo, entrega do CRLV-e, parcelamento de dívida no cartão, renegociação da dívida ativa de Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) com a Procuradoria Geral do Estado do Amazonas (PGE).
Cultura e lazer
A Secretaria de Cultura e Economia Criativa esteve presente com o “Espaço Cultura”, dispondo de diversas atividades recreativas e lúdicas e curso de capacitação para animador de festa e pequenas ações populares. O Centro de Educação Tecnológica do Amazonas (Cetam) atendeu 318 pessoas com serviços como corte de cabelo, massoterapia e esmaltação.
Outros Serviços
A Fundação Amazonprev realizou o censo previdenciário para servidores e ofereceu diversos serviços de consulta e emissão de documentos. A Companhia de Saneamento do Amazonas (Cosama) distribuiu copos de água para a população. A Controladoria Geral do Estado (CGE) e a Fundação de Amparo à Pesquisa do Amazonas (Fapeam) divulgaram suas ações e projetos.
A Fundação Universidade Aberta da Terceira Idade (FUnATI) realizou 38 exames de retinografia.
O post Governo Presente: 13ª edição realiza mais de 7,7 mil atendimentos à população da zona leste de Manaus apareceu primeiro em Agência Amazonas de Notícias.