Evento traz práticas pedagógicas de sucesso em sala de aula com adultos e idosos
A 9ª Socialização de Práticas Pedagógicas da rede municipal, com a temática “A Práxis Educativa no Ensino e Aprendizagem de Adultos e Idosos: um processo de transformação e inclusão social nas turmas do Centro Municipal de Escolarização do Adulto e da Pessoa Idosa (Cemeapi)”, aconteceu, na quarta-feira, 24/7, no auditório da Divisão de Desenvolvimento Profissional do Magistério (DDPM), da Secretaria Municipal de Educação (Semed), no bairro Parque 10, zona Centro-Sul.
A ação é parte integrante do projeto “Valorização da Pessoa Idosa”, da Prefeitura de Manaus, que está em pleno desenvolvimento com o intuito de ampliar as atividades desenvolvidas junto aos adultos e idosos em uma perspectiva de melhoria e qualidade de vida, sob todos os aspectos.
“Que maravilha podermos estar aqui para uma socialização de práticas onde estarão em evidências ações que foram exitosas e que estão contribuindo para o processo de aprendizado dos alunos que atendemos no Cemeapi”, destacou o diretor do Departamento de Gestão Educacional (Dege), Anézio Ferreira Mar, na abertura da ação.
O objetivo da atividade é que o corpo docente que atua nesses espaços possa apresentar suas ações pedagógicas exitosas e evidenciar que é possível alcançar bons resultados, por meio de atividades diversificadas e criativas, e que mesmo em situações adversas, é possível oferecer uma forma de ensino que dialoga e propicie um processo de transformação e inclusão social, segundo a coordenadora do Cemeapi, Joseane Costa.
“Essa ação, que está na sua 9ª edição, tem a intenção de apresentar práticas pedagógicas exitosas, bem como dar uma maior visibilidade ao que é desenvolvido nas instituições que trabalham com esse projeto de forma diferenciada com público de idosos e adultos atendidos pelo Cemeapi”, explicou Joseane.
Durante a ação, foram apresentadas 12 práticas pedagógicas realizadas nos espaços da cidade que têm Cemeapi, sendo seis por meio de banners e o restante a partir de slides e explicações.
Foram socializados trabalhos voltados à alfabetização, produção textual, de incentivo à leitura e escrita, além de projetos que usam estratégias pedagógicas mais inovadoras, como projeto que apresentou o uso do WhatsApp como ferramenta de aprendizagem nas atividades pedagógicas do Cemeapi.
Foi apresentada também a prática “Ampliando horizonte vocabular dos estudantes estrangeiros” na turma do clube de mães Cristina Bonattes, localizado no bairro Petrópolis.
O projeto visou oferecer o ensino da língua portuguesa e inglesa, principalmente a alunos venezuelanos, mas todos os estudantes se beneficiaram com a ação desenvolvida no clube de mães.
Para Erilane Nascimento, estudante do Cemeapi do clube de mães Cristina Bonattes, o projeto foi importante, sobretudo, para o conhecimento da língua portuguesa.
“Eu não sou venezuelana, mas o projeto foi enriquecedor na minha formação, porque serviu para agregar mais conhecimento sobre a língua portuguesa, aprendi a escrever palavras que só sabia falar. Então, esse projeto foi marcante e, acredito, que não só para mim, mas como para os colegas também”, frisou Erilane.