Para estimular o desenvolvimento da educação infantil, a Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), deu continuidade às formações de Leitura e Escrita na Educação Infantil (Leei), nesta terça-feira, 18/6, desta vez, com professores da Divisão Distrital Zonal (DDZ) rural.
A programação tem carga horária de 8 horas, contando com a presença de aproximadamente 90 profissionais da educação infantil, com o objetivo de ampliar o conhecimento dos professores para potencializar o aprendizado das crianças com a linguagem escrita.
Segundo a professora Ariana Silva, da escola municipal Joana Vieira, essa formação é muito importante, porque a Semed sempre está buscando qualidade na educação, com cuidado e atenção com as crianças desde a fase da pré-escola.
“Nós estamos todos satisfeitos com os resultados, porque isso oferece uma qualidade de ensino muito avançada, nos ajuda com efeitos positivos na educação das nossas crianças. Para mim, enquanto professora, é uma alegria poder proporcionar uma aula divertida e interativa para os meus alunos, então, eu deixo a minha gratidão à Semed e toda equipe por nos apoiar em todos os projetos em prol da educação”, ressaltou a professora.
Para a coordenadora da Educação Infantil da DDZ, Irany Andrade, a formação é importante para os professores da rede municipal colocarem em prática de que maneira trabalhar a escrita e leitura com a criança.
“A formação de Leei tem o foco em capacitar os professores com o conhecimento avançado na educação infantil. Durante o curso, valorizamos muito a temática da interação com a teoria e a prática. Realizamos atividades em grupos, individuais e buscando sempre contribuir para a ampliação da formação cultural dos nossos educadores”, afirmou Irany.
De acordo com a assessora pedagógica Marta de Souza, o curso tem a função de ampliar as experiências das crianças em múltiplas linguagens, tendo como público-alvo crianças do maternal 1 e 2, que têm entre 4 e 5 anos de idade.
“A formação dos professores é para atender as nossas crianças, com estudos voltados para a educação infantil, facilitando o aprendizado no desenvolvimento da preparação da leitura e escrita, a partir da socialização com outras crianças. Além disso, ocorre uma preparação para a alfabetização, com propostas de interação e noções de leitura e de escrita com práticas sociais das nossas crianças”, mencionou Marta.
Formação
A ação é coordenada pela Divisão de Educação Infantil (DEI), da Semed, que orienta os professores da modalidade para trabalhar em sala de aula com o programa de Formação da Educação Infantil (Forei) e Leei, por meio da linguagem oral e escrita nas pré-escolas. O encontro é feito pela terceira vez no ano, com o intuito de enfatizar a comunidade escolar as oportunidades de dialogar por meio de livros de literatura, textos informativos, jogos e contação de histórias.
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Texto – Thalia Rodrigues/ Semed
Foto – Ulisson Santos/ Semed
Disponíveis em – https://flic.kr/s/aHBqjBvNwa